10 passos para planejar seu conteúdo no Instagram

O Instagram é a rede social mais cobiçada pelos criadores de conteúdo.

Marcas - pessoais e corporativas - valem-se da plataforma para lançar, divulgar e comercializar seus produtos, serviços e negócios no digital.

E uma das coisas que mais inquieta os criadores de conteúdo, é o tal do planejamento das pautas que serão comunicadas.

Pensando em você, que também sente esta dificuldade, criamos um passo a passo em 10 itens que ajudarão na hora de planejar e fazer acontecer a sua comunicação nesta rede social.

Você deve estar se perguntando:

“Por que 10 passos?”

Ao olharmos através de uma visão macro, a criação de conteúdo pode assustar. Afinal, é preciso estar atento a várias etapas e nem sempre temos domínio de todas elas (sobretudo se você for um empreendedor que além de precisar gerenciar toda a sua operação, ainda precisa pensar em sua comunicação).

Existem alguns itens importantes a se considerar e sabemos que na correria diária de quem empreende, muitos são os fatores que dificultam a execução de todas as tarefas de nossa “to do list”, não é?

Por isso, analisando passo a passo, você poderá entender melhor a ordem de prioridade que guiará você no planejamento de suas ações comunicacionais.

Confira:

Tom de voz:

É a “personalidade” da sua marca, expressa por meio de todos os canais de comunicação que você possui com os seus públicos.

O tom de voz precisa ser consistente para que possa auxiliar na entrega da mensagem de modo correto e eficiente.

Ex:

  • se a sua marca for fun, você deve adotar um tom de voz amigável e divertido. Afinal, se deseja passar uma imagem de marca cool e descolada, não é interessante responder e interagir por meio de uma linguagem muito rebuscada e que passe uma sensação de inacessível.

  • se a sua marca tiver um teor mais sério, adote uma linguagem e um tom de voz com menos margens à brincadeiras e respostas muito informais.

Lembre-se: VOCÊ é que decide o tom de voz da sua comunicação e ele estará presente em todas as ações de sua comunicação.

Não adianta criar apenas conteúdos pelos quais você se interessa: é preciso criar conteúdos pelos quais os seus públicos também manifestem interesse.

Como você pode começar a conhecer melhor os seus públicos?

  1. Mostre-se disposto ao diálogo e interessado no que sua audiência pensa sobre sua marca, seus produtos e negócio

  2. Ao receber alguma crítica, não seja reativo: procure analisar se o que foi dito faz ou não sentido. Se fizer, procure melhorar os pontos mencionados.

  3. Algum seguidor comentou em alguma de suas postagens? Responda sempre

  4. Às vezes você recebe perguntas no direct? Procure perceber o que faz com que o seu público sinta-se mais à vontade para iniciar um diálogo por lá do que em resposta a um conteúdo do feed, por exemplo.

Compartilhamos recentemente uma publicação bem interessante sobre isso e você pode ler apertando AQUI.

Definir as suas linhas editoriais, é uma ação que norteará a compreensão da essência, valores e premissas presentes em todas as suas ações de comunicação com seus públicos. E esta definição precisa ser estratégica, pois caso contrário, ficará muito fácil perder o foco.

Para que você possa trabalhar em uma estratégia de comunicação que contemple bem todos os pontos que você deseja, estude sua persona, analise o mercado e o seu nicho, use e abuse de sua criatividade através de uma direção de arte que impacta e envolva.

Ex:

No Efeito Orna, trabalhamos com as linhas editoriais marketing digital e de influência; comunicação; branding e branding pessoal; empreendedorismo; redes sociais.

Sendo assim, no perfil do Instagram do Efeito Orna você sempre verá as linhas editoriais sendo abordadas em conteúdos que passem por estes assuntos.

Já as trilhas de conteúdo - grandes aliadas da construção de estratégias na comunicação - mais conhecidas por fazerem parte da estratégia de envio de e-mails via fluxo de automação de e-mail marketing - podem ser ajustadas em sua comunicação para o Instagram, também.

Como?

Pense nas ações que você deseja que os seus públicos executem a partir dos conteúdos que você compartilha no Instagram.

  1. Você deixou uma chamada para ação (CTA - call to action) na legenda?

  2. Ao executar esta primeira ação, o que vem a seguir? O que você deseja que o seguidor faça a seguir?

  3. E quais serão os próximos passos?

Para que exista engajamento e interação, é preciso manter os seus públicos atentos e interessados em seus conteúdos.

