FASHION RIO SUMMER 2013 | Resumão!
TOTEM
O verão é colorido para Totem. Com peças leves e tecidos suaves, entre eles shiffons de seda ou viscose e tricôs vazados, a coleção vai do total white ao estampado geométrico em calças estilo pijamas, blouses e vestidos esvoaçantes. Mais uma vez, o laranja e o azul são umas das cores que aparecem no desfile e, nos pés, loafers caramelos, brancos ou metalizados.
Por Julia Alcântara
MELK Z-DA
''Orquidário'' é o nome da coleção e quando os looks do pernambucano Melk Z-Da começam a entrar na passarela dá para entender o por que: Como pétalas de flores, os tecidos leves como seda são sobrepostos e esvoaçantes, dando movimento delicado para o visual. Cinturas altas e marcadas, blusas cropped e transparências também marcam presença. As golas fechadas sem decote e as aplicações nos tecidos brilhosos são o toque final. Nos pés, sapatos baixos e confortáveis dourados ou prata fazem eu querer ir agora para lá pegar um deles pra mim.
Por Julia Alcântara
SACADA
Bordados e texturas compõem o principal duo do desfile da Sacada. Na passarela, uma profusão de peças impecavelmente bordadas, como se pôde ver logo no segundo look, desfilado por Daiane Conterato. O jacquard também ganhou destaque na coleção com efeito metalizado. Brilho, aliás, é o que não falta no verão 2013 da etiqueta. Ele apareceu nos cristais, no lurex e nas placas de metal reluzentes que deram forma às saias e tops. Também chamaram atenção as peças feitas de patchwork jeans e as de couro colorido, que fizeram companhia para outras peças com estampas multicoloridas. Falando em cores, na cartela, houve espaço para dourado, preto, bege, amarelo, rosa, laranja e vermelho-coral.
Carol Muniz
OH, BOY!
Inspirada pela cultura oriental e pelas “new gueixas”, as Harajuku Girls, a grife carioca Oh, Boy! apresentou uma coleção jovem e ultragirlie. Ou seja, a passarela foi invadida por vestidos com saias rodadas e de cintura marcada. O comprimento predominante foi o míni, que pôde ser visto em vestidos, saias e shorts. Tecidos acetinados e metalizados remetiam à inspiração da coleção, assim como as fofas estampas gráficas que formavam ursos panda. Ponto para os muitos bordados e para os looks que traziam o conjuntinho, tendência que já vem ditando moda desde a última temporada de inverno. Destaque ainda para os paetês, que apareceram em diversas peças, para as clutches estampadas e para os maxibrincos.
Carol Muniz
NEW ORDER
O clima navy tomou conta da passarela da New Order. Não à toa, vários elementos que remetem ao estilo puderam ser vistos nas peças da grife de acessórios. Azul-marinho, branco, vermelho e tons de caramelo integraram a cartela de cores. Nós, correntes, redes, cordas e conchas arremataram bolsas, colares e sapatos (com destaque para as flatforms metalizadas). Peixes deram forma a minibolsas e frutos do mar (de lagostas a caranguejos) também apareceram em detalhes. Troféu fofura do dia para a clutch que tinha, no lugar do fecho, uma pequena bússola. Ponto as shopping bags e para as bolsas baú.
Carol Muniz
E você? O que achou dos desfiles?