5 truques e 2 exercícios para ser mais criativo!

by , 19/03/2019 //

Oi, pessu. Você se considera uma pessoa com zero imaginação?  

Acredita que apenas alguns sortudos nascem criativos?

Você sabia que a criatividade pode ser trabalhada e desenvolvida? E nós te mostramos como!

Separamos 5 dicas e 2 exercícios para estimular uma das habilidades mais valorizadas do mercado no futuro.

Mas afinal de contas, o que é criatividade?

Criatividade nada mais é do que a resolução de problemas sendo aplicadas de um jeito diferente, fora do padrão. A capacidade de criar soluções.

Ao contrário do que muitos pensam, ela não é obrigatoriamente algo que nasce conosco, mas pode ser desenvolvida e aprimorada a cada dia, independente de área.

Saber despertar e administrar o seu potencial criativo é um dos maiores segredos do sucesso.

E como fazer isso?

1- Estude – Se desenvolva

Ela não vem do nada, pelo menos não sempre. Muitas e a grande parte das vezes ela é fruto de muito trabalho. E como isso ocorre? Por meio de muito estudo, na busca por novas técnicas, do novo e do constante desejo de conseguir estimular novas ideias.

dicas criatividade

2- Busque Referências

Veja novos filmes, séries, vídeos, vá a exposições, converse com novas pessoas. Mantenha o radar ligado, e logo verá novas soluções.

3- Explorar áreas diferentes

Tente ler revistas, blogs e reportagens de áreas totalmente diferentes da sua. Não existem pessoas que não são criativas e sim pessoas com pouco repertório. Ou seja, quanto mais combinações de conhecimentos diferentes você tiver, mais criativo ficará.

4- Relaxe

dicas criatividade

Quando a resolução não vem, a melhor saída é dar uma distanciada do problema. Aproveite o silêncio para encontrar a solução em momentos de bloqueio criativo.

Grandes pensadores da história estavam em momentos assim quando tiveram grandes ideias. Isaac Newton estava sentado embaixo de uma árvore quando descobriu a gravidade e Arquimedes deitado em sua banheira quando descobriu a força do Empuxo.

5- Encontre uma motivação

Busque algo que te inspire, aquilo que crie uma faísca criativa. Pode ser uma conversa com uma pessoa bacana ou um livro, um filme, cozinhar, surfar… Aquilo que te faz sentir vivo. Faça coisas que você gosta. Libere energia. Produza endorfina. Com bom humor, com disposição, com vontade de aprender e coragem de fazer coisas diferentes.

Agora temos 2 exercícios para te propor:

1) Pense em algo em você faz todos os dias, como por exemplo, escovar os dentes, lavar a louça, tomar banho, trocar de roupa. Pense em alguma forma de fazer isso de um jeito diferente.

Parece algo bobo, não é? Mas  pense que no momento em que você começa a criar novas possibilidades de fazer algo que antes era automático, você passa a enxergar que as coisas  podem ser feitas de uma maneira diferente. Você passa a criar novos métodos, soluções para problemas, vendo por uma nova perspectiva. Se desafie em pequenas coisas nos seus dias.

2) Escolha um frase qualquer e vá alternando a forma de pronunciá-la.  Por exemplo, diga agora a frase “eu sou um pato”. Agora, diga essa mesma frase de maneiras diversas. Dê espaços diferentes entre as sílabas, crie sílabas imaginárias, carregue o sentimento em cada palavra dita. Expresse alegria, desespero, empolgação, surpresa, convicção.

Com essa simples tarefa você está estimulando o seu cérebro a buscar novas alternativas de se expressar, ou seja, está sendo criativo.

Faça os exercícios e depois conta para a gente como foi!

Aproveite e veja esse vídeo da Bá e da Dé dando 10 dicas para ser mais criativo no nosso canal <3