Como levar seu gato para passear

Processed with VSCOcam with hb2 presetOi pessu!Depois que coloquei alguns vídeos e fotos do Jon passeando de coleira no parque, houveram muitas dúvidas em relação a como consegui isso. No meu caso não foi nenhum treinamento específico, apenas muita paciência, amor e acreditar que gatinhos também podem passear :)Desde que adotamos o Jon, já identificamos nele um comportamento diferente de outros gatos. Ainda neném, ele se mostrava muito tranquilo na presença de estranhos, não saía correndo cada vez que estava em uma nova situação e nunca foi um gatinho medroso. Esses sinais em sua personalidade nos mostravam que ele tinha grande chance de apreciar um passeio de forma tranquila. Mas o que nos motivou mesmo a levar o Jon para fora, foi seu amor pelas plantas da casa. Eu tenho algumas folhagens espalhadas pelo apartamento e ele sempre gostou de ficar perto delas. Estava sentindo que o Jon iria amar colocar as patinhas na grama e conhecer um novo ambiente. Foi então que decidimos comprar uma guia de gato e fazer o teste.Processed with VSCOcam with a6 presetSaímos com ele no colo até um pet shop próximo a nossa casa. Essa parte foi importante, porque assim ele já foi se adaptando com o ambiente externo antes mesmo de colocar a coleira. Chegando lá, escolhemos a coleirinha adequada para o seu tamanho e fomos até a Praça do Japão.No primeiro dia ele ficou parado no mesmo lugar por vários minutos, só observando o que passava a sua volta. Os cantos dos pássaros eram o que mais chamavam a sua atenção. Não forçamos nada, deixamos ele ali, paradinho, esperando tomar a decisão de explorar ou não. Eu sabia que gatos só costumam relaxar depois que conhecem detalhadamente o ambiente onde estão. Após algum tempo olhando e olhando, ele resolveu caminhar na grama e pegar mosquitinhos. Era visível que ele estava curtindo ficar ali.Processed with VSCOcam with a6 presetNo segundo dia levamos ele no mesmo local. O Jon se sentiu tão confiante que até começou a escalar árvores, caçar insetos e correr.Nos dias seguintes começamos a levar em lugares novos e mais movimentados para ver sua reação. Ele continuou animado e explorador. Hoje ele caminha da praça até o apartamento como se fosse um cachorro, vai andando na calçada fazendo todo caminho. É muito fofo!Processed with VSCOcam with a6 presetProcessed with VSCOcam with a6 presetDicas para quem quer levar seu bichinho para passear:

  • Conheça seu gato

É  importante entender que cada gato tem uma personalidade própria. Os mais tímidos e medrosinhos poderão nunca curtir um passeio, podem ficar apavorados com o ambiente aberto. Ao tentar passear com ele, fique atento e observe se os sinais que ele dá são de bem-estar ou de estresse. E respeite-o se ele não quiser sair.

  • É importante começar a acostumar enquanto ainda é jovem

Nós levamos o Jon com dois meses para essa aventura. Quando são acostumados ainda pequenos, fica mais fácil a adaptação. Gatos mais velhos tendem a não aceitar novas experiências. Mas li alguns artigos que mostram que é possível com treinamento.

  • Mantenha as vacinas em dia

Você vai expor seu bichinho em um ambiente totalmente novo,  é importante manter as vacinas em dia para não correr riscos de pegar doenças. Também é importante tomar cuidado com pulgas.

  • Guia própria para gatos

Compre um peitoral próprio para gatos, as de cachorro não funcionam! Você encontra modelos em qualquer pet shop. Comece acostumando seu gatinho a usar peitoral e guia dentro de casa enquanto come ou brinca. Deixe o peitoral justo, de modo que o gato não consiga tirá-lo de jeito nenhum, uma escapada pode colocar em risco a vida dele. Peitorais com uma coleira em torno do pescoço aumentam muito a segurança.

  • Paciência

Tudo na vida de um gato, além de envolver costume, envolve paciência. Se ele  não se estressar com o passeio, mas não se mostrar muito confiante no primeiro dia, incentive-o levando mais vezes e o deixe andar sozinho. É um processo de adaptação que vai depender também da personalidade do gato. Ao contrário dos cães, gatos não fazem o que os donos querem apenas para agradá-los, eles realmente precisam gostar de sair. Por isso, muita paciência pra ele se acostumar e apreciar o passeio <3

 

Apesar de o passeio com gato ser bem limitado, é muito gratificante vê-lo explorando novos ambientes e interagindo.  Sem falar que gatos são curiosos e precisam ser estimulados. 

Quem aí tem dicas e também leva seu gatinho para passear?

Anterior
Anterior

Look | Macacão branco

Próximo
Próximo

Projeto arquitetônico do apê 33