Olá!  Hoje vim falar para vocês sobre os carotenoides. Muita gente faz confusão entre carotenóides, betacaroteno e vitamina A, todos estão relacionados, mas não são a mesma coisa. Carotenóides são um conjunto de substâncias precursoras da vitamina A. Ingerimos os carotenóides – dentre eles o beta caroteno - e eles são “transformados” em nosso fígado em vitamina A. A deficiência de vitamina A é comum no Brasil e muito maléfica também. Em crianças é relacionada com o aumento do risco de morte, morbidade e cegueira. No entanto, a vitamina A, se consumida em grande quantidade, pode causar intoxicação, o que NÃO ACONTECE se consumida na forma de beta caroteno!

 

Nos alimentos os carotenoides são os responsáveis pela coloração e por alguns aromas característicos. Estão presentes em frutas e raízes. Os mais conhecidos são o beta caroteno e o licopeno. Outros carotenóides podem ser encontrados no damasco, pêssego, caqui, manga, carambola e pimenta vermelha.

Muitas meninas acreditam que o beta caroteno (encontrado na acerola, buriti, cenoura, batata doce) tem função apenas na pele e em favorecer o bronzeado, mas não é verdade! Ele é o carotenóide mais abundante e confere a coloração laranja da cenoura e também possui ação anti-oxidante, sendo sim benéfico para quem vai ter uma exposição solar (protege do fotoenvelhecimento e fotodano)! Mas a cor da pele que ele proporciona na realidade NÃO É exatamente um bronzeamento, mas sim uma deposição do carotenóide na pele (lembra que são corantes de alimentos?) que confere esse tom mais alaranjado que em conjunto com o bronzeado prolonga aquela cor verão!

Outros benefícios relacionados aos próprios carotenóides (e não a vitamina A) conferem a eles a capacidade de regular o sistema imune e diminuição do risco de câncer, doenças cardiovasculares, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

A ingesta de licopeno - encontrado em grande quantidade no tomate, melancia, goiaba vermelha, mamão vermelho - foi correlacionada com a prevenção da oxidação do LDL (colesterol ruim), reduzindo o risco do desenvolvimento de arteriosclerose e doenças coronárias.

Portanto uma dieta rica em carotenóides pode ser benéfica para sua saúde, inclusive diminuindo a quantidade de resfriados no ano e conferir ação anti-envelhecimento celular.


O consumo de alimentos ricos em carotenoides é muito mais recomendável do que a suplementação. A vitamina A quando consumida em excesso em forma de suplementos pode ser maléfica. Então cuidado!! Se for consumir suplementos respeite as recomendações diárias para cada elemento!

 

- Manual de composição de carotenoides no Brasil:

http://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_agrobio/_publicacao/89_publicacao09032009113306.pdf

 

- Artigos científicos:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000300022

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-20612006000100006&script=sci_arttext

 

Você já provou dos benefícios do betacaroteno? Bom verão para todas!

Bjos, Ananda Beatriz Munhoz Cretella

facebook | instagram | pinterest | twitter