5 fatos sobre como é fazer faculdade nos Estados Unidos
Os Estados Unidos é um país ótimo, mas mais difícil de me adaptar do que eu imaginava.
Pra quem chegou agora, eu estudo faz 6 meses na SCAD (Savannah College of Art and Design), pelo programa Ciências sem Fronteiras. Como eu ja falei antes, o sistema de aulas por aqui é por quarters. ou seja, o ano é dividido em 4 períodos de aulas. Assim que cheguei, eu fiz um quarter de inglês ESL (English as Second Language), dai eu tive duas semanas de break, e aí começou efetivamente o meu primeiro quarter de aulas acadêmicas. Temos a opção de escolher três classes em cada quarter. As matérias, assim como no Brasil, são de níveis diferentes, umas mais difíceis que as outras. Escolhi minhas matérias pela descrição delas, uma de Fashion Design, chamada Current Trends and Forecasting, outra de Fashion Marketing, Contemporary Issues on Fashion Merchandising. A terceira matéria foi Introduction to Anthropology. Nesse segundo quarter me matriculei nas matérias de Communication, chamada Speaking my Ideas, uma de photography chamada Controlled Lighting I e outra de Fashion Marketing, chamada Fashion Aesthethics and Style.
Separei algumas curiosidades de como é fazer faculdade nos Estados Unidos e como são as aulas por aqui.
01 | Cada um por si. É difícil se acostumar com o estilo dos americanos. Diferente do Brasil, aonde todo mundo tenta se ajudar e há uma certa cumplicidade entre a turma (pelo menos na minha Universidade era assim…), aqui nos Estados Unidos os alunos são bem individualistas. Dentro da sala de aula, as minhas experiências com meus colegas de classe não foram lá muito excelentes. No finalzinho do quarter que eu fui entender bem certinho como é o estilo deles e consegui entrar mais no clima.
02 | Pontualidade. Para os americanos, o atraso é inaceitável. Se sua aula é as 11h da manhã, a maioria dos alunos já estão na sala de aula no mínimo as 10h 45min. Os professores toleram 15 minutos de atraso, se você chegar na aula depois disso, levará falta, independente se chegou 16 minutos depois. Além disso, aqui na SCAD você recebe um email no portal do aluno avisando que sua falta foi reportada e que se você tiver mais faltas durante o quarter isso poderá prejudicar seu aprendizado. Com quatro faltas você é considerado desistente da matérias. Outra coisa interessante é que aqui a chamada é feita pelo sobrenome, então pela primeira vez na vida eu até agora sou sempre a primeira da lista porque meu sobrenome é Alcantara :D03 | Comida. É engraçado, mas uma das coisas que eu não imaginava e que acontece aqui nos Estados Unidos é o fato de as pessoas comerem dentro de sala de aula. Eu não sei vocês, mas na minha Universidade em Curitiba, não podia comer na aula, não. Se por um acaso o professor deixasse, você tentava usar da maior discrição do mundo para não atrapalhar a aula ou para o professor não ver. Se a pessoa do seu lado visse voce comendo uma bolachinha, você até oferecia para não ficar chato. Aqui é bizarro. As pessoas comem o tempo todo no meio da aula sem preocupação nenhuma. Comem até falando com o professor.04 | Horários. Os horários das aulas são das 8h as 10h 30min, dai das 11h as 13h 30min e depois das 14h as 16h 30min. Eu estranhei muito no começo, principalmente porque como eu peguei as matérias seguidas uma das outras eu tenho so 30 minutos para almoçar, e já tenho que correr para outra aula. Aqui o “12h é horário de almoço” não faz muito sentido pra eles. E também eles jantam super cedo, tipo, as 17h já dá pra jantar.05 | Disciplina. Isso é um ponto muito massa. A maioria dos alunos são bem engajados e participam bastante da aulas. Acho que nunca presenciei um professor tendo que chamar atenção de algum aluno por estar conversando ou mexendo no celular.
Claramente o sistema de ensino dos Americanos, mesmo que puxado e insano (ou mesmo que individualista), traz bons resultados para a nação deles. Eu estou gostando de ter esse contato de perto e entendendo mais como as coisas funcionam no primeiro mundo. The American way of life!
Se vocês tiverem alguma duvida sobre o intercambio e/ou a SCAD, e/ou Savannah, deixem aqui e eu tentarei responder nos próximos posts. Tô feliz de estar de volta :D
JOSBEI