Mulheres de Efeito #12 Bárbara Cavalcante | Tudo Orna

Oi Pessu, tudo bem? Essa é a 12º edição do Mulheres de Efeito. Hoje, falaremos um pouco sobre a história inspiradora da Youtuber Bárbara Cavalcante. Ela compartilha sua trajetória de vida, em que perdeu 40 kg com reeducação alimentar e terapia.

A Bárbara tem 25 anos, está no último ano da faculdade de direito e tem um canal no YouTube focado em inspirar uma vida mais saudável e feliz. Após sofrer por anos de obesidade e chegar a pesar 120 kg, uma ida à emergência do hospital foi necessária para que encarasse a necessidade de mudar seus hábitos. O médico lhe deu um ultimato, já que estando com pressão alta, pré diabética, órgãos inchados e exames alterados,  esse era um aviso de que precisaria mudar de quisesse viver.

“Assim, comecei minha jornada de perda de peso. Como me sentia muito sozinha, decidi criar um canal no youtube para compartilhar o que acontecia comigo”.

Foi aí que a carioca iniciou seu processo de emagrecimento e viu no Youtube uma maneira de compartilhar suas mudanças, o que estava fazendo para cuidar da sua saúde e avaliar a sua evolução. Com o tempo ela foi mostrando na prática como viver de forma saudável pode ser muito mais simples e barato do que parece, e percebeu que estava ajudando e inspirando as pessoas a mudarem sua alimentação também.

Mulheres de Efeito, Bárbara Cavalcante, Efeito Orna, reeducação alimentar

Mulheres de Efeito, Bárbara Cavalcante, Efeito Orna, Emagrecimento

A Bá acredita que tudo tem um propósito, e que não passou por isso por acaso. Foi nesse momento da sua vida que ela foi capaz de se conhecer melhor, criar oportunidades, descobrir e se encontrar em uma nova profissão e conectar pessoas com um mesmo desejo: evoluir.

Ela nunca poderia imaginar que sentar em frente a uma câmera e falar um pouco sobre seu processo de reeducação alimentar e mental teria tanta importância e impacto em outras pessoas.

“Comecei a compreender a importância do que eu estava fazendo quando, ao ler os comentários dos vídeos no youtube, vi que outras pessoas começaram a emagrecer e se inspiravam na minha história. Aquilo mexeu muito comigo, ser a inspiração de alguém”.

Mulheres de Efeito, Efeito Orna, Bárbara Cavalcante, Vida Saúdavel

O próximo evento que a fez entender que poderia de fato trabalhar com a criação de conteúdo, foi quando percebeu que empresas começaram a propor parcerias com ela. Esse foi o começo do que se tornaria sua atividade principal:  um projeto que a enche de esperança e que preenche todo um significado. O de mostrar que é possível mudar, e inspirar pessoas a buscarem escolhas mais saudáveis para suas vidas, buscando ter mais bem estar e felicidade.

Com um jeitinho próprio, que é um “amorzinho”, ela mostra sua autenticidade em tudo que faz. Seu carinho pelo o que produz é claro e faz realmente parte de quem ela é. Entre seu amor por cachorros, seu intercambio para os Estados Unidos e o diário de reforma do seu quarto, ela vai mostrando sua evolução como empreendedora e todos os que a acompanham já sabem que esse é o “jeitinho Bárbara Cavalcante de ser”.

Bárbara Cavalcante, Efeito Orna, Mulheres de Efeito,

Seu canal no Youtube, hoje, conta com 118 mil inscritos e seu perfil no Instagram com 37 mil. Ela diz, que antes do curso EFEITO ORNA já tinha um público considerável, e até conseguia ganhar algum dinheiro através da plataforma, mas que ainda não sabia como organizar tudo o que possuía para construir algo realmente maior e se consolidar como marca pessoal.

“Me faltava estratégia. Depois do EFEITO ORNA, passei a enxergar meu valor como criadora de conteúdo. Antes me comprava demais e acabava me diminuindo. Hoje sei admirar o trabalho das outras pessoas sem diminuir o meu”.

A Bá aprendeu a ser mais organizada e passou a aproveitar o processo necessário para se chegar ao objetivo final. Para ela o curso serviu de norte para organizar seu negócio e ampliar seus resultadosHoje, ela MEI e conta com uma funcionária e um parceiro de trabalho para auxilar com a produção que antes realizava sozinha. 

“No início do canal era eu pra tudo: Pesquisa, roteiros, gravar, editar, divulgar. No começo era ok mas depois começou a travar meu crescimento, eu já não dava mais conta. Agora conto com minha assistente alguns dias da semana e meu parceiro de produção que me ajuda na gravação dos meus vídeos no Youtube Space Rio.”

Workshop, Mulheres de Efeito, Bárbara Cavalcante, Efeito Orna

“Hoje eu dou workshops sobre criação de conteúdo presencialmente no Rio de janeiro e sempre falo do curso, pois foi realmente um marco pra mim e acredito que ainda ajudará muitas pessoas”.

Sua maior inspiração para continuar criando é o feedback que recebe de seus seguidores, e sua maior característica empreendedora é sua motivação, e energia para sempre se adaptar a novos cenários.

Bárbara Cavalcante, Mulheres de Efeito, Inspiração, Efeito Orna

Seu único arrependimento é o de não ter começado antes, por isso, a dica que sempre dá a todos que querem tirar um projeto do papel é definir seu propósito, definir uma estratégia e começar logo. Afinal quanto mais rápido se começa, mais rápido se pega o jeito da coisa.

Se você também já foi aluna do curso EFEITO ORNA, compartilhe sua história com a gente! Nós vamos amar escrever sobre você nas próximas edições do Mulheres de Efeito.

Conheça também a história de nossas outras alunas:

Karen Portela

Darlis Santos

Alice Oliveira

Jéssica e Rafaella

Isabelle Rafalski

Duda Albuquerque

Ju Cardoso

Juliana Amado

Jéssica Costa

Karen Feitosa

Fale com a gente pelo contato@efeitoorna.com ou pelas nossas redes sociais: @tudoorna e @efeitoorna.