Madrinha de Casamento: Vestidos Iguais ou Diferentes?
Ideias de vestidos e looks iguais para madrinhas
Tem quem não goste de "americanizar" o casamento. Aqui no Brasil não é comum as madrinhas usarem o mesmo modelo ou cores de vestidos. E nem todas as noivas se sentem a vontade de pedir para que suas madrinhas de casamento usem vestidos iguais. Por isso, acredito que para os noivos optarem por esse modelo, vai depender muito de quem chamarem para esta função. O grau de amizade e envolvimento da noiva com as madrinhas deve ser levado em consideração. Eu sempre pensei nas madrinhas como pessoas muito próximas onde não me sentiria incomodada em pedir isso a elas.
Eu sou adepta do modelo americano. Noiva escolhe madrinhas, noivo, padrinhos. Assim você sabe o que pode exigir das suas e com certeza chamará para estar ao seu lado pessoas que realmente entendam todos os detalhes como você.
Existem algumas opções para padronizar os padrinhos e madrinhas no dia do casório:
MODELOS IGUAIS E CORES DIFERENTES
CORES E MODELOS IGUAIS
CORES IGUAIS E MODELOS DIFERENTES
As três opções deixam um visual bonito na cerimonia de casamento. Mas, na minha opinião, é mais delicado deixar o modelo do vestido a critério de cada madrinha, limitando apenas a cor. Isso por que cada uma tem seu estilo próprio. Além do mais, é difícil escolher um modelo de vestido que caia bem para todas e que agrade todos os gostos. Caso você queira que os vestidos de madrinha sejam idênticos (modelo e cor), marque um jantar com suas madrinhas e entre em um consenso. Mas lembre-se sempre: o casamento é SEU! Se alguma madrinha for totalmente contra, ela não merece ser sua madrinha.
COMO FIZ:
01. Defini as cores do casamento
Uma vez que você informa suas madrinhas da cor, não pode mais voltar atrás. Tive certeza das cores antes de mais nada.
02. Falei com cada uma sobre o assunto
Antes de entregar o convite oficial, falei com cada madrinhas sobre a proposta do meu casamento e o porque dessa padronização. Assim todas entenderam e aceitaram o desafio.
03. Criei um grupo fechado no Facebook
Criei o grupo "Madrinhas da Bá". Lá era nosso canal de comunicação, sempre postava as minhas ideias para elas e elas postavam sugestões para mim. Sempre atualizava o grupo com as novidades e dava dica para as escolhas dos vestidos.
04. Criei uma conta no Pinterest
Bem no começo da organização do casamento, criei uma conta no Pinterest. Foi a melhor coisa que fiz. Além de armazenar minhas referencias, foi uma forma das minhas madrinhas acompanharem qual a proposta do casamento (que seria diferente do tradicional).
05. Fiz uma caixinha com o convite oficial
Fiz uma caixinha com todas as informações possíveis sobre o vestido e o casamento. No meu caso, estipulei a cor e o comprimento. Criei sets no Polyvore para servirem de inspiração. Essas caixinhas são comuns nos EUA, peguei varias referencias de blogs gringos <3 Eu aconselho a fazer a caixinha de madeira ou outro material durável. Algo que dure mesmo, sabe? Eu fiz as minhas de papel pensando em economizar um pouco, mas no final nem economizei tanto assim. Vale a pena investir um pouco mais (: Veja o modelo que a noiva Bethany fez para as madrinhas dela aqui.
06. Para padrinhos
Como também tínhamos padrinhos muito próximos, fizemos a mesma coisa com eles. Mas definimos apenas a cor da gravata que, nesse caso, nós compramos e colocamos na caixinha para eles usarem no dia. Fizemos isso porque não é fácil encontrar gravatas na cor mint e aqua aqui no Brasil. Mandei vir dos EUA.
Eu escrevi o texto para as meninas e o Ricardo fez o texto (um pouco mais descontraído) para os meninos.
Deixei a imagem dos textos com link para aumentar (caso alguém queira ler o conteúdo).Eu acho lindo os vestidos de madrinhas iguais. Espero ter ajudado as noivinhas de plantão (: E para quem não viu, nesse post AQUI você encontra todos os links sobre o meu casamento.–♥–Para nos acompanhar diariamente, não esqueçam de nos seguir pelo INSTAGRAM (@tudoorna)Josbei! ;*