7 filmes para se encantar com a Direção de Arte

Existe uma relação íntima entre o design e o cinema, e muitas oportunidades dentro da indústria do entretenimento para Designers e Diretores de Artes.

As funções de um designer vão além da criação de peças publicitárias para a divulgação dos filmes: estes profissionais estão presentes na criação, composição e construção de cenários; na elaboração de figurinos; nos efeitos especiais e animações; dentre outras.

A Direção de Arte dentro da sétima arte é tão importante que desde a primeira cerimônia do Oscar, em 1929, já existe a entrega do prêmio de Melhor Direção de Arte.

O nome da categoria foi alterado em 2012 para Melhor Design de Produção, na qual a cobiçada estatueta é entregue ao designer de produção e ao decorador de set.

Por isso, em parceria com o @cineorna criamos esta lista de 7 filmes para você assistir e se encantar com o design de produção da obra.

1.“O Grande Hotel Budapeste” (2014)

Designer de Produção: Adam Stockhausen

Decoradora de Set: Anna Pinnock

Sinopse:

Em O Grande Hotel Budapeste, no período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande foCleortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

2. “Cleópatra” (1963)

Designer de Produção: Herman A. Blumenthal, Hilyard M. Brown, John DeCuir, Boris Juraga, Maurice Pelling, Jack Martin Smith e Elven Webb

Decorador de Set: Paul S. Fox, Ray Moyer, Walter M. Scott

Sinopse:

Em campanha no Egito, Júlio César (Rex Harrison) conhece Cleópatra (Elizabeth Taylor), com quem tem um filho. Com sua ascensão como soberano absoluto a rainha se une a ele, mas o assassinato de Júlio César cria uma mudança nos planos, fazendo com que ela se torne amante de Marco Antonio (Richard Burton), como forma de garantir sua razoável autonomia como governante. Mas a luta entra Otávio (Roddy MacDowall) e Marco Antonio pelo poder põe em risco sua posição e sua vida.

3. "A Lista de Schindler" (1993)

Designer de Produção: Allan Starski

Decorador de Set: Ewa Braun

Sinopse:

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

4. "O Labirinto do Fauno" (2006)

Designer de Produção: Eugenio Caballero

Decorador de Set: Pilar Revuelta

Sinopse:

Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

5. "Pantera Negra" (2018)

Designer de Produção: Hannah Beachler

Decorador de Set: Jay Hart

Sinopse:

Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Letitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.

6. "Moulin Rouge: Amor em Vermelho" (2001)

Designer de Produção: Catherine Martin

Decorador de Set: Brigitte Broch

Sinopse:

Christian (Ewan McGregor) é um jovem escritor que possui um dom para a poesia e que enfrenta seu pai para poder se mudar para o bairro boêmio de Montmartre, em Paris. Lá ele recebe o apoio de Henri de Toulouse-Latrec (John Leguizamo), que o ajuda a participar da vida social e cultural do local, que gira em torno do Moulin Rouge, uma boate que possui um mundo próprio de sexo, drogas, adrenalina e Can-Can. Ao visitar o local, Christian logo se apaixona por Satine (Nicole Kidman), a mais bela cortesã de Paris e estrela maior do Moulin Rouge.

7. "Ela" (2013)

Designer de Produção: K.K. Barrett

Decorador de Set: Gene Serdena

Sinopse:

Em Ela, Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Quer aprender muito mais sobre Direção de Arte de Marca? Clique aqui.


Texto escrito por Kelvyn K - CineOrna

Anterior
Anterior

Sensações e percepções proporcionadas por cores quentes e frias

Próximo
Próximo

Conheça a cor Pantone 2022 - Very Peri