A internet é nossa maior aliada. Isso já sabemos. Ela nos possibilita diversas ferramentas que podemos utilizar de modo benéfico em nosso ramo, seja ele qual for. Além das diversas plataformas específicas, as redes sociais são algo que se destacam muito nesse aspecto, elas são muito usadas para anúncios, divulgações, merchans etc. E, como sua função a priori não era a de publicitária, as redes sociais têm buscado modos e tem lançado tendências para quem quer vender seu produto, ideia ou imagem pessoal.

Uma tendência atual, com certeza, é a organização de feed do Instagram. Pode ser que você somente use a rede por hobby, para compartilhar coisas com seus amigos ou fotos que você tirou. Dependendo do seu nível de interesse, você até pode achar perda de tempo em estar organizando a rede. Mas saiba que hoje seu feed é sua vitrine. E assim como vitrines físicas, a organização e curadoria contam MUITO. Então, fica a pergunta: existe feed perfeito no Instagram?

Muitas marcas ainda não veem as redes como uma possível vitrine para si, não conseguem deixar de ver o Instagram como um hobby. Nas redes sociais tudo é filtrado, selecionado e aí talvez entre o medo de não passar uma imagem verdadeira da marca. Utilizar as redes sociais não é sobre sobre ser verdadeiro ou não, é sobre posicionamento e branding.

O Instagram é a ferramenta ideal de branding que, através de uma estratégia bem montada, vai te ajudar a se posicionar da maneira como quer ser visto. Para tanto, é importante SIM cuidar das imagens que posta, daquilo que fala etc. O seu consumidor acaba vendo isso como um cuidado especial seu para com ele, pois é algo que vai além do produto, além da marca. Lembre-se: ter um cuidado é diferente de não ser verdadeiro.

 

Será que as imagens publicadas pelas marcas transmitem o sentimento que elas desejam propagar para o público?

 

Empreendedores têm muitas dúvidas quanto ao posicionamento nas mídias sociais e acabam procurando assessorias de imprensa ou agências prestadoras desse tipo de serviço. O problema é nem sempre elas fazem um diagnóstico real do que o cliente precisa transmitir. O Instagram é sua vitrine e ninguém melhor do que você para entender exatamente o que você tem de melhor a oferecer e a veracidade de quem você é.

No nosso caso, como não temos uma loja física da ORNA, por exemplo, essa rede é o principal meio de comunicação das nossas marcas, é onde expomos nosso produto e passamos nossa verdade. Também é o principal meio de comunicação dos nossos outros empreendimentos e da nossa própria imagem pessoal.

Então, o que você deve fazer, independente de possuir uma marca ou ser um empreendedor, é explorar os recursos do Instagram a sua maneira e de acordo com sua necessidade. Se você é um fotógrafo, por exemplo, use seu feed ao máximo para mostrar sua preocupação com estética, sua curadoria das fotos de seus clientes, seu estilo pessoal. Pois as pessoas vão estar avaliando cada detalhe. Se você trabalha com a área da criatividade, explore suas fotos autorais para mostrar esse seu lado. Mostre um conteúdo além de produtos ou meros cliques.

 

E a organização de feed? Não é uma preocupação fútil. É puro business. E explicamos isso direitinho no vídeo abaixo!

 

 

Querem entender com exemplos visuais sobre o que estamos falando? Listamos alguns perfis de diferentes segmentos que investem e trabalham de forma estratégica o conteúdo do Instagram. E o que todas essas marcas têm em comum? Acompanharam as rápidas mudanças do mercado e conseguiram criar uma linguagem visual sólida de suas marcas.

 

Pantone é uma empresa sediada em Carlstadt, estado de Nova Jérsei, Estados Unidos. É mundialmente conhecida por seu sistema de cores, largamente utilizado na indústria gráfica. Seus produtos são totalmente visuais, logo, a marca explora bem os guias de cores em suas imagens.

 

Kim Kardashian é a empreendedora que realmente consegue criar oportunidades e explorar amplamente a tecnologia e as tendências do mercado. Não só ela, como sua família, trabalham super bem o branding pessoal na internet. Possuem mais de cinco programas de televisão, várias unidades de lojas da marca Dash, linhas de cosméticos, perfumes, aplicativos de games e coleções de roupas assinadas para várias marcas diferentes. Não é a toa que Kim é sempre pauta dos artigos da Forbes e foi capa em 2016. Vejam como o perfil da marca é pensado de forma harmônica e cria uma unidade de comunicação no feed.

 

Para quem não sabe, a ORNA MAKEUP foi fundada por nós, irmãs Alcântara. No nosso caso, como não temos uma loja física, o Instagram é o principal meio de comunicação com nossos clientes. É onde expomos nosso produto e passamos nossa verdade. Investimos em um estúdio próprio só para produzir essas fotos com qualidade e rapidez.

 

Um jeito interessante de expor sua marca? Esse, sem dúvidas, é o principal deles.

 

 

Tudo Orna
http://www.tudoorna.com