Vegetariana | Panqueca de Legumes e Quinoa

E de gostosura do dia teremos: panquecas de legumes e quinoa!

Dia de inverno quente em Curitiba, transito das 7 horas para chegar em casa e enfim, kitchen, sweet kitchen! Na companhia de Khaleesi (meu cachorro) e da Nina (sister), preparei um prato super saudável, leve e para não perder o costume: vegetariano!

A Nina é meio suspeita para falar, mas segundo ela, estava muito bom!

Passando um pouco as introduções, vamos ao prato do dia! A panqueca, não era simplesmente uma panqueca qualquer, foi bem pensada e testada já algumas vezes! E de resultado tivemos uma massinha bem leve e macia e um recheio saboroso e saudável. 

Para a massa:

2 ovos
 200 ml de água
 3 colheres de trigo
 2 colheres de sopa de azeite de oliva

Para o recheio: 

 óleo de girassol
 1 cebola
 2 abobrinhas pequenas
 1 berinjela pequena
 2 tomates pomodoro
 ½ xícara de quinoa
 sal a gosto
♥ pimenta calabresa a gosto

Para o molho:

2 tomates pomodoro
 sal
orégano

 

Como Preparar:

De inicio, fiz a massa. Segundo a minha vozinha, é sempre bom deixar a massa da panqueca descansando por no mínimo 15 minutos e realmente ela sempre estava certa, mesmo sem saber o porquê. 

O segredo de uma boa panqueca é uma boa massa, e para dar elasticidade e uma textura leve e saborosa é necessário deixar o glúten, proteína do trigo,  formar as cadeias de proteína que vão conferir essas qualidades à massa. Inclusive, segundo alguns franceses mais radicais, temos que deixar a massa descansar por no mínimo 2 horas. Mas como eu não tinha tempo para ser radical, deixei descansar por meia hora, tempo suficiente para preparar o recheio. 

Deixando os franceses de lado,  para a massa eu misturei os ovos caipiras, a água, o trigo, e as 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem. Coloquei primeiros os ingredientes líquidos no liquidificador, em seguida o trigo e bati até ficar homogêneo. 

Enquanto a massa descansava, preparei o recheio. Primeiro cozinhei a quinoa e temperei com o sal e pimenta. A quinoa demora em media 15 minutos para ficar pronta. Enquanto isso, cortei o restante dos ingredientes. Depois de tudo cortadinho, refoguei a cebola, depois adicionei berinjela, e quando estava tudo bem douradinho e com um aroma maravilhoso, adicionei a abobrinha e o tomate, abaixei o fogo, tampei a panela e deixei refogar bem lentamente por mais uns 15 minutos.

Enquanto o recheio ia ficando pronto, fervi os tomates para tirar a casca, em seguida joguei os tomates pelados e sem semente no liquidificador, e depois joguei em uma panela para reduzir a agua e temperei com sal e pimenta do reino preta. Para ficar pronto, levou em média 15 minutos. 

Com quase tudo pronto, adicionei ao recheio a quinoa já pronta, misturei com os legumes refogados e recheei a paqueca. Ficou delicia! O molho de tomate em cima deixou a panqueca super juicy! 

Para acompanhar, fiz uma salada bem refrescante de rúcula com gominhos de laranja. Foi bem simples, primeiro descasquei a laranja e tirei toda aquela parte branca da casca, cortei os gomos e misturei com um macinho de rúcula. Temperei com um pouco de azeite de oliva extra virgem e flor de sal. Ficou delicia! 

Ah sim, a receita da massa serviu muito bem duas pessoas! Até sobrou umas duas massinhas prontas e recheio para contar história!

 

People, semana que vem tem mais! Espero que tenham gostado e que testem em casa!
Qualquer coisa, let me know!

Se você  tentar essa receita em casa, tire uma foto e poste com #tudoornagourmet pra gente ver! (:  

Bisous!

Anterior
Anterior

Vestido estampado e sandália

Próximo
Próximo

Warner Bros anuncia outro filme no universo de Harry Potter