NEW LOOK: PEPLUM
História da Moda. Estamos numa época do meu curso de Design de Moda no Centro Europeu em que justamente estamos focadas nas vestimentas em seus respectivos períodos históricos. Sendo assim, resolvi fazer esse post sobre uma trend-alert que já vimos no passado: PEPLUM.
Em 1939 à 1945 ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Ocorreu, então, um racionamento de tudo, inclusive de tecidos. Contrapondo tudo e todos, no final dos anos 40 (mais precisamente em 1947) Christian Dior lançou a coleção Carola ou New Look, com zero de racionamento e tecidos até não poder mais.
Saias rodadas, cinturas finas, ombros e seios naturais, luvas e sapatos altos começavam a ser introduzidos no armário feminino. Esse estilo consolidou-se veemente nos anos 50.
A cintura fina da mulher foi cada vez mais evidenciada e uma das formas de se fazer isso era com o modelo PEPLUM. Pode ser direto da blusa, pode ser direto da saia (Nos anos 40, a saia lápis era a mais usada.) O PEPLUM foi definido pela revista ELLE como ''nada mais que um babado estrategicamente posicionado um pouco acima dos quadris.''. E quando é usada a palavra ''estrategicamente'' é porque é mesmo.
Atenção para o truque da cintura fina: A forma volumosa que o tecido faz logo abaixo da cintura, faz com que esta pareça ainda menor.
Se você acha o look muito ousado mas mesmo assim quer experimentar, tente iniciar com forma menores, que só dão a ideia do conceito.
Algumas inspirações:
E você, usaria? Já usa? Conta pra gente!
Beijos!