Mulheres de Efeito #13 Carla Catap e Carol Caliman | Tudo Orna

by , 01/03/2019 //

Oi Pessu! Chegamos à 13º edição da nossa série Mulheres de Efeito. Hoje, vamos te contar um pouco sobre a história de duas mulheres pra lá de antenadas: a Carla Catap e a Carol Caliman, que deixaram de lado suas áreas de formação para atuar como consultoras de estilo, por vocação.

As duas amigas e sócias criaram o “Assinatura de Estilo”, uma empresa de consultoria de moda feita para atender pessoas que precisassem de ajuda para lapidar seu estilo por meio de informações técnicas e de autoconhecimento.  O perfil no Instagram conta com 43,3 mil seguidores, e seu canal no YouTube é super engajado, com uma média de 2000 visualizações por vídeo com quase 10 mil inscritos.

O desejo da dupla é mostrar que o vestir é um ato desconstruidor, e que o que vestimos faz parte daquilo que somos. Para elas, seu trabalho está em desmistificar a ideia de que o estilo é unicamente fútil, e que vai muito além do consumo desenfreado, ou de tendências que são lançadas. Seu papel é deixar claro que o estilo também está relacionado com o autoconhecimento, com saber entender quais elementos traduzem como queremos nos mostrar para o mundo e em como queremos nos sentir.

“Tivemos uma formação em consultoria de estilo numa escola muito humana, a extinta Oficina de Estilo. Foi de lá que tiramos os primeiros insights e essa abordagem que está mais atenta à pessoa do que à roupa”.

Mulheres de Efeito, Carla Catap e a Carol Caliman, Efeito Orna

Carla Catap e a Carol Caliman, Efeito Orna, Mulheres de EfeitoNão importa se o seu interesse é pessoal ou comercial, elas têm uma alternativa preparada para atingir todos os públicos. Desde quem precisa de ajuda para fins corporativos, até quem apenas deseja descomplicar esse processo e ganhar mais alguns minutos durante o dia.

Entre os serviços de mentoria que elas prestam, existe a Consultoria de Estilo – online e presencial – e o programa  Cores para Você – onlineque consiste numa análise de coloração pessoal com base nas estações do ano e personalidade de cada cliente.

E também tem curso! O Programa Descubra Seu Estilo prova que a consultoria de estilo é uma profissão séria, e por isso oferecem um curso online abordando o que existe de mais relevante nessa área, como o mercado de consultoria de estilo, algumas burocracias necessárias, redes sociais, empreendedorismo e tudo baseado na experiência que adquiriram na prática.

Elas começaram a produzir conteúdo para as redes sociais e para parceiros, dessa forma conseguiram aumentar sua audiência e também o número de clientes.

A Carol e a Carla sabiam que não precisavammirar apenas nos “grandes parceiros” (com grande relevância e número de seguidores), elas tinham a consciência de que o mais importante era encontrar parcerias com quem tivesse sinergia com o seu trabalho e com o seu propósito. Entre elas, já colaboraram com marcas como Unilever, Marisa, Gap e Óticas Carol.

O tempo foi passando e algo incrível ficou claro: a possibilidade de empoderar mulheres. Como? Quanto mais clientes eram atendidas, mais fácil foi entender o impacto positivo que estavam gerando. Cada contato que tinham eram uma nova possibilidade de falar e aprender sobre consumo consciente sem perder sua paixão pela moda. Diante delas estava a chance de motivar e agir direto na autoestima de suas clientes,  gerir melhor a qualidade de tempo e ainda mesclar a educação financeira.

“Se você não torra todo o seu dinheiro em roupas que não vai usar, sobra dinheiro para fazer um curso, uma viagem, investir para o futuro… e isso é absurdamente empoderador. Se você não fica horas escolhendo o que vestir de manhã sobra um tempinho pra você se cuidar (fazer ginástica, cuidar do cabelo, ler um livro, dormir até mais tarde…”.

E o EFEITO ORNA surgiu como um ampliador de perspectiva. Com ele, as sócias perceberam que poderiam ser multipotenciais e explorar suas várias habilidades. O segredo do ir além não estava em ter um único foco, mas sim em explorar todas as possibilidades para chegar onde se deseja.

“ Antes do EFEITO não acreditávamos tão fortemente no poder da produção de conteúdo como forma de negócio. Achávamos que era necessário ter apenas um foco (ou cursos, ou atendimentos ou produção de conteúdo).  Percebemos que não, e que, no nosso caso, atendimentos, cursos e conteúdo caminham de mãos dadas e acabam se complementando”.

Hoje, a Assinatura de Estilo têm uma coluna mensal sobre estilo e educação financeira no blog Me Poupe na Web, um dos maiores portais de finanças pessoais do Brasil. E também oferecem sete e-books com dicas práticas e rápidas de tudo o que ensinam.

Carla Catap e a Carol Caliman, Mulheres de Efeito

Mantendo viva a missão de  “Vestir Para Libertar”, a Carol e a Carla fazem da moda um meio e não um fim, para poder libertar mulheres de crenças limitadoras. A dica que elas têm para quem está começando é a máxima de fazer sem se preocupar com a perfeição, priorizar a qualidade, é claro, mas simplesmente fazer.

“Vemos o quanto as mulheres ainda se aprisionam em padrões e regras que nos foram impostos e não conseguem se enxergar bonitas porque não atendem a algum (ou alguns) desses padrões. É extremamente gratificante ver mulheres dizendo que passaram a usar roupas que elas sempre quiseram (mas acreditavam que não podiam) por causa do nosso incentivo”.

E no dia 19 de março (terça-feira), elas estarão palestrando no Orna Conexões no Orna Café.

Se você também já foi aluna do curso EFEITO ORNA, compartilhe sua história com a gente! Nós vamos amar escrever sobre você nas próximas edições do Mulheres de Efeito.

Conheça também a história de nossas outras alunas:

Alice Oliveira

Bárbara Cavalcante

Stéfany Freu

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Darlis Santos

Fale com a gente pelo contato@efeitoorna.com ou pelas nossas redes sociais: @tudoorna e @efeitoorna.