Evite utilizar, por exemplo, cards em carrosel onde o último card pede para as pessoas realizarem mais de uma ação. Isso mais confunde do que ajuda.

Exemplo para evitar:

“Gostou do conteúdo? Então envie, curta, salve, comente, compartilhe…”

Exemplo que ajudará você:

Escolha uma ação, como “Gostou do conteúdo? Salve para poder reler sempre que quiser”.

Sempre anote as suas ideias, das mais inusitadas até as mais viáveis. Anote em um bloco de notas no computador, na sua agenda, onde quer que seja, mas anote.

Você não pode escolher quando a inspiração virá até você, e se deixar para tomar nota depois, poderá esquecer um grande insight.

Estas ideias poderão virar pautas de conteúdo: quando você precisar criar uma nova publicação, terá o seu banco de ideias (uma verdadeira “penseira”) como ponto de partida.

Acredite, isso pode ser muito útil em dias nos quais você não tiver muito tempo disponível ou quando a motivação não for exatamente a ideal.

Ouça seus públicos sempre, em todos os seus canais de comunicação e procure estar sempre aberto para as sugestões e críticas. Mas além disso, procure acompanhar a evolução de seus públicos.

Sim, os públicos crescem, assim como você. Eles mudam de opinião e de interesses, assim como você. Eles se atualizam, assim como você.

Comunicação é movimento.

Não é a toa que comunicação tem ação no meio da palavra.

Para manter-se relevante, permaneça interessante.

Destinar um dia da semana para a criação dos conteúdos das semanas seguintes, é um meio incrível de planejar com calma e sem afobação.

Fica difícil destinar um dia todo para isso, empreendedor?

Sim, eu imagino que seja. Então, procure separar algumas horas diárias ou até mesmo um turno semanal para isso.

Revisite seu banco de pautas, e já deixe tudo em dia.

E caso surja alguma ideia extra incrível que não foi previamente executada antes, não haverá grandes problemas em inseri-la em um conteúdo a mais, não é?

Para planejar os próximos conteúdos, fique de olho nos conteúdos que você já compartilhou anteriormente.

Ou seja: observe as métricas.

-Quais conteúdos tiveram mais curtidas?

-Quais conteúdos foram mais salvos?

-Quais conteúdos foram mais comentados? Enviados?

As métricas também indicam os interesses de seus públicos. E poderão servir de bússola para os conteúdos que virão a seguir.

Organizar seu cronograma de publicação no Instagram pode ser muito mais simples do que você imagina.

E para ajudar você, existe o Funil de Conversão, que é basicamente o processo pelo qual seu cliente vai passar desde a primeira vez que ele vê a sua marca até o momento em que seu objetivo de comunicação é alcançado seja ele a venda de um produto, a inscrição na sua comunidade, a participação dele numa live, etc.

Ou seja, seu desafio mesmo, é o de transformar os seus seguidores em clientes. Certo?

E para isso, seu cronograma de publicação de conteúdos precisa contemplar três etapas importantes:

  1. Conteúdo de atração

  2. Conteúdo de retenção

  3. Conteúdo de conversão

Seu cronograma de conteúdos precisa começar por um assunto de atração, seguir para um de retenção e conduzir seus públicos para a desejada conversão (venda).

Desenvolvemos um artigo bem completo sobre isso e apertando AQUI você pode ler na íntegra.

Está sem tempo para publicar manualmente os seus conteúdos? Então, prepare-se para aprender a realizar o agendamento de suas publicações.

Comece a usar o Estúdio de Criação

Esta ferramenta criada pelo Facebook, auxilia no gerenciamento do conteúdo voltado ao Facebook e Instagram.

Você pode criar e agendar publicações em diferentes formatos e após cada postagem, usuários conseguem acompanhar os resultados de alcance e interações da publicação.

Utilizando a versão da ferramenta no navegador (computador) você consegue gerenciar as duas redes.

Coming soon

Inscreva-se na lista de espera do livro de Direção de Arte de Marca do Efeito apertando no banner abaixo.

Em breve você poderá completar a sua biblioteca do Efeito com o guia de direção de arte que a sua marca tanto precisa.

Anterior
Anterior

O que é o Selo Ecocert?

Próximo
Próximo

Looks para festivais com pochete