O que são as Marcas Digitalmente Nativas?

Oi, pessu! Você já ouviu falar no termo Digitally Native Vertical Brand, ou, em português, Marcas Verticais Digitalmente Nativas? Essa é uma expressão ainda pouco difundida no Brasil, e, por isso, queremos trazer mais desse tema para você.O termo Digitally Native Vertical Brand, ou DNVB, foi criado pelo empresário Andy Dunn, CEO da Bonobos. Podemos simplificar a nomenclatura para Marcas Nativas Digitais, ou MND.  As MND são, essencialmente, marcas nascidas no campo digital, que utilizam da criação de conteúdo para a construção de uma comunidade. Andy Dunn as define e classifica como empresas que se relacionam diretamente com o consumidor final do seu produto, desde a primeira conversa até o contato pós-compra. Vem desse tipo de relacionamento (direto, sem escalas) a palavra vertical. E isso é ser comunidade - uma construção sem hierarquia de uma solução para uma necessidade em comum. Assim, todos os produtos de uma MND são pensados pela própria comunidade que acompanha a marca.A expressão Marcas Nativas Digitais faz parte do vocabulário dos empreendedores da nova economia, na qual a prestação de serviços ganhou foco. Isso aconteceu principalmente depois do que podemos chamar de “bolha das empresas ponto com”, um registro histórico do avanço das marcas a partir do investimento em tecnologia e na compra dos domínios “ponto com” e “ponto br” na internet.nativamente digital, digitally native vertical brandEntender melhor sobre um termo como esse pode impulsionar seus negócios e melhorar a comunicação com outros empreendedores. Sem falar que é um guia para sua marca. Se ela se enquadra na MND, você pode criar planos de ação voltados para os pilares que sustentam esse formato de empresa.

E quais são os pilares da Digitally Native Vertical Brand? Marca, produto e experiência.

Ou seja, além de investir em construção de marca e qualidade do produto, a experiência do consumidor conta muito. Principalmente porque o contato entre a marca e ele é constante e vertical - de comunidade.O resultado disso? Entendimento do comportamento de seus consumidores para assim desenvolver e cocriar soluções para a própria marca.O consumidor, nesse caso, é nascido na era digital - das gerações Z e Y, ou os Millennials. A experiência criada, então, acontece quase 100% no mundo online. E, claro, as empresas que são nativas digitais também expandem seus negócios para o offline - lugar em que a marca se materializa.Além desse pilares estipulados por Andy Dunn, tenha em mente que uma MND sempre será composta por:

  • Comunidade;
  • Conteúdo;
  • Fãs;
  • Comunicação;
  • Cocriação;
  • Transparência;
  • Vulnerabilidade;
  • Análise de dados;
  • Venda por consequência.

E como funcionam as MND?

Primeiro, essas marcas constroem sua comunidade gerando conteúdo de valor e muita conversa. E só depois passam a criar as soluções para essa comunidade.marcas nativas digitais

Para nós, o Grupo ORNA nasceu como uma marca digitalmente nativa e, por isso, alcança e afeta pessoas que buscam por experiências de qualidade.

Não se trata mais de vender um produto. É sobre oferecer uma ideia, um propósito e compartilhar conhecimentos. É criar uma experiência que começa com entrega incondicional para, justamente, abraçar o consumidor em todas as fases do relacionamento com ele. E o universo digital é o nosso facilitador. Dentro dele, fica mais fácil encontrar pessoas que são movidas pelo mesmo propósito. Assim, são formadas comunidades que, como as marcas, são digitalmente nativas. Nascem e crescem na web. É claro que a rapidez do feedback vem dos dois lados: positivo e negativo. Por isso, as marcas nativas digitais devem estar preparadas para todo o dinamismo da era da economia nova e de tudo o que se cria essencialmente no digital.

Se o futuro é colaborativo, as Marcas Nativas Digitais são as marcas do futuro.

Você já conhecia esse termo? Acha que sua marca é nativa digital? Nos conte lá no perfil do @efeitoornaConteúdo inspirado no The Book of DNVB, escrito pelo cunhador do termo, Andy Dunn e no TEDx Curitiba de Bárbara Alcantara.

Anterior
Anterior

Mulheres de Efeito #21 Suelen Gargantini | Tudo Orna

Próximo
Próximo

Curso DEIXE SUA MARCA: apenas Lista de Espera