Mulheres de EFEITO #16 | Mariele R. Scholl

by , 24/05/2019 //

Oi pessu! Chegamos à 16º edição da nossa série MULHERES DE EFEITO. Hoje, trazemos para você a história da Mariele Ricachenevsky Scholl, aluna do primeiro #squaddoefeito, que criou o REUSE BRECHÓ, um negócio criativo que permite a exploração de todos as suas habilidades trazendo realização pessoal e profissional.

Mariele, muito inspirada pelas Irmãs Alcantara, antes mesmo da criação da escola de Branding EFEITO ORNA, criou de forma despretensiosa em sociedade com a amiga de infância Lúcia Cavada Malcon, o REUSE BRECHÓ, na qual empreenderiam  colocando o consumo consciente em foco através do reuso na moda.

Mariele Scholl, EFEITO ORNA, MULHERES DE EFEITO, REUSE BRECHO, GARIMPO, CONSUMO CONSCIENTE

Ambas são advogadas por formação e empreendedoras de coração. A vocação para empreender é colocada em prática diariamente através da marca @reusebrecho – o perfil no Insta já conta com mais de 20 mil seguidores – que em suas palavras, é uma forma de fazer algo que pode impactar – mesmo que muito timidamente – a moda e o mundo.

“O Reuse – para minha alegria e realização pessoal – é resultado da união de várias paixões e de acreditar que, sim, eu trabalharia com algo que me fizesse muito feliz e que tivesse um propósito que mexesse lá no fundo. ”

Fazendo a curadoria de roupas que casam com o lifestyle delas, de Pelotas-RS para o mundo, a marca transforma peças esquecidas, trazendo um novo olhar, vezes por meio da personalização, vezes por meio de um styling bem feito. O fato é que dar uma nova vida para as peças mostra que é possível apostar em versatilidade e beleza na hora de garimpar.

Mariele Scholl, EFEITO ORNA, MULHERES DE EFEITO, REUSE BRECHO, GARIMPO INTERNACIONAL, CONSUMO CONSCIENTE

O negócio que começou de forma despretensiosa hoje encanta e movimenta a cultura do slow fashion. Apresentando duas formas de trabalho, através da consignação e venda direta de garimpos selecionados – inclusive peças vindas de Los Angeles, Florida, NYC e diversos países na Europa, o REUSE ganha destaque.

Nem de longe a marca lembra os brechós que estamos habituadas a encontrar por aí. É um negócio de impacto, de cuidado, não só com a experiência de consumo que é diferenciada, mas também com o mundo. Para Mariele o diferencial do REUSE é a paixão que movimenta tudo o que fazem, que as levaram a transformar e ressignificar a concepção de brechó, tornando-se um guia de estilo, baseados em uma curadoria de estilo super diferenciada, com informação de moda.

“Nós fazemos circular essas roupas trazendo informação de moda, fotografamos, fazemos o styling e mostramos que tu podes, sim, dar uma nova vida e um novo ciclo para peças que estavam paradinhas por aí. Consciência e estilo andando juntos. “

E a nossa felicidade em saber que o EFEITO ORNA contribuiu com a mudança de mindset que impulsionou o REUSE BRECHÓ? Faz parte do nosso propósito: ver que colocamos sonhos em movimento ajudando a torná-los reais.  

“O Efeito Orna me fez acreditar mais em mim mesma, reconhecer minhas habilidades, ter insights incríveis. O Efeito Orna me impulsionou na vida profissional a reforçar meus pontos positivos e deixou minha vida pessoal melhor e mais leve. Acreditar na gente e nos nossos potenciais impacta a nossa vida em todos os aspectos. ”

Foi durante o curso que a Mari teve a ideia de criar um projeto notável: uma loja pop up do Reuse em um container, unindo sustentabilidade com uma experiência diferenciada de brechó. Antes mesmo do que ela e sua sócia imaginavam a ideia saiu do papel. Em dezembro do mesmo ano aconteceu em Pelotas o REUSE EXPERIENCE, em uma mostra de arquitetura em containers que durou 15 dias.

Mariele Scholl, EFEITO ORNA, MULHERES DE EFEITO, REUSE BRECHO, GARIMPO, CONSUMO CONSCIENTE, REUSE EXPERIENCE

Além disso, a marca saiu na ELLE na edição de janeiro de 2018, em uma reportagem sobre formas de consumir mais consciente no ano que começava. Já era reflexo do Efeito na vida do Reuse!

“Um curso transformador e inspiracional. Me fez insights incríveis.  Muitas das minhas novas crenças eu trouxe do Efeito e de vocês. Foi uma mudança de mindset e tanto!  

Mariele Scholl, EFEITO ORNA, MULHERES DE EFEITO, REUSE BRECHO, GARIMPO, CONSUMO CONSCIENTE, ELLE

Para ela o maior conselho que pode dar a quem pretende e deseja seguir o caminho do empreendedorismo é mergulhar naquilo que realmente motive e instigue a fazer mais – famoso propósito- buscar se atualizar sempre e, claro, por tudo em prática.

 “Busca aquilo que faz teu coração bater mais forte, teus olhos brilharem e só vai. Começa. Cria as tuas oportunidades. Corre atrás. Não espera o momento certo, começa já, com o que tu tens, talvez as coisas não estejam como tu gostarias, mas te joga nesse universo e não desiste, trabalha muito, estuda também, acredita em ti (e no teu negócio) e faz acontecer!”

Você pode conhecer mais sobre o Reuse Brechó através do site www.reusebrecho.com.br 

Essa foi a história inspiradora da Mariele, que com sua sócia Lúcia colocou os ensinamentos do EFEITO ORNA em prática e potencializou o seu sonho! Nós estamos muito felizes pelo sucesso do REUSE BRECHÓ.

Mariele Scholl, Lúcia Cavada Malcon, EFEITO ORNA, MULHERES DE EFEITO, REUSE BRECHO, GARIMPO, CONSUMO CONSCIENTE

Conheça também a história de nossas outras alunas:

Alice Oliveira

Bárbara Cavalcante

Carla Catap e Carol Caliman

Darlis Santos

Stéfany Freu

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Patricia Camargo

Aline Venditti 

Se você também foi aluna do curso EFEITO ORNA e gostaria de compartilhar sua história conosco, é só nos mandar um e-mail (contato@efeitoorna.com) ou nos contatar nas redes sociais @efeitoorna, @tudoorna. Até a próxima edição do Mulheres de Efeito!