Mulheres de Efeito #18 Laryssa Galdino Tertuliano | Tudo Orna

by , 07/06/2019 //

Oi pessu! Chegamos a 18ª edição da nossa série Mulheres de EFEITO e hoje nós vamos contar a história da Laryssa Galdino Tertuliano, que foi nossa aluna no #squaddoefeito1 e DSM – Deixe Sua Marca e a partir daí passou a tirar o  Design É Tudo – e outros projetos – do papel.

A Lary é formada em Design e em Moda, mas, antenada que só ela, não parou por aí! Ela fez também uma especialização em Escrita Criativa e Sustentabilidade na Savannah College of Art and Design, Georgia, onde a Julia Alcantara, uma das nossas CEOS, fez Fashion Design.

Atualmente cursa uma pós em Design de Interação e é aluna da Apple Developer Academy, um programa para ensinar soft skills, código, design, storytelling e criatividade.

Laryssa Tertuliano - mulheres de efeito - efeito orna

O projeto Design É Tudo surgiu com o objetivo de criar uma empresa com o propósito de ajudar as pessoas usando o design, com uma linguagem descomplicada e fácil de entender. É uma iniciativa de produção de conteúdo sobre o tema, a fim de fomentar o debate de ideias e o uso das metodologias para criar experiências e produtos que façam sentido para as pessoas.

É uma ideia simples que colocada em prática, muda a percepção de muitas pessoas sobre design. E você quer saber qual é o segredo? ACREDITAR SEMPRE! Como ela faz questão de enfatizar:

“Você precisa ACREDITAR e ter um brilho no olho quando fala de suas ideias, se você não acreditar 100%, como espera que as outras pessoas acreditem?”

Laryssa Tertuliano - mulheres de efeito - efeito orna

Tudo começou através do LinkedIn! A Lary fez um post na plataforma com um convite para um bate papo sobre design e tudo mais que pudesse surgir. Para a sua surpresa, pessoas de diferentes áreas, não só designers, se interessaram pela ideia, sugerindo temas e dando apoio.

Ela foi lá e fez, o que a torna uma #alunasólida da qual sentimos muito orgulho! A partir daí, sentindo a necessidade do público por informações sobre o universo do design de um jeito simples, o projeto foi tomando forma.

Mas a chave virou mesmo ao falar sobre propósito com a sua audiência, foi aí que ela percebeu que precisava agir. A Lary decidiu que faria na prática tudo que fosse falar para as pessoas, um experimento que trouxe para ela muito aprendizado e evolução.

Esse foi um momento muito importante, já que promoveu sua saída da zona de conforto para começar a empreender! Nas palavras da Lary, percebemos o quanto é importante perseverar e acreditar no seu propósito, esse é um mindset de crescimento que deve estar sempre em foco.

Comece com o que você tem, não importar se ainda é pouco. Apenas COMECE!

“As coisas ainda estão acontecendo, e eu estou longe de ter chegado ao meu objetivo final, mas sei que, como as irmãs falam, feito é melhor que perfeito”.

Laryssa Tertuliano - mulheres de efeito - efeito orna

Foi preciso passar por uma decepção no antigo ambiente de trabalho para que ela entendesse que apesar de ter toda a bagagem necessária para alcançar seus objetivos ainda haviam mudanças pelas quais ela precisaria passar. Não bastava ter boas ideias, ser empreendedora e ter um propósito, ela precisava se comunicar melhor com o mundo!

“No primeiro curso eu aprendi a criar oportunidades, e a usar ao meu favor minha mente inquieta e minha personalidade criativa, no DSM eu aprendi como comunicar EXATAMENTE quem eu sou para o mundo e estou colhendo os frutos disso!”

Ficamos realmente felizes em saber que o Grupo ORNA é uma das suas maiores referências quando se trata de empreendedorismo. Saber que contribuímos para o seu crescimento pessoal e profissional é gratificante demais e é por isso que amamos a nossa série MULHERES DE EFEITO.

Ao conversar com a Lary, sentimos o carinho com o qual ela molda o Design É Tudo. Para ela, ajudar as pessoas com algo que é objeto da sua paixão é o diferencial do projeto. E se você quer um conselho dessa Mulher de EFEITO, tenha em mente:

“(…) perca o medo de falhar, porque isso vai acontecer muitas vezes, e você também vai receber críticas, por isso é importante ter certeza e ACREDITAR muito no que você está fazendo e se cercar de pessoas que apoiem suas ideias. E não tenha medo de mudar!”

E este não é o único projeto dela. O Design É Tudo foi a sua porta de entrada para avançar dentro do mundo do empreendedorismo. Logo depois de começarem as aulas na Apple Developer Acadamy, ela resolveu resgatar uma pesquisa sobre como melhorar a experiência de locação de imóveis, que fez na Pós Graduação em Design de Interação usando sua pesquisa de insumo para co-fundar junto com Maykon Meneghel e Pyettra Ferreira uma Startup no setor imobiliário que facilita o processo de visitação de imóveis, chamada PSIU.

Isso a fez refletir que se não tivesse começado com o que tinha e sabia em 2017, e feito o Design é Tudo, talvez nunca teria tido os insights e a coragem para criar a PSIU.

“Às vezes nós não sabemos a dimensão do que estamos fazendo até olhar para trás e conectar todos os pontos. Por isso, apenas comece, eu dei espaço para a empreendedora que sou e agora colho os frutos de trabalhar em projetos que aquecem meu coração e deixam minha marca no mundo.”

Essa foi a história da Laryssa. Nossa aluna que fez acontecer usando o que tinha, abrindo um leque de novas oportunidades para a sua vida.

Você pode acompanha-la através dos Instagrams @laryssa.tertuliano @dsgnetudo @psiu.me e também pelo site dsgnetudo.com

Gostou da história de hoje? Que tal ler sobre as demais MULHERES DE EFEITO?

Alice Oliveira

Bárbara Cavalcante

Carla Catap e Carol Caliman

Darlis Santos

Stéfany Freu

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Patricia Camargo

Aline Venditti 

Mariele Scholl

Júlia Hueb Perez

Se você já foi aluna do #squaddoefeito e quer compartilhar a sua história nós vamos amar! É só entrar em contato com a gente através do e-mail contato@efeitoorna.com

Até a próxima edição do MULHERES DE EFEITO, pessu.