VEGETARIANO | Nhoque de Domingo
Fotos por Nina Vilas Boas
Nhoque ou Gnocchi?? Ainda não sei! Mas o importante é que todos entendam! Então, lá vamos nós a mais uma receita delícia:
Almoço de domingo não poderia ser completo se não adicionar a família no meio. E foi assim que passei boa parte do meu domingo chuvoso em Mandirituba City, na casa de meus pais. Em muito boa companhia, a minha contribuição para o nosso almoço foi um nhoque ao molho sugo. Acho que estava bom. Não sobrou nhoque para esquentar na janta.
Fazer o nhoque na verdade é hiper fácil. O mais difícil é limpar toda a sujeira e a farinha que espalhei para todos os lados. Mas valeu muito a pena!
Para a receita do nhoque, os nossos ingredientes são:
♥ 1 kg de batata
♥ 2 ovos
♥ 200 gr. queijo ralado
♥ 2 colheres de óleo de coco
♥ 600 gr. de farinha
♥ sal
E para o molho, precisaremos ainda de:
♥ 5 tomates pomodoros
♥ 1 cebola
♥ 1 dente de alho
♥ manjericão fresco
♥ sal
♥ pimenta do reino
Primeiro passo: cozinhe as batatas. Esse é o passo mais demorado de todos, então deve ser feito antes de tudo. Mas enquanto isso, pode aproveitar para já deixar seu molho de tomates pronto. Então, depois de descascar as batatas e colocá-las para cozinhar com um pouco de sal, deixe os tomates por 5 minutos em água quente e depois retire a casca e sementes. Frite a cebola, o alho e quando já estiver bem douradinho, adicione os tomates, um pouco de água, sal e pimenta e deixe ferver até que o tomate vire um molho lindo! Se preferir agilizar o processo, bata os tomates no liquidificador e coloque esse suco na panela onde refogou o alho e a cebola. Deixe reduzir até que o molho fique na consistência desejada. Desligue, e quando estiver um pouco mais frio, adicione as folhas de manjericão. Voilá, o molho está pronto.
Quando as batatas estiverem cozidas e já frias, pegue seu espremedor de batatas, e esprema uma a uma dentro de uma vasilha como se fosse fazer um purê. Depois, adicione um ovo inteiro e mais uma gema, coloque também o óleo de coco derretido, o queijo ralado, o sal e mexa tudo muito bem. Quando estiver tudo bem homogêneo, é hora de dar o ponto com a farinha. Como depende muito da quantidade de água que a batata tem, é difícil mensurar a porção exata de farinha que será usada, mas o melhor é ir adicionando a farinha aos poucos até que seja possível fazer rolinhos com a massa sem que ela fique grudando por tudo.
Quando a massa finalmente chegar a esse ponto, jogue um pouco de farinha em uma bancada e faça um primeiro teste com a massa. Se, ao jogar os cubinhos de nhoque na agua quente, eles permanecerem inteiros e sem se desfazer, é porque temos um nhoque perfeito! Caso contrário, adicione mais um pouco de farinha e faça um novo teste.
Quando atingir o ponto certo do nhoque, é só cozinhar. Você vai saber que eles estão cozidos quando começarem a subir para a superfície. Leva em torno de um minuto e meio ou dois.
Por fim, nhoques cozidos, adicione o molho, um queijinho ralado e você terá o nhoque mais gostoso da face da terra!
Dica número um: não coloque muitos cubinhos de nhoque para cozinhar, eles podem grudar uns nos outros.
Dica número dois: o óleo de coco pode ser substituído por manteiga ou margarina.
Well pessoas, essa foi a gostosura da semana! Espero que gostem e qualquer duvida, venham falar comigo!
Se você tentar essa receita em casa, tire uma foto e poste com #tudoornagourmet pra gente ver! (:
Beijinhos!