6 livros sensacionais que unem o universo da moda e o mundo dos negócios
Viver de moda não é tarefa fácil, assim como em toda profissão. É preciso ter amor, dedicação e entender que o estudo não para nunca - e isso é o mais legal pra quem quer trabalhar em alguma das diversas áreas desse mercado tão imenso.Seja como stylist, blogueira, designer, comprador ou qualquer outro cargo do mundo fashion, é preciso ter referências e se cercar de conteúdos e informações que venham de quem já tem a experiência. E esse post é para ajudar exatamente nisso: apresentar livros incríveis que trazem o relato e dicas de pessoas que já trabalham com moda há muito tempo - e que tem muito pra contar sobre suas tragetórias.
MODA COM PROPÓSITO
Minha primeira indicação é um dos meus preferidos! "Moda com Propósito" foi escrito pelo André Carvalhal, ex gerente de marketing e conteúdo da Farm. E neste livro, ele conta como funciona a indústria da moda, porque ela tem esgotado tanto os recursos do meio ambiente e a contradição que existe por trás da compra desenfreada, sem objetivo - e, claro, como as marcas podem e devem se adequar ao novo modelo de mercado.Sinopse: "Mirando muito além da venda e do marketing, ele nos mostra como é necessário entender certos valores ― como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural ― para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Assim como é preciso aprender a viver com menos, pensar nas consequências de se buscar sempre o mais barato e refletir no impacto social de cada ação". Ou seja, leitura obrigatória pra quem quer ser um empreendedor consciente.
MODA É F#%@
O Paulo Martinez é editor de moda, stylist e autor desse livro super bem feito. Além de contar sua tragetória, ele também compartilha todos os bônus e ônus da profissão. Os amigos do Paulo também tem uma participação fundamental na edição - que ainda nos traz imagens lindas, dignas de revista.Sinopse: "Do editor de moda e stylist Paulo Martinez, com fotografias, uma auto-biografia narrando sua trajetória e depoimentos de amigos, modelos, estilistas, fotógrafos, além de outras pessoas que cruzaram seu caminho ao longo de 33 anos de carreira no mundo da moda. As imagens que ilustram o livro são assinadas por nomes como: Andre Schiliró, Fernando Louza, Gui Paganini, Tripolli, Miro, Bob Wolfenson, entre outros". Daqueles que precisamos ter na estante!
PRINCÍPIOS DE GESTÃO DE NEGÓCIOS DE MODA
Uma ótima leitura pra quem quer focar em aprender os macetes de um negócio da área fashion. Ele tem uma dinâmica um pouco diferente: dividido em 6 capítulos, ao fim de cada um são fornecidos exercícios referentes aos textos correspondentes e entrevistas com pessoas experts no assunto.Sinopse: "Princípios de Gestão de Negócios de Moda apresenta uma introdução ao negócio da moda através da análise dos processos, funções e objetivos que definem este setor multifacetado. Cada capítulo analisa conceitos como a previsão de tendências, a comunicação e a tecnologia aplicadas à moda, as compras, a logística e as cadeias de suprimentos, o marketing e as iniciativas empresariais. Esses conceitos são complementados com exercícios e casos práticos com foco em situações reais da indústria, além de entrevistas com profissionais do setor. Princípios de gestão de negócios de moda constitui uma importante introdução à gestão comercial da moda, que será de grande utilidade para estudantes, profissionais do setor e para todos que queiram se converter em um ativo valioso para uma empresa de moda". Conteúdo impecável e imperdível.
GIRLBOSS
Devorei esse livro em uma semana! Adoro a maneira com que a Sophia se expõe e conta tudo o que deu errado antes de tudo dar certo, mesmo não concordando com várias condutas que ela diz tomar conduzir o seu negócio (vide que ela até declarou falência há algum tempo). E não tenham como base a Série produzida pela Netflix, porque ela não consegue traduzir em nada o que é o livro e nem a história que nele é contada. Deixem os preconceitos de lado e se joguem, porque vale muito a pena - desde quem quer ser um empreendedor de moda até quem quer trabalhar em uma grande empresa desse mercado.Sinopse: "Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade, o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso". Impossível não curtir essa leitura ;)
ESTÚPIDA, EU?
Minha última compra - e não poderia ser melhor! Assim como a Dé, a Bá e a Ju fazem quando compartilham toda a história delas desde o comecinho do blog, a Camila Coutinho também fez isso e resumiu os 11 anos de Garotas Estúpidas em 163 páginas bem escritas e estruturadas. Dicas, erros e acertos expostos de um jeito leve e divertido.Sinopse: "Camila Coutinho é um fenômeno. Criadora de um dos blogs de moda mais influentes do mundo, o Garotas Estúpidas, hoje ela tem milhões de seguidores nas redes sociais, parcerias com grandes marcas globais, uma gama de produtos licenciados, estampa capas de revista e é presença garantida na primeira fila de todas as mais importantes semanas de moda. Designer de moda por formação e empreendedora por destino, Camila teve a ideia de criar o blog durante uma madrugada insone para trocar informações com as amigas numa época em que o conteúdo criativo na internet ainda engatinhava. Dez anos depois, ela compartilha em Estúpida, eu? o que fez para transformar — com muita inteligência e jogo de cintura — o que era apenas um hobby em um grande negócio, além de compartilhar suas ideias sobre o que podemos esperar do futuro da moda em um mundo cada vez mais conectado". Compraria mais mil vezes.
A MODA IMITA A VIDA
Por último, mas não menos importante, mais uma indicação de uma obra do André Carvalhal. A Moda Imita a Vida é focado em construção de marca e sobre se descobrir para que o seu negócio dê certo - e conta com depoimentos de profissionais de peso. Uma leitura gostosa e que dá pra finalizar em poucos dias.Sinopse: "Quando se trata da construção de uma marca, descobrir o que fazer tem muito a ver com descobrir quem a marca é. Com jeitinho de 'autoajuda', mas sem a menor intenção de trazer receitas ou respostas milagrosas, 'A moda imita a vida' tem o objetivo de gerar insights sobre caminhos de construção e manutenção de uma marca de moda, por meio do seu autoconhecimento. A partir de entrevistas com alguns dos principais profissionais do mercado e criadores de grandes marcas, como Oskar Metsavaht, Ronaldo Fraga, Isabela Capeto, Kátia Barros e Marcello Bastos, o livro aborda as principais questões de uma marca na construção da sua identidade, imagem e posicionamento". Amor real por esse livro.