Profissão Multipotencial

Assim que me formei em Relações Públicas, abri uma agência de vídeos corporativos com as minhas irmãs (que tem formação em design e comunicação). Queríamos produzir vídeos institucionais e roteiros criativos para o YouTube. Uma visão um pouco ambiciosa em 2009.

O mercado ainda estava assimilando as novas mídias, redes sociais e tudo que hoje é impossível de ser ignorado. Mas naquela época, esse tipo de serviço não era procurado e pouco aceito pelos clientes.

Frustradas por não conseguir trabalhar com a comunicação da forma com a qual acreditávamos, criamos o nosso próprio site, nossa própria marca e o nosso jeito de fazer conteúdo.

Aqui no blog, podíamos fazer tudo que gostamos, experimentar coisas novas e treinar nossa habilidades: gerenciar a nossa marca, trabalhar com estratégias de comunicação, criar novos layouts, programar, escrever sobre moda, pesquisar tendências de consumo, fotografar, fazer vídeos, criar conteúdo para redes sociais, produzir, viajar, palestrar, criar, criar e criar…

Foi assim que mergulhamos de cabeça no empreendedorismo digital. De lá para cá, descobrimos que poderíamos fazer (e ser) muitas coisas. Por isso, naturalmente, não ficamos paradas na agência ou só com o blog. Conseguimos somar habilidades e interesses, gerando novas profissões e negócios inovadores. Foi assim que criamos outras marcas como a ORNA, ORNA MAKEUP, ORNA CAFÉ e EFEITO ORNA.

Quando alguém me pergunta: qual sua profissão? Blogger? YouTuber? Empresária? Professora? Comunicadora? Eu realmente não sei o que responder! Descobri nessa palestra sensacional da Emilie Wapnick que, na verdade, é muito massa ser multidisciplinar, ter multitalentos, ser multipotencial. Isso demostra uma capacidade de se adaptar rapidamente as mudanças.

 

 


Segundo Thomas Frey, do Instituto DaVinci:

60% das profissões dominantes nos próximos 10 anos ainda não existem

50% das profissões existentes hoje se tornarão obsoletas até 2025.

Para John Chambers – ex CEO da Cisco:

40% das empresas conhecidas por nós, não estarão mais no mercado em 10 anos.


 

Sim, tenho muita experiência comunicação, mas também sou uma boa fotografa, produtora criativa e fascinada por decoração. Isso me possibilita, por exemplo, criar um e-book focado em estratégias de posicionamento de marca para designers e arquitetos. Consigo ornar conhecimentos, habilidades, experiências diferentes.

Qual o último curso que fiz? Futurismo e bitcoins. E o que isso tem a ver com as minhas atividades atuais? TUDO E NADA, só depende de mim.

 

 

++Veja também: #EFEITOORNA | Nova turma