Mulheres de Efeito #33 Mariana Chinato | Tudo Orna

by , 04/10/2019 //

Oi pessu! Hoje chegamos à 33ª edição da nossa série Mulheres de EFEITO e nós vamos contar a história de uma aluna do nosso primeiro squad, a talentosa Mariana Chinato. No seu perfil, ela mostra uma variedade de peças únicas que ilustra e entrega com amor a quem decide cruzar o seu caminho. Essa é uma história inspiradora – e linda. Vamos conferir?

Mulheres de EFEITO - Mariana Chinato - EFEITO ORNA

 A Mari é formada em Arquitetura e Urbanismo e nos contou que a paixão pela ilustração foi algo que surgiu naturalmente na sua vida, inclusive durante a sua trajetória acadêmica. Apesar de saber que trabalhar com desenho a faria feliz, essa era considerada uma segunda opção, já que, em suas palavras, ela “tinha-que-trabalhar-com-arquitetura-e-só”.

A virada do seu mindset aconteceu quando ela teve, por meio do curso EFEITO ORNA insights sobre como usar toda a sua multipotencialidade, palavra essa que a fez sentir-se abraçada em meio a tantas incertezas profissionais.

Essa nova forma de enxergar o mundo, aliada a encomendas pontuais recebidas por amigos e um trabalho de cenografia de uma feira de arte impressa, despertaram na Mari a certeza de que sim, ela é uma ilustradora e pode muito bem trabalhar com aquilo que faz o seu coração bater mais forte.

Mulheres de EFEITO - Mariana Chinato - EFEITO ORNA

Dentre tantas coisas que a Mari faz explorando a sua multipotencialidade, as suas ilustrações são as que fazem mais sucesso. Ela ilustra tudo que for passível de tinta e feito à mão: são murais, porcelanas, adesivos, quadrinhos, prints e uma infinidade de coisas que podem ser encomendadas e feitas de forma exclusiva. Hoje todo o processo de venda é feito através do seu Instagram @mchinato e feiras das quais ela participa.

 “Ouvir as meninas falando sobre ser multipotencial, sobre o futuro do mercado de trabalho e de como isso era algo realmente bom, fez muita coisa mudar. Me senti abraçada, compreendida e finalmente entendi que não precisava ser “ou” e passei a ser “e”. Essa foi a mudança mais profunda que o Efeito causou em mim, que me revirou e fez olhar para o meu trabalho de outro modo. Me fez sentir potente e realmente acreditar no meu trabalho, seja ele materializado em uma forma arquitetônica ou uma louça ilustrada”.

Mulheres de EFEITO - Mariana Chinato - EFEITO ORNA

 Se você é tão curioso quanto nós, deve estar se perguntando: onde será que a Mari encontra tanta inspiração para fazer o seu trabalho? A resposta não poderia ser mais linda, dá uma olhadinha:

 “Hoje o que mais me inspira a continuar ilustrando e entregando minhas “caixinhas de amor”, como eu gosto de chamar. São as pessoas que se conectam comigo por meio do meu trabalho, mas sobretudo o que me move hoje é saber que uma peça ilustrada pelas minhas mãos é capaz de materializar o amor de uma pessoa pela outra. A maioria das peças que eu entrego são encomendas para presente: do namorado pra namorada, de uma filha para uma mãe, de um amigo querendo presentear outro com algo significativo e feito especialmente pra ele”.

 É muito amor, não é? Para nós, aqui do EFEITO ORNA, não é diferente pois a nossa maior fonte de inspiração é ver o quanto cada aluno nosso ou pessoa que consome os nossos conteúdos gratuitos se coloca em movimento por meio da nossa fala e propósito.

Mulheres de EFEITO - Mariana Chinato - EFEITO ORNA

O trabalho da Mari emana diferenciação, não só pelo traço característico e único, para ela o que mais a destaca no meio de outras pessoas que ilustram é a forma como cada peça e cada cliente importam. Todo contado gera conexão, cada encomenda se transmuta: começa com um contato pela rede social e se transforma em uma conversa, uma troca de sensibilidade e compreensão: de um lado o narrador contando as suas histórias e expectativas a fim de receber um trabalho exclusivo, de outro a Mari ilustra o desejo que mora no coração de quem quer um trabalho dela para chamar de seu ou presentear.

 “Quando estou conversando com um cliente, para saber o que ele quer, es-tou-con-ver-san-do-com-ele. Quando estou criando qualquer peça, minha dedicação está toda ali, naquele momento, naquele objeto. Isso acaba por um lado, fazendo com que todo o meu processo seja mais lento, mas também o torna mais especial e significativo. Há um tempo atrás ouvi alguém dizendo que o que se faz com amor, com amor permanece, acho que esse amor e essa dedicação estão latentes no meu trabalho e acho que é isso que faz meu diferencial”.

Mulheres de EFEITO - Mariana Chinato - EFEITO ORNA

O EFEITO ORNA teve participação na jornada na Mari e isso nos deixa muito felizes, principalmente por saber que ajudamos ela e tantas outras pessoas a mudarem um mindset de paralisação e incerteza.

 Se hoje ela pode dar um conselho é que você não se prenda somente a uma ideia específica, saiba que sempre é possível recomeçar e para isso, nada de deixar a sua intuição de lado, ninguém melhor do que você para saber aquilo que te faz feliz.

 “Não tenha medo de ser quem você é, nem de mostrar o que você faz. A frase do Sr. Raul é a frase que abre meu planner: “Você não é mais, você não é menos. Você é único”. Lembrar que ninguém faz o que eu faço do jeito que eu faço é o que me faz focar e continuar, faz com que eu me lembre do meu valor, com certeza levarei isso comigo para sempre”.

Mulheres de EFEITO - Mariana Chinato - EFEITO ORNA

Essa foi a história da Mari, que acredita no poder do trabalho manual, gerando conexões e emanando AMOR. Ela nos ensinou que você não-tem-que-trabalhar-com-o-que-não-faz-o-seu-coração-vibrar, e que está tudo bem mudar de planos no meio do caminho, o que importa é aproveitar a jornada. Esperamos que você tenha tirado valiosas lições da história dessa Mulher de EFEITO. Ahh e que tal ler as histórias das demais alunas que arrasam tanto quanto a Mari?

Alice Oliveira

Bárbara Cavalcante

Carla Catap e Carol Caliman

Darlis Santos

Stéfany Freu

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Patricia Camargo

Aline Venditti 

Mariele Scholl

Júlia Hueb Perez

Laryssa Galdino Tertuliano

Rafaela Soares Vidal

Isabela Gaidys

Suellen Gargantini

Marina Alagio

Erica White

Ana Lídia Lopes

Raíssa Kist

Brenda Prates

Alessandra Toneli

Julyana Czezacki

Jéssica Filla

Anna Gaudencio

Danielli Lima

Mafê Probst

Se você foi nossa aluna e quer ser a próxima Mulher de EFEITO, compartilhe a sua história com a gente pelo e-mail aluno@efeitoorna.com. Estamos empolgadas para ver tudo que você está realizando pós EFEITO na sua vida.

Até a próxima, pessu!