O que aprendemos com Ozires Silva, um dos maiores exemplos do empreendedorismo brasileiro

by , 23/08/2019 //

Oi, pessu! Nesse clima de comemoração pelo aniversário de nove anos do Tudo Orna, que tal relembrar um momento importantíssimo não só para o blog, mas para as irmãs Alcantara e todas as pessoas que sonham em empreender no que acreditam? Em fevereiro de 2017, foi ao ar no Tudo Orna um post com as 10 lições que aprendemos com Ozires Silva. Hoje, queremos relembrar o significado especial desse momento.

Ozires Silva se formou como engenheiro no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É cofundador da Embraer, um conglomerado brasileiro de fabricação de aviões e fornecedor de serviços nesta área. Ele foi também Ministro da Infraestrutura e de Comunicações do Brasil.

No início de 2017, ele concedeu uma entrevista para as irmãs Alcantara, contando como foi empreender na fabricação de aviões em uma época em que o Brasil não tinha tecnologia para tal, quando não existia sequer faculdade de engenharia aeronáutica (o ITA surgiu anos depois).

Ozires Silva teve que trilhar seu próprio caminho em busca do que acreditava. Ele seguiu seu coração e mudou a história do nosso país.

tudo orna e ozires silva

A entrevista emociona até hoje, e, por isso, separamos algumas frases de Ozires Silva que tocam o coração e nos motivam a continuar acreditando no poder do não desistir:

“Nós somos produtos do que nos cerca. Nós somos muito influenciados pelo meio onde vivemos e pela sociedade. A gente não consegue ser diferente daquele ar que nós respiramos e do meio que a gente está”

Isso nos faz refletir sobre as mudanças que podemos fazer e ser no ambiente onde estamos inseridos. Se você quer mudar o mundo com seu trabalho, comece a contagiar as pessoas ao seu redor com positividade e com conteúdo educativo. Assim, o ambiente e as pessoas que o fazem, aos poucos, começam a se transformar.

“Todo mundo ia para o aeroclube para aprender a voar. Mas jamais pensava que aquele produto, para ser voado, tinha que ser fabricado. Podia ser tão fascinante quanto voar fabricar um avião”.

Essa lição pode ser um guia para você encontrar ou até mesmo reafirmar o seu propósito. O que te move? O que te fascina? Já imaginou que você pode ser o responsável por criar coisas que também fascinam as pessoas ao seu redor? Entender que grandes coisas, antes de estarem disponíveis para nós foram fabricadas e pensadas, podem mudar nossa forma de ver o mundo e empreender.

“A gente pode começar a verificar os ‘porque não’ e começar a criar os ‘porque sim’”

“Nós olhamos isso não como um defeito, mas como uma possibilidade”.

“Você não sabe se vai dar certo. Mas fazer o novo, investir na inovação, é que faz completamente a diferença”

“Têm coisas que estão faltando aí, que ninguém está pensando, mas eu estou pensando”

Todas essas frases nos transmitem o mesmo ensinamento: veja os obstáculos como uma oportunidade de fazer diferente, de apresentar algo novo. Se você percebe um gap no mercado, que tal transformá-lo em solução? É assim que nascem as big ideas. Sua experiência única faz a sua mente ser criativa, autêntica. Faz você pensar e ser diferente de todos, te torna capaz de criar algo novo e necessário.

ozires silva

“Nós temos que criar na sociedade esse ambiente de inquietude”.

Sempre nos definimos como “mentes inquietas”. A vontade de estar sempre criando nos move. E isso nos torna empreendedores natos – porque exercitamos nossas mentes sem parar. Praticamos a criatividade, temos desejo de inovar. E esse mindset pode e deve ser cultivado nas pessoas ao nosso redor. Plante essa semente no coração de quem está por perto.

“A estrada do sucesso é uma estrada longa. É uma escada íngreme, às vezes com degraus muito altos, e a gente vai ter que se esforçar muito para subir esses degraus”

“A desistência é um atributo dos fracos. Os fortes não desistem, eles vão até o fim para buscar o que desejam”.

Ozires nos mostra que é preciso coragem para não desistir, e que só a persistência nos leva às grandes conquistas. Se você realmente quer transformar seu projeto em realidade, um dos grandes segredos é tirar a palavra “desistir” do seu dicionário e se empenhar na escalada para o sucesso.

“Nenhuma andorinha faz as coisas sozinha. Você precisa de ajuda. Você precisa ajudar.”

“É preciso acreditar que as pessoas são boas. Retire de cada pessoa o melhor, porque nem todas as pessoas são totalmente ruins.” 

Por fim, lembramos do nosso motte de orgulho: colaborar é maior que competir. Haverá pessoas que, com certeza, estarão prontas para criarem sentimentos pessimistas em nossas mentes, mas devemos focar em quem nos apoia e acredita no mesmo propósito e nos mesmos princípios que levamos no coração.

Colabore, contribua e esteja aberto para receber apoio. Assim, criaremos uma rede de apoio e contribuição mútuos.

Esses foram apenas alguns dos ensinamentos que aprendemos com a entrevista incrível de Ozires Silva para as irmãs Alcantara. Vale muito a pena assisti-la na íntegra: