No início de 2016, publicamos um vídeo no canal do Tudo Orna falando sobre EMPREENDEDORISMO, assunto que ainda era pouco recorrente por lá. E apesar de já fazer um ano desde que ele foi ao ar, as vivências que documentamos naquele 3 de fevereiro continuam valendo como aprendizado para nós – e como inspiração para quem também é mulher e empreendedora.

Essa gravação foi feita logo após assistirmos ao filme JOY: O Nome Do Sucesso, que retrata a história real de Joy Mangano, uma mulher americana que se encontra profissionalmente quando cria um produto um tanto quanto diferente. Ela acaba apostando todas as suas fichas nele e sua tragetória se desenrola a partir daí. E por ter vários pontos interessantes – com os quais nos identificamos demais – despertou um insight sobre esse assunto.

 

 

Desde o começo das nossas marcas, sempre nos questionaram sobre como é ser uma mulher empreendendo (três, melhor dizendo). E não negamos: no começo, foi difícil! Nos deparamos com situações nas quais sentíamos uma barreira ainda maior pelo fato de, além de pioneiras, sermos mulheres.

É claro que muita coisa mudou de lá pra cá. Hoje, nos respeitam e nos compreendem nesse mercado no qual estamos inseridas, mas ainda não é o mundo ideal. Precisamos nos impor cada vez mais, só que isso só nos torna mais fortes e orgulhosas – e aqui, estamos nos referindo a todas as empreendedoras desse mundão.

Agora, falando num geral para quem quer empreender, independente do gênero e área de atuação:

 

EMPREENDER É CORRER RISCOS!

Sim, isso é um fato imutável. Quem quer se jogar em um negócio próprio se arrisca desde o princípio, pois hora ou outra, vai abrir mão da segurança de um emprego fixo, ou de um carreira já estabelecida. É investir tempo, dinheiro – não necessariamente muito – e, principalmente, amor.

 

SE TRABALHA MUITO MAIS

Diferentemente de um emprego convencional, o empreendedor acaba não tendo toda aquela tranquilidade no fim do dia. Se você trabalha das 8:00hrs às  18:00hrs, por exemplo, existe aí um expediente a cumprir diariamente. No caso de quem empreende, não tem um horário de começo e fim dos trabalhos. A nossa mente funciona diferente – e isso é ótimo, pois acabamos não nos limitando.

 

SERÃO USADOS RECURSOS ALTERNATIVOS

No começo, trabalhávamos na casa dos nossos pais. E isso foi muito importante para nós, podem acreditar. Bom pela economia de tempo e dinheiro, e é um recurso muito, mas muito usado até hoje por novos empreendedores – afinal, trabalhar em um esquema home office é, muitas vezes, mais prático e confortável. Pra fazer dar certo, é preciso ter disciplina, acima de tudo.

 

NÃO DESISTA NO PRIMEIRO OBSTÁCULO 

Quantas vezes pensamos em desistir? Algumas. Mas o mercado, seja ele criativo, de prestação de serviços ou qualquer outro, é instável e muitas coisas não vão sair conforme o planejado. Durante a vida de uma empresa – que tenha de 9 meses a 90 anos – sempre vai existir essa não total estabilidade, e isso acaba motivando mudanças e adaptações. Ou seja, sua vida nunca será monótona e você pode ser surpreendido por coisas muito melhores do que o imaginável.

 

NO FINAL, TUDO VALE A PENA

Existe um número infinitamente maior de prós do que contras na jornada empreendedora. A satisfação de se fazer algo no qual você acredita e ver tudo dando certo é só uma vantagem. É trabalhar com amor e se empenhar em algo que, pra sempre, é seu. É poder mudar a vida de outras pessoas e vê-las felizes e gratas por isso. E, no fim das contas, ter orgulho de tudo que foi realizado.

 

Então, fazendo um resumão de tudo isso, a dica que fica aqui é: consumam esse tipo de conteúdo que motiva, que desperta curiosidade e faz nascer ideias. Aqui, foi um filme, só que existem mil e um outros tipos de recursos para isso – como artigos no LinkedIn, livros e documentários. Pesquise, seja curioso!

E pra quem ficou com vontade de saber mais sobre o vídeo – apostamos que todos vocês ficaram – que motivou esse post, que tal assistir agorinha aqui abaixo? É só dar o play:

 

 

++Veja também: O que você espera da empresa onde sonha trabalhar?

Tudo Orna
http://www.tudoorna.com