Mulheres de Efeito #14 Patricia Camargo

by , 20/03/2019 //

Oi Pessu! Voltamos com a 14º edição desta série que a gente se orgulha tanto: Mulheres de Efeito. Hoje, vamos conhecer um pouco da história de empreendedorismo da Patricia Camargo, aluna do #Squad01, que junto com sua sócia Luciana Navarro fundou a CARE Natural Beauty: uma empresa de cosméticos natural, orgânica e vegana.

A Paty é formada em direito, e antes de mergulhar na própria jornada empreendedora, trabalhou por muito tempo em Departamentos Jurídicos de grandes multinacionais. Sempre foi apaixonada pelo mundo dos cosméticos, maquiagem e beleza, quando, durante a uma experiência em uma indústria cosmética, viveu um momento contraditório. Foi uma fase que a fez repensar sua forma de consumir beleza e também se encantar ainda mais pelo mercado que trabalha com ingredientes orgânicos e se preocupa com uma cadeia 100% sustentável.

“Eu vivi um momento muito contraditório, pois ao mesmo tempo que eu trabalhava em uma indústria que oferece e promete beleza eu me deparava com os malefícios da indústria cosmética convencional. Malefícios para o planeta, para natureza e especialmente para os seres humanos.”

Mulheres de Efeito, Patricia Camargo, CARE

Mulheres de Efeito, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna

A CARE Natural Beauty nasceu de uma necessidade entre ela e sua amiga Luciana (Produtora de Eventos) de promover mais equilíbrio nas formas de consumo e transformar vidas através de algo tão encantador como a beleza. A empresa nasceu para cuidar das pessoas, da natureza, do planeta, e da pele dos de seus clientes.

Foi durante um almoço despretensioso em 2017 que seus propósitos se conectaram. As duas se viram em uma conversa sincera sobre as infelicidades de suas carreiras e sobre o que queriam deixar de legado no mundo. O tema beleza natural, orgânica e sustentável veio à tona e a Paty mostrou a ela o rascunho de um plano de negócio e pesquisas que tinha feito na época em que fez o nosso curso EFEITO ORNA.

“Sozinha é muito difícil empreender no Brasil, são muitos os desafios. Nesta época (2017/2018), eu fiz o curso Efeito ORNA e comecei a ter muitos insights e inspirações sobre um negócio na área de cosméticos naturais e orgânicos. Rascunhei um plano de negócios e deixei ele guardado para algum momento no futuro”.

A Luciana se encantou com o projeto, topou o desafio e como que num passe de mágica sugeriu o nome CARE, totalmente relacionado com tudo o que as duas acreditam: CUIDAR. Assim começaram a construir seu negócio sobre os pilares da sustentabilidade, performance & responsabilidade social.

Mulheres de Efeito, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna, Luciana Navarro

Para começar, as duas pesquisaram muito! Conversaram com dermatologistas para chegar em uma formulação que realmente cuidasse profundamente da pele; com maquiadores, pois queriam produtos com conceito e com performance; e passaram uma temporada em Nova York pesquisando a fundo o mercado. Foram atrás de todas as novidades possíveis, estudaram o posicionamento das marcas que admiravam a fim de se tornarem uma marca clean, com design e performance.

A marca Care vem com um desejo de valorizar os momentos de autocuidado “selfCARE”, e acreditam que ele é o caminho para a cura do corpo e da alma. A pele é o maior órgão do corpo humano e por isso seus produtos cuidam da pele e trazem inúmeros benefícios.

“Acreditamos que com informações verdadeiras, aliadas à ciência e tecnologia, podemos fazer melhores escolhas e assim promover um grande movimento de mudança nas opções de consumo”

Mulheres de Efeito, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna

Os produtos da CARE são certificados pelo (IBD) com Ingredientes Naturais e são livres de toxinas, componentes químicos e metais pesados. O selo IBD garante cosméticos com o menor impacto ambiental possível, privilegiando o uso de matérias-primas renováveis, promovendo a utilização de produtos naturais, orgânicos.

“Queremos com a CARE desmistificar que os produtos com ativos naturais e orgânicos são necessariamente artesanais e não são.  Por que usar um batom ou um blush repleto de toxinas, derivados de petróleo, metais pesados se você pode usar um produto que cuida da sua pele e que em sua cadeia de produção não tem desperdício ou crueldade animal?”

Mulheres de Efeito, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna

Com uma linha incrível de maquiagem natural a marca tem como missão transformar vidas e hábitos de consumo através da beleza, ou seja, realmente gerar consciência social através desse segmento.

Em uma parceria muito bacana com  o Liceu de Maquiagem , o projeto We Care about you reverte parte do faturamento da CARE para formar jovens carentes como maquiadores profissionais. Contemplando as participantes com o curso completo, transporte para as aulas, subsídio com a alimentação e a primeira maleta de maquiagem.  

“Foi mais uma forma que encontramos de devolver ao universo tudo de bom que recebemos”.

E não é só isso. A confecção das suas lindas nécessaires são realizadas por mulheres em transição de situações de vulnerabilidade (presidiárias, ex-presidiárias). Elaboradas em parceria com ONG Orienta Vida, 100% da venda é destinada para a capacitação e reinserção na sociedade dessas mulheres.

Mulheres de Efeito, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna,

Mulheres de Efeito #14, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna

Ah, mas não acaba mesmo por aqui. Temos muito orgulho em compartilhar a conquista da CARE, que junto com a ORNA MAKE UP, foi selecionada para participar do programa SEPHORA Accelerate em uma imersão pelo Vale do Silício.  

Mulheres de Efeito #14, CARE, Patricia Camargo, Efeito Orna

“Hoje acredito ainda mais no meu potencial. Tenho a convicção que quando nos dedicamos e fazemos algo com paixão, não tem como dar errado, tem que ter persistência, determinação, paciência, mas o resultado vem.

Participar do Efeito ORNA e continuar seguindo as irmãs Alcantara e trocar conhecimento com essa comunidade é uma dose diária de inspiração”.

Se você também já foi aluna do curso EFEITO ORNA, compartilhe sua história com a gente! Nós vamos amar escrever sobre você nas próximas edições do Mulheres de Efeito.

Conheça também a história de nossas outras alunas:

Alice Oliveira

Bárbara Cavalcante

Carla Catap e Carol Caliman

Stéfany Freu

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Darlis Santos

Fale com a gente pelo contato@efeitoorna.com ou pelas nossas redes sociais: @tudoorna e @efeitoorna.