Sobre EMPREENDER

No início de 2016, publicamos um vídeo no canal do Tudo Orna falando sobre EMPREENDEDORISMO, assunto que ainda era pouco recorrente por lá. E apesar de já fazer um ano desde que ele foi ao ar, as vivências que documentamos naquele 3 de fevereiro continuam valendo como aprendizado para nós - e como inspiração para quem também é mulher e empreendedora.Essa gravação foi feita logo após assistirmos ao filme JOY: O Nome Do Sucesso, que retrata a história real de Joy Mangano, uma mulher americana que se encontra profissionalmente quando cria um produto um tanto quanto diferente. Ela acaba apostando todas as suas fichas nele e sua tragetória se desenrola a partir daí. E por ter vários pontos interessantes - com os quais nos identificamos demais - despertou um insight sobre esse assunto.  Desde o começo das nossas marcas, sempre nos questionaram sobre como é ser uma mulher empreendendo (três, melhor dizendo). E não negamos: no começo, foi difícil! Nos deparamos com situações nas quais sentíamos uma barreira ainda maior pelo fato de, além de pioneiras, sermos mulheres.É claro que muita coisa mudou de lá pra cá. Hoje, nos respeitam e nos compreendem nesse mercado no qual estamos inseridas, mas ainda não é o mundo ideal. Precisamos nos impor cada vez mais, só que isso só nos torna mais fortes e orgulhosas - e aqui, estamos nos referindo a todas as empreendedoras desse mundão.Agora, falando num geral para quem quer empreender, independente do gênero e área de atuação: 

EMPREENDER É CORRER RISCOS!

Sim, isso é um fato imutável. Quem quer se jogar em um negócio próprio se arrisca desde o princípio, pois hora ou outra, vai abrir mão da segurança de um emprego fixo, ou de um carreira já estabelecida. É investir tempo, dinheiro - não necessariamente muito - e, principalmente, amor. 

SE TRABALHA MUITO MAIS

Diferentemente de um emprego convencional, o empreendedor acaba não tendo toda aquela tranquilidade no fim do dia. Se você trabalha das 8:00hrs às  18:00hrs, por exemplo, existe aí um expediente a cumprir diariamente. No caso de quem empreende, não tem um horário de começo e fim dos trabalhos. A nossa mente funciona diferente - e isso é ótimo, pois acabamos não nos limitando. 

SERÃO USADOS RECURSOS ALTERNATIVOS

No começo, trabalhávamos na casa dos nossos pais. E isso foi muito importante para nós, podem acreditar. Bom pela economia de tempo e dinheiro, e é um recurso muito, mas muito usado até hoje por novos empreendedores - afinal, trabalhar em um esquema home office é, muitas vezes, mais prático e confortável. Pra fazer dar certo, é preciso ter disciplina, acima de tudo. 

NÃO DESISTA NO PRIMEIRO OBSTÁCULO 

Quantas vezes pensamos em desistir? Algumas. Mas o mercado, seja ele criativo, de prestação de serviços ou qualquer outro, é instável e muitas coisas não vão sair conforme o planejado. Durante a vida de uma empresa - que tenha de 9 meses a 90 anos - sempre vai existir essa não total estabilidade, e isso acaba motivando mudanças e adaptações. Ou seja, sua vida nunca será monótona e você pode ser surpreendido por coisas muito melhores do que o imaginável. 

NO FINAL, TUDO VALE A PENA

Existe um número infinitamente maior de prós do que contras na jornada empreendedora. A satisfação de se fazer algo no qual você acredita e ver tudo dando certo é só uma vantagem. É trabalhar com amor e se empenhar em algo que, pra sempre, é seu. É poder mudar a vida de outras pessoas e vê-las felizes e gratas por isso. E, no fim das contas, ter orgulho de tudo que foi realizado. Então, fazendo um resumão de tudo isso, a dica que fica aqui é: consumam esse tipo de conteúdo que motiva, que desperta curiosidade e faz nascer ideias. Aqui, foi um filme, só que existem mil e um outros tipos de recursos para isso - como artigos no LinkedIn, livros e documentários. Pesquise, seja curioso!E pra quem ficou com vontade de saber mais sobre o vídeo - apostamos que todos vocês ficaram - que motivou esse post, que tal assistir agorinha aqui abaixo? É só dar o play: https://www.youtube.com/watch?v=VTPTLaBxfYI 

++Veja também: O que você espera da empresa onde sonha trabalhar?

Anterior
Anterior

Moodboard: ROSINHA

Próximo
Próximo

ORNA Café Move - a série