Como as marcas usam as cores

As cores fazem uma grande diferença no branding de uma marca.

Cada cor gera um sentimento diferente e isso influencia na sensação que o seu produto e/ou a sua identidade visual causa nas pessoas.

Em se tratando de Direção de Arte de Marca, o processo de escolha das cores pode ser um grande diferencial. E, neste sentido, a Psicologia das Cores oferece um rico material de estudo.

Em 1666, Isaac Newton descobriu que a luz branca, após passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Mais adiante, foi descoberto que da mistura de cores, surgiam novas combinações e novos tons cromáticos.

Entretanto, foi Johann Wolfgang Von Goethe que criou o conceito que originou a Teoria da Cor como a conhecemos.

Segundo o cientista Johann, a cor depende da luz e também da percepção que temos do objeto, sendo que a identificação dos tons pode ser algo subjetivo, embora os efeitos das cores sejam universais.

A combinação de cores é um fator muito importante a ser considerado, também. Por isso, conseguir desenvolver uma boa paleta de cores que contemple a identidade visual que desejamos passar em uma comunicação de marca, é fundamental.

Desenvolvemos um conteúdo sobre paleta de cores e você pode ler apertando aqui.

Em resumo:

A Psicologia das Cores é um estudo que revela como as cores são interpretadas, identificadas e sentidas pelo cérebro humano.

Por isso, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor de uma determinada forma – estimulando ou dificultando a compra.

Conforme Neil Patel:

“A cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”.

Conheça alguns significados das cores:

As cores neutras possibilitam uma grande gama de aplicações e por isso, são muito procuradas na criação de logotipos e marcas. O preto oferece um peso visual que reforça elegância e autoridade, enquanto que o branco traz uma leveza que pode equilibrar o visual de uma identidade de marca.

O marrom oferece confiança, cordialidade e seriedade. Bastante relacionado com a energia da terra. O laranja traz energia e sensação de acessibilidade.

O frescor e a natureza são geralmente representados pelos tons de verde. O amarelo é uma cor amigável e divertida, que inspira o estado de alerta.

O roxo é bastante associado ao luxo e ao nostálgico, bem como à espiritualidade e intuição. Frequentemente pode ser visto em marcas que trazem teor místico em seus produtos e serviços. Já o azul representa calma e bom senso, sendo relacionado com tecnologia e segurança.

O vermelho representa coragem, juventude e urgência. Já o rosa remete ao doce, feminino, à sensualidade e ao amor.

Gostou deste conteúdo? Quer saber como não só as cores, mas outras áreas da comunicação impactam na sua marca? Assista agora a aula gratuita.

Anterior
Anterior

Você sabe a diferença entre produtos naturais, veganos e orgânicos?

Próximo
Próximo

Pochete, o acessório da vez.