Moustache time!

Eles estão -em cima- da boca do povo: É A HORA DO BIGODE!

Vocês já devem ter percebido que há algum tempo usar bigode entrou na moda. Mas, se pesquisarmos um pouco da história, conseguimos perceber que, na verdade, ele nunca saiu de moda!

Historicamente, o bigode já teve seu valor cultural. Ele teve grande importância na sociedade do século XIX e primeira metade do século XX. A utilização demonstrava ostentação socioeconômica e tinha uso quase que obrigatório entre os homens de grande importância da época.

O nome: Os enormes bigodes que os germanos costumavam usar na Idade Média chamaram a atenção dos habitantes da Península Ibérica, como também os juramentos e as imprecações que aqueles bárbaros proferiam. Com inusitada frequência, os germanos exclamavam ‘bei Gott’, ‘por Deus!’ Mais que um juramento, era uma mera interjeição. Sem entender o que aquelas palavras significavam, os ibéricos começaram a chamar ‘bigod’ os homens bigodudos até que, com o tempo, a palavra já aportuguesada como bigode passou a designar o apêndice peludo.

Anos 60: ''Por ocasião do lançamento de Sgt. Pepper, todos os Beatles se acharam na necessidade de criar uma marca visual para o grupo que demonstrasse sua nova fase - de compositores maduros no lugar de garotinhos cabeludões: chegaram, obviamente, ao consenso do bigode.''
                                   Via idolosdebigode.blogspot.com

Anos 70/80: Freddie Mercury foi ídolo nos anos 70 e encheu estádios com seus shows nos anos 80. Seu bigode fazia sucesso.

Anos 90: O gago Scatman, considerado um dos melhores músicos do Jazz, criou uma fusão única de scat singing e techno, mais conhecido por seu hit de 1994 "Scatman". Seu bigode ficou Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop-famoso.

 

Atualmente: Anthony Kiedis, do Red Hot Chilli Peppers, foi um dos artistas a aderir ao bigodón ultimamente. Na sua apresentação ao Rock in Rio, no ano passado, ele já apresentava seus pêlos de face evidentes.

 

 E não é só na música. Muitos outros artistas, principlamente os atores de Hollywood, aderem ao bigode. Muitas vezes para interpretar personagens nas telonas, mas muitas outras, para lançar moda. E conseguem! Dá uma olhada:

James Franco

Ashton Kutcher

 

Brad Pitt

Zac Efron

Orlando Bloom

Jude Law


George Clooney

 

E para você (menino, espero) que está pensando em deixar o bigode crescer, está aí um mapa bigozístico para escolher o modelo que você quiser com o mestre do bigode, Mario:


 

E, por último, uma banda que acabou quando raspou o bigode:

 

 

Agradecimento especial ao meu amigo Léo que, numa conversa despretensiosa, me fez vir a ideia de criar esse post (:

Anterior
Anterior

SAG Awards 2012

Próximo
Próximo

Lookbook APPLE 1986