Mulheres de Efeito #01: Karen Feitosa
Oi, pessu! Quem nos acompanha sabe que valorizamos a coragem de quem empreende. Afinal, empreender é uma aventura. E para nós, mulheres, percorrer esse caminho foi – e continua sendo – um desafio que exige ainda mais determinação. Nós vivemos na pele o sentimento de não sermos levadas a sério, de ter o trabalho desvalorizado e julgado pelo simples fato de sermos mulheres. E temos muito orgulho em ter, ao longo de nossa trajetória, nos aproximado de exemplos incríveis e inspiradores. Uma comunidade de mulheres que não tem medo de buscar o seu lugar no mundo.
É por isso que, com muita emoção, estamos estreando uma nova série aqui no blog para contar histórias reais sobre pessoas reais. Alunas do curso EFEITO ORNA que estão espalhando o Efeito por onde passam.
Uma das alunas que tirou seu projeto do papel foi a Karen Feitosa, que abriu a Não Industrializados. Uma empresa criada para valorizar o slow food e a economia local.
Como o nome já diz, os produtos feitos pela Não Industrializados são todos orgânicos, produzidos artesanalmente, sem conservantes e com muito amor.
Karen Feitosa, de 23 anos, é uma libriana apaixonada por moda e gastronomia. Ela sempre viu nesses dois meios oportunidades de trabalhar com algo que realmente a motivasse. Cercada por uma família de alma empreendedora, sempre se inspirou e se viu fazendo planos de negócios desde seus 15 anos. A Ka sabia que queria produzir seu próprio conteúdo, e foi isso que fez. Decidiu mostrar um outro lado do universo fashion simplificando tendências de moda para o dia a dia das mulheres. Mas foi da sua paixão pela gastronomia que nasceu o insight perfeito: criar uma marca que representasse a sua maneira de enxergar o mundo.
A Não Industrializados reflete a vida corrida de uma paulistana que decidiu nadar contra a corrente e quis entregar algo slow em uma cidade onde o tempo não para. “Tenho ideais bastante fortes quanto à maneira de consumo. Sou adepta ao slow fashion e slow food e acredito muito no equilíbrio”.
O princípio do Slow é entregar produtos que não sigam a tendência de super produção. O importante é oferecer o melhor produto possível em um tempo justo, que respeite o meio ambiente e todos os envolvidos em sua produção. Ka Feitosa sentia que seu espírito empreendedor a levaria para experiências incríveis, mas percorrer esse caminho parecia muito difícil. “Eu achava que precisava de muito dinheiro, um local, funcionários e etc”. Em meio a tantas incertezas, os estudos e o trabalho surgiram, o “mundo real” a levou para longe, e quando percebeu já estava deixando de lado o seu sonho. Buscando sair da rotina insana de uma metrópole que a obrigava a levantar da cama às cinco da manhã e abrir a porta do quarto depois das onze da noite, sua bússola apontou para o sul. Tirou um ano sabático em Curitiba, conheceu lugares novos e ganhou uma nova noção de tempo. Encontrou pessoas pelo caminho e acima de tudo se encontrou. Ka voltou para São Paulo e a rotina corrida a trouxe de volta para o “mundo real”. E ela percebeu que não queria aquela vida cansativa e insana novamente, pelo menos se não fosse pra fazer algo que amasse de verdade.
“Foi então que eu vi o workshop do Efeito Orna, não pensei duas vezes em comprar o curso. Assim que eu vi a primeira aula eu transbordava de inspiração e coragem. Antes de terminar o curso eu decidi FINALMENTE tirar meus planos do papel, que hoje é uma marca que me orgulha muito, com um propósito incrível e produtos mais incríveis ainda (modéstia à parte).”
A partir da sua coragem e vontade de criar algo que representasse o seu lugar no mundo, Karen Feitosa soube transformar aquela energia que nos impulsiona a começar – o Efeito – em algo real.A Não Industrializados foi criada com o objetivo de levar alimentos saudáveis – de verdade! – para as pessoas. Foi feita para valorizar a economia local, e juntar sabor, nutrição e qualidade em um só potinho. Além disso, quando você compra um dos produtos, está levando muito mais que um alimento saudável. A Não Industrializados quer oferecer menos açúcar, menos ingredientes químicos, e entregar mais nutrição e carinho para dentro da sua casa.A Ka acabou de terminar de ler nosso último e-book, Instagram Skills, e continua com a gente desde o primeiro #SQUADDOEFEITO. E não temos palavras para dizer o quanto estamos felizes por tê-la junto conosco.
“Me toquei que vocês não só me ajudaram a dar o ponta pé inicial como continuam me acompanhando e ensinando sempre”.
Estamos muito orgulhosas por poder compartilhar essa história inspiradora, de uma mulher forte que soube colocar um projeto tão lindo em prática. O que você achou da série Mulheres de Efeito? Você que foi ou ainda é nossa aluna, mande sua história! Quem sabe, ela pode ser a inspiração para o próximo post. Conheça a história de nossas outras alunas:Darlis Santos