Instagram como ferramenta de negócio: o case Kylie Cosmetics

by , 28/02/2019 //

Oi, pessu! Você já deve conhecer Kylie Jenner, a irmã mais nova da família Kardashian, certo? A caçula de 21 anos, hoje, é uma empreendedora que não usou apenas a sua fama de “irmã da Kim Kardashian” e estrela do reality show Keeping Up With the Kardashians para conseguir conquistar o seu próprio sucesso. Ela também apostou na construção de uma marca pessoal para ser desvinculada profissionalmente de sua origem: uma vida de fama, dinheiro e glamour.

Grande parte do sucesso de Kylie aconteceu com a ajuda do Instagram, usado ativamente para a divulgação da sua marca de maquiagem, Kylie Cosmetics, que hoje conta com quase 20 milhões de seguidores. Seu perfil pessoal já ultrapassa 127 milhões de seguidores, qual empresa tem à disposição uma base tão fiel e engajada de potenciais  clientes?

kylie-cosmetics-instagram-branding-pessoal

Como tudo aconteceu

A jovem já era uma heavy user (usuária ativa) de redes sociais, como o Instagram e Snapchat, antes mesmo de se tornar empreendedora, o que acabou abrindo as portas para que houvesse uma identificação de seu público com seus gostos, estilos e personalidade.

Kylie Jenner começou a demonstrar interesse pela maquiagem ainda na adolescência, em meio a boatos de que havia feito procedimentos estéticos, confirmando a aplicação de preenchimentos labiais algum tempo depois. Ela soube aproveitar a repercussão de sua aparência para construir o seu branding pessoal no Instagram e Snapchat, ou seja, fazer com que a sua imagem causasse um sentimento nas pessoas.

Com a construção de sua própria imagem feita, Kylie uniu esse aprendizado com as oportunidades que já estavam lá antes mesmo de nascer, construindo um negócio altamente rentável e que a tornou dona do seu próprio negócio.

A marca Kylie Cosmetics foi fundada em 2015 e avaliada em US$ 900 milhões em 2018, com apenas três anos de existência. Com isso, Kylie se tornou capa de revistas prestigiadas do mundo da moda e negócios, como Forbes e Vogue Austrália, sobressaindo publicações em tabloides de fofocas sobre a sua vida pessoal.

View this post on Instagram

it’s been an epic year so far. 🙏🏼

A post shared by Kylie (@kyliejenner) on

O Instagram soube reconhecer o uso da plataforma para a construção da imagem pessoal da empresária e incluiu um filtro da Kylie Cosmetics para o Stories em agosto do ano passado. O filtro conta com batons da marca nas cores Candy K, Dolce, Posie K, Say No More, Shady, Boy Bye e Glitz, uma estratégia de marketing para que futuros compradores dos produtos confiram como cada tom ficaria em seu rosto.

Por meio do Instagram, Kylie conseguiu cortar intermediários, faz pessoalmente a publicidade da marca e consegue se comunicar diretamente com seus fãs e clientes. A Forbes chama Kylie Jenner de “uma invenção da era do Instagram”.

“Basicamente tudo que ela faz para ganhar todo esse dinheiro é impulsionar os produtos em suas redes sociais”, escreve a publicação americana.

kylie jenner filtros instagram

Kylie Jenner é apenas mais um exemplo de que o Instagram é, hoje, a principal ferramenta na construção de uma estratégia de marca, sendo uma plataforma excelente para divulgação e consolidação de um negócio.

Conhecendo a importância da rede social que mais cresce no mundo, nós estudamos e exploramos as oito habilidades para construir um feed estratégico e atrativo. E contamos tudo no livro Instagram Skills, que já está na sua segunda edição. Olha só esse depoimento:

O livro ganhou um update especial. Sim, a versão impressa será em capa dura.

Se preferir, você também pode optar pelo livro digital (e-book) aqui.

Outra novidade fantástica é que esse livro nunca ficará desatualizado!

E como isso é possível? É porque incluímos um QR Code para você ter acesso a vídeos, fotos e uma página exclusiva com as novas atualizações do Instagram em tempo real. Nesta página, você também tem acesso ao e-book INSTAGRAM MÉTRICAS, nosso super bônus que ensina a calcular e entender o engajamento das suas publicações. Demais, né?

A primeira edição da versão impressa do Instagram Skills foi um sucesso e a segunda edição já está disponível, agora com capa dura! Garanta já o seu livro físico no site:

instagramskills.com.br