Por que falamos tanto sobre Curitiba na ORNA?

by , 29/03/2019 //

Oi, pessu! Hoje, dia 29 de março, é aniversário de Curitiba, nossa amada cidade.

Fundada no século XVII, Curitiba é uma palavra originada do Guarani “kur yt yba“, que significa “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”. O símbolo da cidade é uma araucária, também conhecida como “pinheiro do paraná”, árvore bastante predominante na região sul do Brasil.

A semente da araucária, o pinhão, também é algo que não tem como não remeter à cidade. Ela serve de alimento à ave Gralha Azul, que tem corpo azulado e cabeça preta, outro símbolo de Curitiba. Nós também adoramos consumir o pinhão cozido ou em diferentes receitas. É uma delícia!

E nós acreditamos que é importante cultivar as nossas origens, por isso fazemos questão de  homenagear Curitiba em nossas marcas. Cada modelo das bolsas ORNA e o chapéu Osório, por exemplo, tem o nome de um bairro da cidade, lugares muito especiais e que carregam anos de história, e que fazem parte de nossas vidas.

Já no ORNA CAFÉ, exaltamos a cidade com um letreiro de neon em nossa escada e na fachada, inspirada no Memorial de Curitiba. Até mesmo os produtos disponíveis por lá, como camisetas e canecas, são homenagens especiais.

Já que falamos sobre as bolsas ORNA, com confecção individual de cada bolsa à mão, deixando cada uma delas muito especial e pronta para carregar a sua história por gerações. É algo que prezamos muito em respeito não só à cidade em que vivemos, como também aos profissionais incríveis que vivem aqui.

Vamos conhecer os bairros homenageados nas bolsas ORNA?

Bolsa Ahú e Ahú 1.0

O bairro Ahú, localizado na região norte da cidade, carrega em suas características a colonização italiana e alemã. As casas mais clássicas do local foram construídas em estilo europeu.

Ahú 1.0 e Ahú

Inscreva-se na wishlist da Ahú aqui;

Compre a Ahú 1.0 aqui;

Bolsa Batel

Do latim “battelum”, o bairro Batel significa “barco pequeno” ou “canoa” e, além de ser uma área residencial, conta com uma grande variedade de lojas, hotéis e restaurantes.

Compre a Batel aqui;

Cabral

O bairro recebeu o nome de Cabral devido a uma família de moradores, a família Cabral, que fez a doação do local para que uma capela fosse construída. O local também abriga não só residências, como diversas lojas, hotéis e restaurantes.

bolsa cabral

Você pode adquirir a sua Cabral neste link.

Se a cor desejada não estiver disponível, cadastre-se na wishlist para ser notificada assim que voltar ao estoque.

Bolsa Mercês 1.0

Originada do latim, Mercês significa “graça, benefício ou proteção”. O bairro abriga um dos maiores patrimônios históricos do Paraná, a Casa Antiga das Mercês, também conhecida como a Casa de Cristiano Osternack.

merces 1.0

Inscreva-se na wishlist da Mercês 1.0 aqui;

Bolsa Tarumã 1.0

Tarumã é o nome de uma árvore da espécie “vitex montevidensis”, presente em uma grande quantidade em Curitiba e que acabou batizando o bairro.

taruma preta

Inscreva-se na wishlist da Tarumã 1.0 aqui;

Chapéu Osório

Além das bolsas, criamos um chapéu batizado em homenagem a Curitiba: o Osório. O nome foi dado a uma praça bastante conhecida de Curitiba, localizada na região central e que é caminho de diversos moradores da cidade.

chapeu osorio

Você pode adquirir o seu Osório neste link.

Se a cor desejada não estiver disponível, cadastre-se na wishlist para ser notificada assim que voltar ao estoque.

Fundada em 1693, Curitiba, a capital do Paraná, está completando 326 anos.

Parabéns, Curitiba! <3

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Co-autor: Thaíssa Falcão