Marketing de Integridade existe? | EFEITO ORNA

by , 13/06/2019 //

Oi, Pessu, hoje queremos trazer um pouco de uma reflexão que fez sobre o Marketing de Integridade. 

Vamos ver?

“Recentemente, estive em uma palestra sobre o seguinte tema: Marketing de Integridade. Ele foi colocado em pauta como uma estratégia.

E como funcionaria?

Seria um método usado para mostrar que a empresa é íntegra, ou seja, tem caráter, ética, honestidade… Oras, mas esses não são valores base para qualquer negócio?

Por exemplo: uma telefonia liga para você e te “informa” que você está pagando mais caro do que deveria por um serviço e que, para demonstrar compromisso e “integridade” eles iriam diminuir o valor da sua conta. Justiça feita. Será?

Se existe o “marketing de integridade”, parece até que existe outro tipo de marketing que não é assim tão íntegro.

Quando você recebe algo na íntegra, recebe isso inteiramente. Sem tirar pedaços, sem partes faltando ou elementos escondidos. Ser íntegro é ser inteiro. A integridade é uma prática diária, natural e despretensiosa.

O escritor C.S.Lewis disse “Integridade é fazer a coisa certa quando ninguém está olhando”. Não precisa de alardes e propaganda.

Alguns sinônimos para integridade, segundo o dicionário Aurélio, são: seriedade, decência, dignidade, honradez, probidade, respeitabilidade. São ações e exercícios que me parecem extremamente óbvias de serem aplicadas, não?

Não é sobre TER integridade. É preciso SER íntegro. A integridade precisa ser um reflexo do seu trabalho, precisa transparecer em suas ações. Consequentemente  isso beneficiará o marketing e a imagem da sua marca, trabalho ou empresa de forma espontânea, será consequência.

É como essas expressões que estão “em alta” nos últimos tempos: “humanizar a saúde”, “humanizar o parto”, “humanizar o atendimento”… Tudo isso envolve pessoas, necessita de pessoas, é feito por e para pessoas. Então não é óbvio que o humano é o principal ponto de atenção?

Se você precisa criar estratégias para parecer íntegro, você precisa, antes de tudo, rever seu propósito.

Como você tem tratado seus consumidores? Você está pensando neles ou apenas dizendo que pensa?

Não vamos colocar o marketing antes da integridade. Vamos praticar a integridade como valor base  e jamais deixar que seja o contrário”.

Qual é a sua opinião sobre o assunto?

E se você quer saber como ser integro em sua imagem pessoal, precisa participar da SEMAP – Semana da Marca Pessoal. CLIQUE AQUI, e garanta já o seu aprendizado.