Balenciaga Pós Cancelamento: A Marca Tenta Salvar o seu DNA


Seria Essa a Volta da Balenciaga ao Seu DNA Fundador?

Ontem, dia 06 de Maio, Nicole Kidman usou uma recriação de um vestido Balenciaga de 1951 no Met Gala. O look foi aclamado pela crítica.

O mesmo aconteceu na premiação dos Oscars deste ano

Carey Mulligan usou uma recriação de um vestido Balenciada de 1951 na premiação dos Oscars. O look também foi aclamado pela crítica.

Quem foi Cristobal Balenciaga?

Cristobal Balenciaga Eizaguirre foi um estilista espanhol renomado, fundador da marca Balenciaga em 1919, em San Sebastián, Espanha.

Ele era conhecido por seu padrão de qualidade impecável, sendo elogiado por Christian Dior como "o mestre de todos nós". Sua influência na moda foi significativa, e sua marca continua a ser uma das mais respeitadas na indústria.

Anita Ekberg saindo de loja Balenciaga em Paris em 1962
  • 2012
    A Entrada de Alexander Wang

  • 2015
    As coisas começaram a ficar esquisitas…

    A marca deu um passo ousado ao trazer Demna Gvasalia para liderar suas criações. O estilista, conhecido por seu trabalho na Maison Margiela e na Louis Vuitton, ganhou destaque público principalmente por suas contribuições no coletivo Vetements.

  • 2022
    Maior Crise de Imagem. A marca lançou duas campanhas controversas em novembro. Assim que os internautas perceberam os elementos na campanha, a marca apagou as fotos do site e das redes sociais. Não foi o suficiente.

    O diretor criativo Demna Gvasalia afirmou que foi “erro de julgamento”.

E foi aqui que moderna Balenciaga fez algo que muitos consumidores consideraram imperdoável. Não existe erro de julgamento quando o assunto é óbvio: ninguém deveria usar crianças para fazer alusão a algo tão perverso.

Mas essa não foi a primeira vez que a marca tentou chocar com suas criações. Antes, no entanto, para algumas pessoas não ficava tão claro as verdadeiras intenções. Afinal, “é só uma roupa feia”, é só “mais uma marca tentando chamar a atenção”, ou mesmo “vale tudo na arte.”

Não se engane.

Ao tentar usar elementos para perturbar o “belo” entramos numa linha tênue onde tudo é relativo. Você já deve ter ouvido a frase “beleza é relativa.”

Parece uma frase indefesa até se perceber o óbvio. Quando algo como esse se torna relativo, tudo se torna relativo… “Não existe o errado e o certo, é relativo.” ou mesmo ”Não existe o mal e o bem, é relativo.”

Esse pensamento pode parecer “flexível” ou moderno.
É, na verdade, perigoso.

Existe sim o bem e o mal. Assim como existe o certo e errado, assim como existe a verdade e a mentira, assim como existe a beleza e a feiura.

O Diretor Criativo de uma marca tão imponente, com amplo investimento e uma equipe extensa, possui um profundo conhecimento do que está realizando e compreende o significado por trás de cada símbolo inserido em uma campanha como esta.

Alguém poderia argumentar que talvez essa não fosse sua intenção. No entanto, mesmo que não tenha sido intencional, os acontecimentos se desenrolaram dessa forma, resultando nesse desfecho.

A mensagem que foi passada é a mensagem que endossa a relativização de tudo.

O único couturier no verdadeiro sentido da palavra
— Coco Chanel

Se a marca Balenciaga conseguir encontrar um novo diretor criativo que compreenda e respeite o legado de Cristóbal Balenciaga, isso poderá ajudar a restaurar a reputação da marca e reconquistar sua posição no mercado de alta-costura.

O retorno ao foco na beleza e na excelência artesanal pode atrair de volta os consumidores que valorizam esses aspectos da moda de luxo.

Embora não haja garantias, é possível que a Balenciaga consiga prosperar novamente como uma marca de alta-costura que celebra sua herança e se destaca pela sua beleza e qualidade.

Que entenda que nem tudo é relativo.

Que entenda que beleza existe, no mesmo passo que existe a bondade e existe a verdade.

O que você acha sobre isso? Deixe seu comentário aqui.
.

Nota da Jules: Ao comprar e usar uma marca, estamos trazendo conosco não somente o produto em si, mas o significado que aquilo carrega. E, para isso, você precisa entender se os seus valores ornam. No meu caso, são extremo opostos.

Julia Alcantara
@julialcantara


Anterior
Anterior

Atenção Curitiba: o Estado do Rio Grande do Sul precisa de ajuda urgente

Próximo
Próximo

Passarinho Cor-de-Rosa