Instagram Skills: por trás da criação de um livro independente

Oi, pessu! Hoje vamos contar para vocês sobre o processo de criação de um livro independente e como conseguimos concluí-lo em apenas dois meses. Nosso exemplo é o Instagram Skills, falaremos sobre suas etapas de desenvolvimento, desde o fechamento da ideia até a distribuição.Essas etapas podem ser divididas em duas grandes fases: 1) concepção e desenvolvimento da ideia  e 2) comercialização e distribuição do produto.Fase 1: concepção e desenvolvimento da ideia

  1. Primeira etapa: criação da big idea, pelo autor;
  2. Segunda etapa: edição e revisão textual, pelo editor;
  3. Terceira etapa: diagramação, pelo designer;
  4. Quarta etapa: produção, pelo designer e administrador financeiro.

Fase 2: comercialização e distribuição (pós-produção)

  1. Formatos de distribuição;
  2. Pontos de venda;
  3. Estratégias;
  4. Promoção.

Neste post, vamos mostrar as primeiras três etapas da fase 1.Na primeira etapa, a criação da big idea se dá por meio do background do autor da ideia + a percepção de um gap de mercado ou um insight externo gerador de uma solução de produto ou serviço.Na segunda etapa, ocorre o desenvolvimento da big idea. O autor da ideia apresenta uma estrutura geral de como ele visualizou a sua criação. Pode produzir o conteúdo sozinho ou com uma equipe de editores de conteúdo. Mas todo texto passa por edição e revisão de mais pessoas. Na terceira etapa, o designer faz a diagramação do conteúdo produzido e transforma o texto em um produto visual.

POR TRÁS DE UMA GRANDE IDEIA

Como muitos que já acompanham as redes sociais do Grupo ORNA sabem, o Instagram Skills surgiu como um e-book e, mais tarde, se tornou um livro físico, hoje distribuído pelo Grupo Livrarias Curitiba, pela Amazon e pelo próprio Grupo ORNA. Esse livro veio para transformar o modo como as marcas se aliam à rede social, principalmente os empreendedores que estão dando os primeiros passos para tirarem seus projetos do papel. Assim, muitas pessoas passaram a perceber o Instagram como parte estratégica de ações para rentabilizar produtos e serviços a partir do prisma da multipotencialidade.Foi no primeiro semestre de 2018 que a big idea aconteceu, mesmo que ela já fosse uma semente ganhando forma desde muito antes.

Desde 2016, as irmãs Alcantara comentavam em suas redes sociais sobre “ter um feed organizado”, e, inclusive, já fizeram alguns vídeos sobre isso:

https://www.youtube.com/watch?v=I9NQ32CAO7khttps://www.youtube.com/watch?v=Ua6tgRXOyOwhttps://www.youtube.com/watch?v=2jl_rZcFDS8Já nessa época, a ideia não era engessar o processo de postagem, pelo contrário, a proposta estava voltada para utilizar o Instagram como uma vitrine do seu negócio e torná-lo um espaço de conexão entre o público e as marcas.Quando o Tudo Orna dava início ao processo de criação das marcas que compõem o Grupo ORNA, o feed estratégico era novidade para muita gente. A Bá, a Dé e a Ju Alcantara queriam mostrar para as pessoas que um feed precisa ser pensado justamente porque constrói a percepção de uma marca. Portanto, existe um motivo por trás de cada escolha de postagem.

Curiosidade: as irmãs endossaram o uso do termo “foto de respiro” que se tornou uma hashtag com mais de 95.000 publicações #fotoderespiro

foto de respiro efeito orna irmãs alcantara Paralelamente ao conhecimento sobre Instagram que crescia pouco a pouco com a prática de criação, pesquisa e gestão de novas marcas, existia também a visão multipotencial que faz parte dos valores do Grupo ORNA. Para quem não sabe, o pato do logo do Grupo ORNA carrega um grande significado. O pato é o único animal da natureza que caminha, nada, mergulha e voa. Ele representa a habilidade de ser multipotencial, algo que o profissional do futuro precisa serlogo pato instagram skillsNão estamos falando sobre sermos excelentes em tudo, ou mesmo substituir uma formação acadêmica ou técnica. Queremos reforçar que se tivermos capacidade de adaptação, melhor desenvolvemos nosso trabalho nessa era em que tudo se transforma com maior velocidade.

Ser multipotencial é ser capaz de ir além. Entender e ter noção do macro e não apenas do seu nicho.

Em uma viagem de imersão para Miami, a Dé percebeu que havia algumas publicações americanas sobre o Instagram voltadas unicamente para habilidade de fotografia. Sendo que, no Brasil, não existia livro algum pensado exclusivamente para o aplicativo do Instagram - tampoco para o posicionamento de marcas na rede social. E isso a fez pensar que era preciso deixar mais claro que outras habilidades precisam ser desenvolvidas, além da fotografia, para construir um feed de valor. É preciso ser ou ter uma visão  multipotencial. Foi assim que nasceu a ideia: reunir em um  único livro as várias habilidades fundamentais para desenvolver um feed estratégico na rede social mais rentável do mundo. É aqui que a primeira etapa da criação começa a dar lugar à segunda etapa: o desenvolvimento do conteúdo.

