Como ser único e autêntico?

Oi, pessu!

Já falamos muito aqui sobre como é importante cuidar da imagem pessoal, investindo tempo e cuidado no modo como você se mostra às pessoas. A marca que você deixa no mundo tem tudo a ver com a imagem que você transmite a quem está ao seu redor.

As redes sociais são a principal ferramenta
para atingir as pessoas por meio da sua imagem.

Mas, em meio a tantas pessoas e tantos perfis nas redes sociais, bate aquela dúvida: como ser único e autêntico? Como ser original? Será que existe algum segredo?

kyliejenner

Fizemos uma lista com cinco dicas valiosas para você conseguir transmitir o quanto é único e criativo.

1. Razão
Existe um porquê de você ter postado sua última foto no seu perfil? É importante alinhar suas postagens aos seus interesses, ao seu modo de ver o mundo, seus valores e princípios.
E o segredo, então, é pensar na transmissão desse sentimento de maneira estratégica e intencional. Esteja sempre consciente do que quer transmitir e pense em formas inusitadas e criativas de demonstrar tudo isso.

2. Determine seus pontos fortes e fracos. Mas principalmente os fortes.
Comece a reparar quando alguém elogia algo que você fez, por mais simples que seja. Às vezes você faz algo despretensiosamente e mesmo assim as pessoas notam algo especial sobre aquele trabalho seu. Seja uma comida gostosa, um look legal que você escolheu, um desenho, uma foto bem editada. No dia a dia, comece a notar os pequenos detalhes e abra mais seus olhos para seus pontos fortes. Perceba o que você consegue fazer bem feito.

Mesmo que todos nós tenhamos vários pontos fracos, habilidades e inteligências diferentes que são mais ou menos desenvolvidas e praticadas ao longo da vida, temos mesmo é que prestar atenção em nossos pontos fortes. Muita gente pode ser cozinheiro, por exemplo, mas alguns vão se destacar mais nisso porque entendem quais pratos sabem preparar melhor e quais temperos funcionam com seu estilo de preparo.

Você também pode encontrar seu próprio tempero especial e, assim, fazer com que as pessoas notem os pontos forte que são seus e de mais ninguém.

3. Saiba para quem você fala
Definir seu público-alvo faz toda a diferença. Quando você pensa sobre as pessoas que estão do outro lado da tela do celular ou do computador, em suas casas, consumindo o seu conteúdo (seja um Stories, um post no Facebook ou um artigo no LinkedIn, por exemplo), você passa a refinar a sua linguagem. Assim que sua forma de comunicação estiver alinhada ao seu público, vai ser possível entender que tipo de palavras, gestos e referências poderão ser usadas. Você se aproxima de quem gosta de ver seu conteúdo.

4. Defina metas
Você tem um objetivo: se destacar. Para isso, crie uma lista de pequenas tarefas que, virando rotina, podem transformar o modo que você interage com as pessoas tanto nas redes sociais quanto no cara a cara. São tarefas que farão com que você deixe sua marca na vida das pessoas.

Criatividade conta muito na hora de pensar nas maneiras de se externalizar. Procure referências, se inspire com outros perfis que você admira e em pessoas que são exemplo para você. Pense em como descobrir seu próprio modo de inspirar as pessoas ao seu redor. Às vezes um passeio ao ar livre ou uma boa leitura podem fazer surgir uma ideia que vale muito a pena compartilhar e que tem muito a ver com você.

5. Não deixe para depois
Não adianta nada planejar para deixar sua lista de tarefas guardada na gaveta. Essa última é muito simples e extremamente importante: faça! Deixe de lado a preguiça, o medo de começar, o receio de não ser bom o suficiente. Sua conquista está do outro lado da barreira que você construiu com o medo. Não deixe para depois. Comece com o que você tem.

A verdade é que quanto mais colocamos nossa essência e originalidade naquilo que fazemos, mais destaque iremos obter.