TUDO ORNA

View Original

As 5 maiores tendências do marketing digital para 2018

 O ambiente online, e tudo que envolve tecnologia, está em constante processo de inovação. Em pouco tempo aparecem tendências no mercado que trazem novos conceitos e ideias para o marketing digital. Grandes ou pequenas, essas mudanças permitem uma maior velocidade nas interações entre marcas e público, fazendo com que as pessoas se tornem mais exigentes quanto ao conteúdo produzido.  

A maioria das expectativas para o meio virtual giram em torno da rapidez na produção e acesso ao conteúdo.

  O público quer uma comunicação mais direta, em menor volume e com informações mais relevantes. Por isso, reunimos cinco tendências do marketing digital para fortalecer o relacionamento entre a sua empresa e o público-alvo  

1. Conteúdo instantâneo e relevante

O que começou com o Snapchat e agora toma conta das redes sociais são os stories. As marcas passaram a criar estratégias para publicar conteúdos temporários ou de maior urgência do seu público-alvo nesses canais de mensagens, fotos e vídeos instantâneos. É uma maneira mais fácil de manter uma relação próxima com as pessoas que acompanham suas redes sociais. Além disso, o público quer mais informação em menos tempo, por isso o conteúdo deve ser selecionado para fornecer informações mais relevantes e diretas.  

2. Inteligência Artificial e chatbots

Ainda sobre a necessidade de velocidade na produção de conteúdo, uma alternativa é o uso da inteligência artificial. Basicamente, são softwares que produzem conteúdo muito mais rápido do que o ser humano. A agência Associated Press costumava produzir notícias de 130 palavras depois de 15 minutos da divulgação de relatórios econômicos. Com o software, ela passou a produzir notícias de 500 palavras depois de 1 minuto da divulgação. Outra opção que ajuda na comunicação das marcas e empresas é o chatbot, que nada mais é do que uma programação de computador que simula uma conversa humana e facilita tarefas repetitivas, tanto para a empresa quanto para o público. O The New York Times usou um chatbot na sua página do Facebook durante as campanhas presidenciais dos EUA, o que ajudou a reproduzir notícias importantes e sanar eventuais dúvidas dos leitores.  

3. Realidade virtual

As ferramentas de realidade virtual podem servir para inúmeras áreas profissionais. Na educação, estudantes de medicina têm a chance de utilizar corpos virtuais nas aulas de anatomia. No mercado imobiliário, é possível visualizar o interior de uma casa sem precisar se deslocar até o imóvel. O ORNA Café, junto com a The ISO Productions, desenvolveu uma navegação 3D para que pessoas de fora de Curitiba pudessem conhecer o interior do café enquanto não podem visitar pessoalmente. Essas estratégias de aproximação permitem visualizar melhor um produto ou serviço.  

4. Transmissões ao vivo

As lives são muito vantajosas na comunicação porque não precisam de tanta infraestrutura e, além de garantir a velocidade na produção de informações, elas permitem que o público faça perguntas e converse com a pessoa que está fazendo a transmissão ao vivo. É uma interação instantânea e praticamente direta.  

5. Influenciadores digitais

Por último, mas não menos importante, os influenciadores se mantêm como peças importantes do marketing digital já faz algum tempo e continuarão como uma tendência não só em 2018, mas nos próximos anos também. Esses profissionais permitem uma comunicação rápida e efetiva, porque entendem o seu público, passam credibilidade e geram resultados. Pensando nisso, criamos o Mapeamento de Influenciadores, um e-book focado na importância dos influenciadores digitais para a evolução de uma marca ou empresa e como mapear os melhores profissionais para suas ações.O marketing digital está sempre cheio de novidades, não demora muito tempo para surgirem novas tendências. Assim como a tecnologia, ele busca estar sempre atualizado e, para isso, passa por muitas mudanças. Uma certeza é que, se surgirem novos instrumentos na tecnologia, são grandes as chances de o marketing digital procurar uma forma de adaptar o uso para a comunicação.

 

++Veja também: 5 vídeos sobre empreendedorismo para assistir já!