Mulheres de Efeito #32 Mafê Probst | Tudo Orna

by , 27/09/2019 //

Oi pessu! Na 32ª edição da nossa série Mulheres de EFEITO nós vamos contar a história de uma mulher que ama contar histórias também! Ela encanta as pessoas com a sua forma fluída e gostosa de escrever sobre o que acontece à sua volta e dentro dela mesma. A protagonista de hoje é a Maria Fernanda Probst, mas pode chamar ela de Mafê! Ela fez parte do #squaddoefeito2 e é a mente criativa por trás do blog E aí, guria?, um espaço em que mulheres escrevem para mulheres, num abraço bonito através das palavras

Incrível, né? Que tal ler o que a Mafê escreve e o que temos para contar sobre essa Mulher de EFEITO?

 Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí, guria?

A Mafê é uma mulher que corre atrás daquilo que o seu coração clama! Sua formação em engenharia química (e recorrente atuação também), nunca a impediu de trilhar caminhos diferentes daqueles que lhe foram impostos. E é assim que a escrita toma conta dos seus dias: compartilhando, entregando e confiando suas palavras de afeto e empoderamento feminino ao mundo.

Agora você deve estar se perguntando: e como a Mafê dá luz às palavras? Seu posicionamento na internet por muito tempo carregou só o seu nome, e até hoje ela utiliza  esse espaço para compartilhar o seu processo criativo, a escrita mais literária e os textões que costumam sair sem muitas amarras.

No seu instagram @mafeprobst ela coleciona mais de 36 mil leitores fiéis, e recentemente criou a #40diassemfiltro na intenção de escrever sobre o que desse na telha, sem a autocrítica e o autojulgamento, decisão  essa que, nas suas palavras foi libertadora.

 Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí, guria?

Criativa que só ela, a Mafê também usa a #sorrieassopra e fomenta o seu uso toda vez que se depara com um dente de leão, tão marcante na identidade visual do seu projeto e na sua vida. Essa hashtag já virou um movimento e não ache estranho se a partir dessa leitura você começar a esbarrar em dentes de leão por aí, isso acontece com muita frequência e se você quer um conselho nosso, se isso acontecer, é só sorrir e assoprar!

Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí Guria?

Em dado momento, a Mafê sentiu a necessidade de disseminar um comportamento diferente no que diz respeito ao mercado editorial do país e do consumo da literatura feita por escritores homens. Com o tempo ela percebeu que as palavras têm o poder de abraçar, aconselhar, ou até dar sentido para os sentimentos que as pessoas não conseguem nomear. E com essa reflexão veio a pergunta: “quem sabe mais de nós do que nós mesmas? ”.

A resposta veio para curar a frustração que vinha sentindo e deu vida ao E aí, guria? Um espaço na qual ela reúne um time de mulheres de diferentes tipos e opiniões e explora o diferencial do seu projeto: dar voz e espaço para mulheres mostrarem suas palavras. É um site feito POR mulheres, o código do site foi feito por uma mulher, o conteúdo é feito por mulheres, as colunistas são mulheres e as parcerias também!

“(…) resolvi criar o espaço, para dar voz àquelas que ainda são pouco ouvidas e estender o braço para quem precisa de um ombro amigo, sem perder o viés literário também”.

 Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí Guria?

“Vejo as mulheres cada vez mais unidas e menos competitivas entre si, e isso me motiva. E quem mais motiva a continuar é meu time. As lindas que toparam escrever para o E aí, guria? E todos aqueles que consomem o conteúdo diariamente. Há tanta coisa linda para construir ainda…”

Além de mulher batalhadora, a Mafê se mostrou uma #alunasólida do curso EFEITO ORNA quando aos poucos foi introduzindo ao seu posicionamento mudanças impulsionadas pelo nosso projeto de educação, afinal de contas, nós atuamos como a ponte entre o conhecimento e o destinatário final, e os nossos alunos são os únicos responsáveis por pegar esse conhecimento e colocá-lo em prática, para então colher os frutos. Ela conta como as mudanças foram efetivas e as impactaram tanto na vida pessoal quanto profissional:

 “Maria Fernanda se consolidou Mafê depois do Efeito. Entendeu que todo sonho pode sair do imaginário e caber direitinho num papel. Na vida profissional eu me vi mais dona de mim, e na vida pessoal me vi mais questionadora de toda sociedade. Se tentam me enquadrar ou me encaixar em padrões pré-estabelecidos eu bato o pé e questiono, não aceito mais engolir as verdades mastigadas pelos outros. Virei dona da minha história”.

 Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí Guria?

 Ela conta que antes de conhecer o curso, era uma menina sonhadora demais, mas que acreditava que sonhos eram utópicos e que a realização dos mesmos estava fora de cogitação. Sua crença limitante girava em torno de um conformismo com o espaço que haviam reservado a ela no mundo, e claro, a insatisfação batia forte quando se via desgostosa da caixinha onde ela deveria se encaixar.

Acontece que essa escritora e engenheira química (além de outras coisas, pato que chama né?), nutria uma inquietação que a colocava em constante movimento, fazendo com que ela topasse com o nosso projeto de educação e aceitasse as mudanças que ele promoveria na sua vida.

“O EFEITO ORNA mostra que tudo é possível, desde que você tome a coragem de sair do lugar do comum e trilhe o caminho que desejar”.

 E se você pensa que ela parou depois de ter feito o curso está muito enganado. A Mafê continua aproveitando tudo o que os nossos conteúdos gratuitos podem oferecer para ela. Foi assim com a SEMAP e é assim com tudo aquilo que compartilhamos e percebemos o seu engajamento.

 Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí Guria?

Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí Guria? 

Essa é sem dúvidas uma Mulher de EFEITO, que não abre mão de compartilhar o que sabe com os outros, sendo assim, que tal anotar um conselho dela?

“Pare de duvidar de si mesmo. Nenhuma ideia boa suficiente sobreviverá se você não acreditar que é possível e que você é capaz”.

Conselho sólido, não é mesmo? A Mafê se mostra muito batalhadora e sensata nas suas escolhas. É uma escritora que quer promover mudanças que abracem todas as pessoas, é por isso que o seu projeto já vivenciou inclusive algumas oportunidades off-line, levando conhecimento sobre o blog para escolas, com planejamento de novas ideias para disseminação do conteúdo, acolhimento feminino e rodas de conversa.

Além do blog e do seu posicionamento pessoal impecável, a Mafê também co-fundadora da Consoarte, um projeto de incentivo e destaque à literatura nacional, bem como as demais artes. Em 2019 acontecerá o V encontro promovendo networking, trocas de conhecimentos e vendas de livros. Sim! Ela não para e nós ficamos muito felizes em poder dizer que ela foi (e sempre será) aluna do EFEITO ORNA.

 Mulheres de EFEITO - Mafê Probst - E aí Guria? 

Hoje nós contamos a história da Mafê, que adora sentar no fim de tarde com um bom vinho e o sushi de quarta-feira para produzir textos nas mais variadas formas para aquecer os corações dos desavisados. Ela corre atrás do que quer, acredita e luta pelo espaço que as mulheres merecem na literatura. Esperamos que a história dela inspire você a continuar lutando pelos seus sonhos.

E agora para encerrar à la Mafê: e aí, guria (e guri)? Curtiu a 32ª edição da nossa série Mulheres de EFEITO? Se você gostou dessa história não pode perder as demais:

Alice Oliveira

Bárbara Cavalcante

Carla Catap e Carol Caliman

Darlis Santos

Stéfany Freu

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Patricia Camargo

Aline Venditti 

Mariele Scholl

Júlia Hueb Perez

Laryssa Galdino Tertuliano

Rafaela Soares Vidal

Isabela Gaidys

Suellen Gargantini

Marina Alagio

Erica White

Ana Lídia Lopes

Raíssa Kist

Brenda Prates

Alessandra Toneli

Julyana Czezacki

Jéssica Filla

Anna Gaudencio

Danielli Lima

Quer ser a próxima Mulher de EFEITO? Se você foi nossa aluna, compartilhe com a gente pelo e-mail aluno@efeitoorna.com, vamos amar saber tudo que você tem para compartilhar com a gente!

Até a próxima, pessu!