As cores na Direção de Arte

As cores podem ser uma grande aliada ou um grande desastre, se combinadas de modo equivocado em uma uma mesma paleta de cores. E, sendo assim, fazem uma grande diferença no branding de uma marca.

Isso porque cada cor gera um sentimento diferente e, por isso, influencia na sensação que o seu produto e/ou a sua identidade visual causa nas pessoas.

As cores são fundamentais para a construção de uma comunicação com identidade visual marcante e atraente no digital.

Neste sentido, escolher sabiamente a paleta de cores que norteará toda a direção de arte da sua marca, é muito importante.

Paleta de cores: é o conjunto de cores (normalmente composto por pelo menos 5 cores) que você escolhe para dar vida ao design e direção de arte de sua comunicação.

A paleta de cores guiará o mood da comunicação. Veja o caso do perfil @apartamento.33 e @ornaformula. Lembramos a você que escrevemos um artigo incrível sobre Paleta de Cores e você pode ler na íntegra, AQUI.

Paleta de cores em tons terrosos, sóbrios, elegantes que reforçam o teor do perfil e de seus conteúdos voltados à decoração e arquitetura.

Paleta de cores em tons terrosos, sóbrios, elegantes que reforçam o teor do perfil e de seus conteúdos voltados à decoração e arquitetura.

Cores leves, suaves, que remetem ao mood fresh, ao equilíbrio, harmonia e tranquilidade.

Círculo Cromático, Cores Análogas e Cores Complementares

Quem estuda cores, precisa ter conhecimento em 3 conceitos iniciais muito importantes: o que é o círculo cromático e o que são cores análogas e cores complementares.

Você conhece o Círculo Cromático?

É uma ferramenta de organização das cores que pode auxiliar no processo de criação de uma marca. Dependendo das cores utilizadas, é possível criar inúmeras combinações para trazer efeito visual à composição gráfica da comunicação da marca.

Imagem que mostra o Círculo Cromático e suas cores primárias, secundárias e terciárias.

Cores primárias:

As cores primárias são azul, vermelho e amarelo. Misturando tintas, entendemos que se juntarmos todas as cores, o resultado será preto.

Cores secundárias:

São obtidas a partir das cores primárias, ao somarmos duas cores primárias.

São elas: violeta (soma de vermelho + azul); laranja (soma de vermelho + amarelo) e verde (soma de amarelo + azul).

Cores terciárias:

São resultado da soma de uma cor primária com uma secundária.

Exemplo: amarelo (primária) + laranja (secundária) = amarelo alaranjado (terciária).

Sendo assim, o círculo cromático é composto por 12 cores principais (3 primárias, 3 secundárias, 6 terciárias).

As cores são nossas fiéis parceiras do design e as cores análogas, têm muito o que acrescentar na criação de um bom trabalho criativo.

As cores análogas são aquelas que “compartilham a vizinhança” dentro do Círculo Cromático. Geralmente são "vizinhas de porta", estão lado a lado ou muito próximas.

Esta “parceria” que elas têm uma com a outra tem um efeito poderoso de conforto psicológico e visual. Quando se escolhe uma paleta de cores análogas, imediatamente nossos olhos reconhecem a relação amigável entre elas e, dentro da nossa mente, a "campainha da harmonia" toca e logo vamos atender à sensação de equilíbrio que nos faz sentir bem.


E aqui vai uma dica: as três vizinhas que mais se dão bem, são sempre:

uma cor primária + uma cor secundária + uma cor terciária.

Cada cor primária possui uma cor complementar, que é a cor secundária resultante da soma das outras duas primárias. No círculo cromático, a cor complementar sempre estará situada no lado oposto do círculo.

Uma das possibilidades criativas, chama-se diádicas complementares. Trata-se de um sistema que promove o equilíbrio no contraste entre duas cores opostas dentro do círculo cromático - que são o par perfeito uma da outra.

Gostou deste conteúdo? Quer saber como não só as cores, mas outras áreas da comunicação impactam na sua marca? Assista agora a aula gratuita.


Referências bibliográficas:

-Introdução à Teoria da Cor, de Luciana Martha Silveira

-Guia Completo da Cor, de Tom Fraser e Adam Banks

Anterior
Anterior

Apostas de cores para a Semana de Moda de Nova York

Próximo
Próximo

O que são produtos hipoalergênicos?