Você conhece o trabalho do designer editorial?
O Design Editorial é uma atividade criativa incrível e desafiadora. E como a equipe de Conteúdo do Efeito Orna está imersa no desenvolvimento do mais novo livro do Efeito - Direção de Arte de Marca - compartilhamos com você um pouco das muitas possibilidades que esta área do Design pode oferecer.
Para começar, pense nesta pergunta:
-Para que um projeto gráfico seja considerado bom, quais são os pontos que surgem primeiro em sua mente?
Muitos pontos devem ter surgido aí, mas a estética e o apelo visual com certeza estiveram presentes em sua lista mental.
Isso porque as imagens transmitem sensações positivas ou negativas, e estão presentes em todas as áreas do Design - é o neuromarketing o campo do marketing que estuda as relações de comportamento associadas às tomadas de decisão via estímulos audiovisuais e estéticos.
A experiência do usuário e sua interação com produtos e infoprodutos, também deve ser levada em consideração. Neste aspecto, publicações físicas e digitais, bem como suas respectivas diagramação e organização dos elementos textuais e imagéticos, estão diretamente relacionadas ao sucesso ou fracasso de um projeto de Design Editorial.
A imagem e a sensação que o design oferece são tão importantes quanto o próprio projeto ou produto. Conforme Marshall McLuham: “O meio é a mensagem”.
O Designer Editorial é o designer gráfico que utiliza suas habilidades como:
- senso estético;
- métodos e processos (Design Thinking);
- excelente repertório criativo;
- conhecimentos aprofundados em Illustrator, Photoshop, Indesign e demais softwares gráficos;
- linguagens de projetos e empatia
para entregar projetos editoriais (revistas, jornais, livros e materiais publicitários de divulgação impressos ou digitais) que sejam impactantes e envolventes através de uma diagramação bem organizada e que favoreça a leitura e compreensão da melhor forma possível.
O profissional que optar por seguir esta área, poderá ter bons ganhos.
O salário médio de um Designer Editorial pode variar de R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00 (segundo o portal Love Mondays).
Como freelancer, sua renda pode ser ainda mais atraente, pois a precificação de seus serviços criativos é estipulada (geralmente) de acordo com o número de horas trabalhadas em cada projeto.
Embora o mercado seja sim, muito favorável, não se engane: como em qualquer outra área de atuação, é necessário qualificação, estudo, empenho e dedicação para que o profissional se destaque como Designer Editorial.
Se você já possui certa experiência com edição de imagens, já realizou cursos na área de design e de artes visuais, você já deu os primeiros passos para avançar nesta carreira:
Organize um bom portfolio, selecionando seus melhores trabalhos (caso não tenha ainda clientes reais, simule projetos usando grandes marcas como cases de estudo gráfico) e entre em contato com as empresas para as quais deseja oferecer seus serviços.
Se você deseja aprofundar os seus conhecimentos em Design e Direção de Arte, prepare-se para garantir o mais novo livro físico do Efeito Orna: Direção de Arte de Marca.
Este material servirá como um verdadeiro guia criativo para você ampliar e potencializar a sua comunicação de modo artístico e impactante - tanto no digital, quanto fora dele.
Coming Soon ⚡
Aperte no banner abaixo e inscreva-se na lista de espera.