O Futuro Motorista de Ônibus: um case de branding pessoal | Tudo Orna

Oi, pessu! Há algum tempo, a Dé escreveu um artigo sobre um case incrível de branding pessoal, analisando o perfil do Elton Cruz no Linkedin, um futuro motorista de ônibus.

Mas como assim futuro motorista de ônibus? Essa foi a descrição do seu “cargo” na plataforma.

Logo que você coloca os olhos no perfil do Elton, pode perceber que a gentileza e a generosidade com as pessoas de sua rede também demonstraram um pouco da personalidade dele. Sua foto chama atenção pela qualidade e simpatia, claramente foi escolhida a dedo. A capa também possui uma série de palavras ligadas a transporte.

Isso tudo, com certeza, nos deixa mais curiosos para explorar o perfil do Elton e entender um pouco mais sobre as escolhas que ele fez no Linkedin – uma rede social profissional.

Elton está temporariamente desempregado. Ele poderia ter classificado sua situação com algo como “em busca de recolocação”, “em transição de carreira”, “em busca de novas oportunidades”, como muitos fazem.

Mas ele resolveu criar uma descrição otimista, que já afirma que será motorista de ônibus, isso porque ele já está correndo atrás desse sonho.

Ele foi honesto e destacou suas competências e habilidades. A integridade é uma das maiores qualidades profissionais que as organizações buscam.

Elton não precisou falar que é íntegro, ele mostrou ser.

branding pessoal, dicas branding pessoal, técnicas branding pessoal, branding pessoal redes sociais

Algo que podemos seguir como exemplo é o uso de palavras-chave. Além de guiarem o leitor na construção da imagem de Elton, por meio de associações, elas também são facilmente encontradas quando um recrutador faz uma busca por palavras-chave.

branding pessoal, dicas branding pessoal, técnicas branding pessoal, branding pessoal redes sociais

Elton já publicou 27 artigos que mostram seu grande interesse pela área de condução e transporte e a vontade de ajudar outros profissionais desse segmento.

branding pessoal, dicas branding pessoal, técnicas branding pessoal, branding pessoal redes sociais

Os assuntos dos seus textos, sempre bem redigidos, variam desde “Cansei de ser professor. Agora serei eletricista instalador, motorista de ônibus, desenhista, matemático… (Um “da Vinci” moderno?)”, até “Sobre a boa aparência: um complemento”, no qual ele afirma que o motorista é o cartão de visitas da empresa/viação. Algo que demonstra sua noção sobre o poder da imagem pessoal.

A maneira com a qual o Elton se faz perceber na plataforma é exemplar. Sua originalidade, propósito e essência estão em cada escolha de palavras.

A forma como nos expressamos diz muito sobre quem somos. É daí que surge o impacto do branding pessoal no digital.

A marca que deixamos no mundo é criada a partir da maneira com a qual nos expressamos. E, na era digital, isso significa estar atento ao modo como nos comportamos nas redes sociais, como construímos nossa reputação diante das pessoas que estão ao nosso redor. Isso é branding pessoal.

O professor de matemática, formado pela Universidade Federal de Lavras, que tem habilidades em elétrica, agora pretende ser motorista e não tem medo de mudar de carreira, começar do zero, se arriscar. Assim como os patos, ele é um empreendedor multipotencial da sua própria vida.

E como ele mesmo disse, está “temporariamente desempregado”. Tenho certeza que, com esse foco, visão e vontade, o Elton Cruz será o que ele quiser. É uma questão de tempo.

Lembre-se: Você é o que você publica e como você se comunica.

QUER SABER MAIS SOBRE BRANDING PESSOAL? CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO E-BOOK INTERATIVO GRATUITO QUE VAI MUDAR SUA IDEIA SOBRE MARCA PESSOAL.