UM LIVRO EM DOIS MESES

As irmãs trouxeram a ideia do Instagram Skills para a equipe e em dois meses fizemos um trabalho grandioso acontecer. A equipe se reuniu em pesquisas, criação imparável e cada um trouxe sua contribuição. O intuito era produzir um livro sobre Instagram pensado na multipotencialidade. A Dé trouxe como referência bibliográfica um artigo do Tiago Mattos, autor e futurista brasileiro, sustentado pela teoria das múltiplas habilidades. Ele relembra a datilografia como uma profissão que acabou se tornando uma skill e, que hoje em dia, já faz parte do trabalho de muita gente. Ninguém coloca no currículo “sei digitar no computador”. É uma habilidade natural. Com o desenvolvimento das profissões, ocorrem várias evoluções. Em seu artigo, Tiago Mattos brinca que “você tem que ser um pouco isso, um pouco aquilo”.Esse “ser um pouco de cada coisa” não significava que nossa intenção seria criar um material de aprofundamento, para estudar detalhadamente cada uma das oito skills identificadas (fotógrafo, diretor de arte, produtor, designer, pesquisador, social mídia, relações públicas e videomaker). Na verdade, queríamos criar algo que fosse como um “abrir portas” para a percepção sobre entender mais e melhor diversas áreas. Esse foi o objetivo do livro desde o princípio.

É um livro que abre possibilidades, não um livro que entrega todas as respostas. Elas serão encontradas pelo próprio leitor, estimulando, assim, a originalidade de cada um.

Ligando o background das irmãs Alcantara e a visão plural de mercado, a Débora mapeou as oito habilidades principais que estariam no livro e, assim, surgia o primeiro esqueleto do sumário que serviu como base do raciocínio lógico. Mas como transformar tudo isso em palavras, textos e desenvolver uma metodologia?

PROCESSO CRIATIVO E AS PESSOAS POR TRÁS DA CRIAÇÃO

Aqui, a segunda e terceira etapas de criação e desenvolvimento do conteúdo ganham força. As irmãs optaram por fazer essa criação de forma independente. Se sentiram mais confortáveis para escrever em casa e integrar a equipe de confiança que colaborou no desenvolvimento textual e de pesquisas, assim como na revisão.Muitos autores preferem optar por um ghost writer (escritor fantasma), ou seja, um profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a pessoas que não têm tempo para concluir sua obra. O ghost writer trabalha silenciosamente, recebe sua remuneração profissional e depois desaparece para sempre (daí a designação de fantasma) mantendo inviolável o segredo de sua participação.Mesmo com pouca disponibilidade, essa não era uma opção para irmãs. 

DEPOIMENTOS

Reunimos dois depoimentos de pessoas que participaram do Instagram Skills, para que você entenda melhor como foi a experiência para elas. Na redação, quem foi responsável pela escrita, cocriada e coordenada pela Débora, foi a Arantxa Torquato, formada em Jornalismo pela UFPR.“Eu fiquei muito feliz com a oportunidade porque nunca tinha escrito nada do tipo. Não foi difícil de escrever no sentido de linguagem, o que mais deu trabalho foi me adequar ao tempo, que foi afunilando. Eu li muito, em inglês, em português, assisti muitos vídeos de pessoas que eram referência e depois, claro, escrevi muito”.depoimento instagram skills arantxa torquatoA responsável pelo projeto gráfico (diagramação), com direção de arte das designers Bárbara e Julia, coordenação da Débora e do gestor de design Lucas Cavalcante, foi a Natalie Nodari:“A Bá, a Dé, a Ju e o Lucas me deixaram super à vontade para criar. Eles me deram total liberdade para essa criação. Tanto que eu comecei a fazer o livro pela capa e a Dé me deu uns toques de que era melhor começar a diagramação do livro por dentro e depois a capa ia nascer. E acho que foi a melhor tomada de decisão que fizemos em conjunto porque a capa veio de forma bem tranquila depois”.“Sou muito grata pelas irmãs por terem me dado essa responsabilidade e também ao Lucas que fez muitas fotos comigo, fotos de estúdio, e isso também foi muito bacana porque foi outro processo criativo - as fotos autorais das irmãs e da equipe, produzidas no estúdio da firma (quando ele nem estava pronto ainda, e a gente teve que montar tudo e deu super certo). Sem falar que o Lu finalizou todo o processo do livro, de gráfica e impressão”.“Acho que só tem felicidade na criação desse livro. Acho que foi um dos trabalhos que eu mais fiquei orgulhosa de mim mesma, porque é uma coisa que eu vou guardar pra vida inteira. A curadoria das irmãs, o trabalho em equipe, tudo foi muito gratificante”.“Foi tudo muito bacana. Eu faria tudo de novo. Viveria todo esse processo de novo. Foi um presentão, sou muito grata”. depoimento instagram skills natalie nodariE não paramos por aqui: essas etapas do processo criativo são somente a ponta do iceberg. Ainda temos muito o que compartilhar sobre as outras etapas e fases do processo.E, claro, queremos fazer um agradecimento especial à toda equipe que participou do processo de criação e desenvolvimento do Instagram Skills. Principalmente da seleção de imagens, feita pela equipe de redação e de design, que passou pela curadoria e supervisão das irmãs Alcantara. As fotos pertencem à autoria do Grupo ORNA e tiveram participação de vários profissionais que, ao longo da trajetória empreendedora da irmãs, estiveram colaborando e contribuindo com o acervo de fotos. Entre esses profissionais estão: Gutyerrez Erdmann, Juliana Robin, Kelvyn Kaestner, Ana Loureiro.Se você ficou curioso sobre como nós concluímos o Instagram Skills, como pensamos na parte de logística, de impressão, venda e estratégia, revelaremos tudo no grupo por assinatura What The Duck. Faça parte desse bando também e aproveite conteúdos de muito valor para seu negócio. E, se você ainda não tem um Instagram Skills para chamar de seu, basta clicar AQUI e escolher entre as opções e-book ou livro físico. Fique ligado porque em breve traremos mais conteúdo como esse. Até lá, nos acompanhe no @efeitorna  

Anterior
Anterior

Mulheres de Efeito #26 Brenda Prates | Tudo Orna

Próximo
Próximo

Mulheres de Efeito #25 Raíssa Kist | Tudo Orna