A pin up Curitibana Juliana Boiger

O Tudo Orna fez uma entevista especial com a curitibana Juliana Boiger, 19 anos, conhecida pelo seu estilo pin up.

Quando começou a se interessar pelo estilo pin up?

Isso é uma paixão que vem desde pequena, coisa de família mesmo... Comecei a me interessar pela moda e cultura da primeira metade do século xx desde cedo, e há alguns anos atrás, passei a produzir ensaios no estilo. Gosto muito de caprichar nos detalhes das produções, preparar "cenários"... Buscar por referências... É um tipo de trabalho que agrega tudo o que gosto em uma coisa só.

Você têm algum tipo de “nome pin up”?

Na internet sou conhecida como “Julie Van Wilpe”, que não é exatamente um nick de pin up e sim uma homenagem ao sobrenome da minha bisavó de origem Holandesa, ela me ensinou muito sobre toda essa cultura que eu amo tanto então resolvi homenageá-la sempre em meus trabalhos. Muitas “relíquias” de época que possuo, pertenceram á ela.

Você faz parte de um grupo chamado pin up Curitiba?

Não necessariamente, eu ando com algumas meninas que fazem esse tipo de fotografia, e a maioria são aqui de Curitiba mesmo. Todas elas fazem parte do pessoal do Rockabilly (para mim não tem como essas duas coisas andarem separadas), então, se for para definir um grupo de pin ups aqui em Curitiba, procure-as em um show de Rockabilly ;)

O que devemos fazer para ser uma pin up?

Para “ser” uma pin up é necessário primeiramente ter conhecimento de tudo que envolve essa estética, e paixão, sem a paixão por esse tipo de trabalho, pela época, e pela cultura, não adianta de nada sair por aí assumindo o look não é mesmo? É fácil identificar quem faz isso porque é apaixonado pela estética e quem faz isso só pelo fato de estar na moda. Mas a minha dica pra quem quer uma inspiração no look é pesquisar bastante referências em revistas antigas em sebos, dar uma olhada em livros sobre pin ups como : “1001 pin up girls” da editora Tashen (AMO!) e “Gil Elvgren: All His Glamorous American Pin-Ups” da Jumbo ou até em blogs que comentam o estilo da época, sempre tem dicas incríveis de penteados e até onde encontrar algumas peças de roupa e decorações.

Qual ensaio você mais gostou de fazer?

Acho que o ensaio que eu mais gostei de fazer é um set que ainda não foi divulgado e sairá em uma exposição de pinups nacionais no ano que vem; 12 meninas foram fotografadas e cada uma representa um mês do ano, eu fiz uma foto clássica inspirada em Gil Elvgren, usando uma camisola cor-de-rosa de época, comendo marshmallows ao redor de uma lareira, o ensaio foi bem especial pra mim porque foi produzido por uma veterana do gênero que eu admiro muito, Ana Bandarra, e fotografado por uma amiga muito querida também, Giovana Silvestri, Aguardem o resultado! ;-)

Qual é o seu look favorito?

Gosto dos looks que misturam referências de pinups westerns com pinups mais clássicas, um look que possuo que eu amo de paixão e traduz bastante essa estética é; uma camisa preta texana de alfaiataria com botões de madrepérola, uma saia godê turquesa, bem rodada e de cintura alta, meus inseparáveis pumps pretos em vinil e pra completar o look, uma bolo tie (gravata texana) e uma carteira de mão combinando com os sapatos! Sem mencionar um belo penteado e uma maquiagem clássica....

Você também canta?

Tento! Hehe. Sou uma das vocalistas de uma banda (ainda na garagem!) chamada Juvenile Delinquents, o estilo da banda tem bastante a ver com o estilo com que eu me visto, um estilo romântico e ao mesmo tempo rebelde característico dos jovens da década de 50. As minhas influências na hora de cantar (e de me vestir também!) são: Loretta Lynn, Wanda Jackson, Patsy Cline e é claro, a maravilhosa Janis Martin!

Você só se veste como uma pin up ou curte tudo que é retrô?

Com certeza curto tudo relacionado ao retro e ao vintage. Faz parte da minha personalidade, do meu universo, desde roupas, cabelos, decoração, e até às vezes influencia o meu trabalho (trabalho como designer em uma agência de soluções digitais). Vivo bastante nesse mundinho, apesar de ter consciência que vivo no século XXI e não me fechar para as referências atuais nunca, nem mesmo no quesito moda.

Fale alguma curiosidade sobre você!

Não sei se é bem uma curiosidade, mas para as leitoras do blog que tiverem interessadas, eu trabalho com penteados vintage para eventos especiais, casamentos ou até mesmo para ensaios fotográficos, quem tiver interessada pode mandar um e-mail para: julianaboiger@rocketmail.com e para ver alguns dos penteados que já fiz é só acessar: http://howdysister.blogspot.com/2010/03/portifolio.html

Raio x

1. Um livro: Saudades do Século XX – de Ruy Castro

2. Um filme: Casablanca

3. Uma atriz:– Grace Kelly

4. Um ator: Humphrey bogart

5. Um blog: http://www.diaryofavintagegirl.com/

6. Sonho de consumo: Um cadillac eldorado 1953

7. Um perfume: Very irresistible da givenchy

8. Um estilista/design: Christian Dior

9. Hobby: design, costura, música, vintage hair... São muitas coisas...

10. Trilha sonora: Rockabilly, Hillbilly, Bluegrass, Jazz e por aí vai...

11. Inspiração: Acho que a minha principal inspiração são as pin ups de elvgren, Vargas, Driben e Billy De Vorss .

12. Um recadinho para as leitoras do blog Tudo Orna:

Nunca deixem de usar o que tiverem vontade, a moda é uma forma de expressão pessoal e a opinião mais importante nesse quesito é sempre a SUA ;)

Páginas da Julie:

Obrigada Ju! Adoramos a entrevista!
Beijos
=*

Anterior
Anterior

5.ª edição - Desafio Passarela SENAI

Próximo
Próximo

Rachel Bilson