Procrastinação: Como evitá-la

by , 03/04/2019 //

Oi, pessu! Sabe quando você sabe que precisa fazer algo, mas acaba simplesmente se concentrando em outra coisa? Quando você gasta seu tempo com outras tarefas, ou nenhuma, e entra em um ciclo de procrastinação?

A procrastinação significa deixar para depois, não fazer agora o que você PODE fazer agora. Optar por escolher algo mais fácil e prazeroso em determinado momento e depois correr contra o tempo para concluir um projeto.

Quantas pessoas a sua volta estão procrastinando e não fazendo o que deve ser feito?  Você é uma delas? Sabemos que, muitas vezes, não é de propósito. Você sabe o que precisa fazer e quer terminar logo, mas a sua mente viaja para longe sem que você perceba.

Pensando nisso, separamos 10 estratégias para deixar a procrastinação de lado. Mas, antes, entenda que o primeiro passo é pensar de forma diferente. Será preciso aumentar sua disciplina e se comprometer em fazer mais para, assim, poder alcançar a paz mental para produzir sem desespero.

Deixar tudo para a última hora pode prejudicar a qualidade dos projetos que você realiza, te deixando com processos acumulados. O que poderia ser resolvido facilmente, acaba virando um grande problema e culminando em ansiedade.

Pense em 3 movimentos contra a procrastinação:

  1. Execute na hora o que você puder. Se não for você quem irá resolver, delegue!
  2. Anote tudo.
  3. Se não pode ser feito agora, agende essa atividade.

Agora, vamos conferir 10 estratégias contra a procrastinação:

1- Não comece seu dia já procrastinando:  

Deixe de lado a função soneca do seu despertador.  Uma dica é posicionar o seu celular em um lugar distante para que você precise levantar até ele.

2- Crie uma lista de tarefas:

Organize- se. Coloque  todas as suas tarefas no papel e as separe por ordem de prioridade. Isso te dará clareza do que precisa ser feito agora ou depois.

3- Crie metas e estabeleça um prazo limite:

As metas te ajudarão a não adiar a realização. Se você tem uma dia para terminar uma tarefa, fará o que é preciso para concluí-la nesse prazo, sem postergar sua realização.

4- Apenas comece:

Pensar demais é um hábito comum dos que procrastinam. Se você sabe o que precisa ser feito, vá lá e faça.

5- Micro passos:

Cada pequeno passo é importante, não pense que está fazendo pouco. Se orgulhe por estar fazendo. Cada movimento te leva para mais longe da procrastinação.

6- Gerencie suas emoções:

É importante gerenciar o seu tempo, mas também as suas emoções. Nem sempre você estará animado ou confiante para realizar uma tarefa. Não deixe esse sentimento te dominar e produza.

7- Feito é melhor que perfeito:

Diminua seu grau de auto exigência. A busca pela perfeição pode adiar o começo de sua jornada. Vá melhorando conforme o avanço do projeto.

8- Remova as distrações:

Sabemos aquilo que tira a nossa atenção. Então, se afaste disso.

9- Faça uma coisa por vez:

É melhor ter uma tarefa finalizada, do que 5 semi acabadas.

10- Faça pequenas pausas durante o trabalho:

Ter foco é importante, mas respeitar os seus limites e aliviar a mente também. Descanse um pouco durante a jornada de trabalho. Assim, a cada 2 horas, reserve 10 minutinhos para tomar um café e colocar a conversa com os colegas em dia. Em alguns momentos, relaxar a mente contribui para encontrar soluções para eventuais problemas.

Vamos parar de procrastinar?