Tudo sobre o Algoritmo do Instagram

Originalmente publicado em fevereiro de 2019 no blog Tudo Orna.

Quando o Instagram foi lançado, lá em 2010, ninguém imaginava que ele seria uma ferramenta de conexão entre marca e usuários e não apenas uma rede de compartilhamento de imagens entre amigos. Hoje, assim como o Facebook, ele é uma grande fonte de notícias, entretenimento e uma gigante ferramenta de marketing digital.

Atualmente, segundo dados da própria empresa, mais de 80% dos perfis seguem uma conta empresarial no Instagram e mais de 500 milhões de contas apresentam atividades diárias no aplicativo.

Com toda essa popularidade, o número de usuários do app, tanto no Android quanto no iOS, já ultrapassa a marca de um bilhão. Quanto mais usuários, então, maiores são as opções para seguir e acaba se tornando praticamente impossível acompanhar tudo o que é postado.

Por isso, o Instagram acaba dando prioridade às publicações que, provavelmente, serão as mais interessantes a alguns. Mas como o aplicativo define quem será esse público? Bom, você está prestes a conhecer o algoritmo.

O que são os algoritmos?

Um algoritmo, na definição mais técnica, nada mais é do que uma linguagem de programação que define ações com base no comportamento e interação de um usuário em uma rede social.

Ficou confuso, né? Então, vamos ser mais didáticos para você entender como funciona o algoritmo do Instagram.

Por que o Instagram oculta algumas publicações?

Em junho do ano passado, o Instagram revelou como funcionavam seus algoritmos.

Na verdade, as publicações que não aparecem não são ocultadas, mas outras que são priorizadas. Quanto mais você curte e comenta em uma publicação, o que pode ser resumido com a palavra “engajamento”, mais uma rede social vai entender que você gosta muito desse conteúdo.

Com essa conclusão, são estes tipos de postagens que mais aparecerão no seu feed. Se você apenas passa direto por uma publicação, mesmo que goste, menos a verá, pois o algoritmo vai entender que isto não é interessante. Então, demonstre!

Qual o critério para a escolha do conteúdo que será exibido?

Agora que você sabe o que é um algoritmo, consegue entender que o Instagram não escolhe uma publicação “a dedo”, mas sim com base no engajamento.

Essa “limitação” começou quando a rede social parou de exibir as postagens em ordem cronológica, priorizando conteúdos que podem gerar mais interação. Essa análise feita com inteligência artificial vai analisar o seu comportamento para descobrir o que você quer ver por lá.

Construindo meu algoritmo

Sabe quando você vê alguma página de produto, um youtuber ou influencer pedindo que você curta mais as fotos, comente ou ative as notificações de seus perfis? É exatamente por causa do algoritmo e não para pedir por mais likes.

Inclusive, fizemos esse pedido no TUDO ORNA para testar o engajamento. E o experimento deu certo, como contamos lá no EFEITO ORNA:

Uma boa página sabe que os seguidores devem ser conquistados pelos seus conteúdos e não apenas para somar em números. Mas, para isso, é necessário que seja mostrado esse interesse, que haja interação. Sem isso, diversos posts diários acabam não sendo exibidos a todos e não há como saber se os temas abordados são interessantes.

Então, se você gosta muito de um perfil do Instagram, colabore com o algoritmo do Instagram interagindo, comentando, respondendo Stories e gerando engajamento para que o conteúdo seja valorizado!

Calculando o alcance

Você sabia que é possível calcular o alcance das suas publicações, descobrindo qual a porcentagem das pessoas atingidas pelo seu post são seus seguidores e quantas chegaram a ele por outros meios? Ou ainda calcular quantos de seus seguidores foram atingidos?

Apresentando esses dados em porcentagem, se torna mais fácil decidir planos de ação na rede social.

Perfis comerciais do Instagram contam uma poderosa ferramenta de análise que exibe dados como:

Interações – O número de pessoas que foram atingidas pelas suas publicações em determinado período, inclusive em quais dias da semana foram os mais populares;

Alcance – O número de contas únicas que visualizaram qualquer um de seus posts;

Impressões – O número total de visualizações de sua conta.

O que vamos trabalhar aqui é o alcance. Então, para descobrir quantos de seus seguidores foram impactados pela sua publicação, faça uma regra de três com o número total de seus seguidores e com o alcance total de determinada publicação.

Para encontrar essa opção, vá na foto que deseja analisar e clique em “Informações”. Em “Descoberta”, você vai conferir quantas contas foram alcançadas. Anote este número junto com a quantidade de seguidores que a sua conta possui.

No exemplo abaixo, ficaria assim:

96.000 seguidores — 100%

52.300 contas atingidas — X%

Multiplique 100 por 52.300 e divida por 96 mil. O resultado será de 54,47%, ou seja, mais da metade dos seguidores tiveram acesso a essa publicação.

Logo abaixo do alcance, você tem a porcentagem de quantas pessoas que não te seguem foram alcançadas por essa publicação. Então, diminua a quantidade total de pessoas alcançadas desta porcentagem, veja como ficaria:

52.300 alcances a menos 11% de usuários que não seguem = 5.753 usuários não-seguidores foram alcançados por essa publicação, enquanto 46.547 são seguidores.

Cálculos e resultados como estes podem ajudar muito a definir o seu público-alvo e o comportamento da sua conta, marca ou empresa no Instagram, trabalhando ao lado do algoritmo.

Anterior
Anterior

Instagram para negócios: Feed ou Stories, onde e quando publicar?

Próximo
Próximo

Cuidado com o "Empreendedorismo de Instagram"