A Marca Perú: o case de branding de um país inteiro

Oi, pessu! Quem já ouviu falar sobre a Marca Perú? Não, não estamos nos referindo a um negócio que leva esse nome ou a uma marca específica que carrega a essência do país em questão. A Marca Perú foi, na verdade, criada pelo próprio Peru, como uma forma de atrair visitantes e investidores.

“A Marca Perú é uma ferramenta que visa impulsionar o turismo e as exportações. Para atrair investimentos, efetivamente transmite a proposta de valor do nosso país”.

O site oficial da Marca Perú ainda tem um tom bastante educativo, uma vez que construir e investir no branding de um país ainda seja novidade para o mercado. Ele explica que “a Marca do País depende da “imagem do país” e como comunicá-la através de um símbolo que a identifica e a diferencia das outras”.

marca perú branding

Hoje, o turismo é a grande roda que movimenta a economia peruana, e há muito o que aprender com toda a estratégia por trás desse case de branding de um país inteiro.

Para começar, os benefícios de se criar uma marca para um país são muitos:

  • Atrair turistas;
  • Atrair investidores;
  • Aumentar a demanda de produtos;
  • Aumentar a demanda de serviços;
  • Criar oportunidades de exportação;
  • Ser referência mundial em vários aspectos: arte, cultura, gastronomia, esportes, turismo, comércio exterior, negócios em geral etc.;
  • Conquistar respeito socioeconômico e cultural diante de outros países.

Você percebeu? Todos esses pontos, antes de se tornarem benefícios, eram os grandes desafios para o país. Criar uma marca e investir em seu branding foi uma grande sacada para transformar obstáculos em soluções. Mas isso foi um trabalho de muito investimento e estratégia. 

É por isso que falamos muito sobre construção de imagem: é algo que não surte efeito de um dia para o outro, é preciso muita dedicação – uma construção contínua.

O processo de criação de uma nova identidade para o Peru começou em 2009, com a liderança do PromPeru (Comissão de Promoção de Exportação e Turismo do Peru). Todo o design da Marca Perú foi realizado pela FutureBrand de Buenos Aires, uma empresa que se denomina “a companhia criativa do futuro”. 

E qual foi a estratégia criada por essas duas companhias?

Para que o Peru se tornasse referência, sua identidade foi construída em torno de seu tesouro: uma história rica em cultura, cheia de cores vivas e de uma gastronomia diferenciada que leva muita tradição em suas receitas.

A intenção era que a Marca Perú mostrasse tradição e modernidade ao mesmo tempo. Assim, o país se tornou destino internacional, oferecendo experiências únicas no mundo.

Ao se deparar com o site oficial da Marca Perú, as opções de navegação enchem os olhos: você pode explorar seções diversas e saber de tudo o que está acontecendo dentro e fora do país relacionado à marca. A presença em vários canais também fica clara, algo que é fundamental. Você pode acompanhar, além do site, o Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube e Twitter da Marca Perú.

O design é principalmente em vermelho, representando a cultura dinâmica do povo e do país, que já possui a cor em sua bandeira. Segundo o site oficial, o vermelho transmite a energia, coragem, intensidade e vigor do Peru.

marca perú branding

Além do vermelho, uma paleta multicolorida bastante vibrante também é explorada, sendo a voz plural de toda a diversidade que o país oferece:

marca perú branding

A paleta aplicada no site:

marca perú branding

O logo carrega um significado muito interessante e representativo. Simples e criativo, ele se dá em torno do nome do país:

marca perú branding

A letra P em espiral, segundo o site oficial do Peru, é um símbolo que representa criatividade e harmonia, encontrado em muitos dos registros gráficos de culturas antigas que cresceram e se desenvolveram no país. Também ilustra uma impressão digital, um conceito que se conecta com um dos motes da marca: “Existe Peru para todos”. Ou seja: todas as culturas podem se identificar com a cultura peruana.

marca perú branding

A fonte, por sua vez, tem em sua extremidades um arabesco que lembra muito a espiral do logo, mantendo um padrão.

marca perú branding

Esse traço em espiral das fontes também foi aplicado em todos os produtos e utilizado nas fotografias de divulgação dos pontos turísticos, fazendo um mix criativo de foto + arte:

marca perú branding marca perú branding marca perú branding

marca perú branding

Além do trabalho visual de divulgação, também há incentivo às pessoas que são consideradas os “Amigos do Peru”, personalidades estrangeiras que carregam consigo o Peru, em sua essência e coração, e têm ajudado a levar o Peru ao redor do mundo.

marca perú branding
Huang Zhaohui, empresária chinesa cuja contribuição foi essencial para a promoção de produtos peruanos no país asiático.

Além disso, existe também o programa de embaixadores da Marca Perú, uma promoção das figuras que se destacam por suas conquistas no campo pessoal e profissional. Elas atuam nas mais diversas áreas: ciência & inovação, arte, cinema, esporte, moda, música etc.

marca perú branding
Claudia Llosa é uma das cineastas mais reconhecidas no mundo. O sucesso levou-a a pisar na festa do Oscar.

Outro plano de divulgação é o Programa de licenciado. Com ele, uma instituição pode promover a Marca Perú requisitando uma licença. Os tipos de licença são: organizacional (institucional), para produtos peruanos e para eventos. 

Cada campanha da Marca Perú é um convite para conhecer o país e o que ele pode oferecer.

A campanha “Peru, dedicado ao mundo”, por exemplo, apresenta uma série de vídeos que mostram a riqueza cultural do país, com detalhes extraordinários.

“O Peru é um mundo dentro do mundo. Temos uma cultura rica e milenar, comidas únicas que se traduzem em culinária requintada, tecidos que são transformados em obras de arte e milhões de peruanos que tornam tudo isso possível. Peru, dedicado a você, dedicado ao mundo”, diz a descrição do vídeo promocional da campanha.

E, por fim, não poderíamos deixar de citar a economia criativa da marca. Por todo o site, somos apresentados a notícias sobre premiações e parcerias de criação. 

Em destaque, a união da Marca Perú e a Victorinox, para a criação de canivetes suíços inspirados na fauna, flora e Natureza Andina da nação.

marca perú branding

O resultado de tudo isso?

A Marca Perú agora tem reconhecimento mundial. É uma marca memorável que conseguiu transformar um país inteiro e unir a nação peruana com outras muitas nações. 

Desde 2011, quando a marca foi estabelecida, ela vem ganhando inúmeros prêmios e homenagens honrosas.

Todo o trabalho de branding foi capaz de capturar e transmitir a essência de uma cultura rica, complexa e cheia de história.

Referências e imagens: The Branding Journal; Perú Info (Portal oficial da Marca Perú); PromPeru; FutureBrand.

Quer saber mais sobre branding, marketing digital e empreendedorismo? Nos acompanhe no @efeitoorna.

 

Escrito por: Drica Andrade