Essa é uma pergunta recorrente, especialmente para empreendedores: como se manter motivado? Acredito que existe uma diferença entre empolgação x motivação. Parei para refletir sobre esse assunto e cheguei a algumas conclusões:

motivação (substantivo feminino) 1. ato ou efeito de motivar 2. motivo, causa.

A palavra motivação deriva de motivo, razão, causa. Saber o porquê de você estar realizando um trabalho é a principal variável para dar o seu melhor.

 

  1. O que eu faço? Aposto que essa resposta você tem na ponta da língua.
  2. Como eu faço? Essa também é uma resposta rápida.

 

Mas, por que faço o que faço? Por que quero ter uma empresa? Por que criei uma marca? Por que trabalho para essa empresa? Por que vendo esses produtos? Se a resposta foi ganhar dinheiro e pagar as contas, não é um bom motivo. Bater metas? Isso é extrínseco.

 

ENTÃO, VOCÊ PRECISA DE UMA CAUSA, UMA PAIXÃO!

 

Acredito que esse porque é que move os verdadeiros empreendedores. E o entusiamo? É uma consequência! Porém, diante das dificuldades de empreender, concordo que precisamos de um alto nível de empolgação para superar os desafios cotidianos.

empolgação ( substantivo feminino) 1. ato ou efeito de empolgar(-se) 2.animação extrema, muito entusiasmo.

Por isso, listei 10 atitudes que mantém alto o meu grau de entusiasmo, com a convicção de que estou no caminho certo para cumprir meu propósito:

 

  • Realmente acredito que é possível. Acreditar é o que me leva a agir. Não deixo ninguém dizer que eu não vou conseguir ou que não sou capaz.

 

  • Passei a identificar meus mindsets fixos ou crenças limitadoras e, consequentemente, inverte-los. Busco quebrar as barreiras que eu mesmo coloco no meu caminho. Eu tinha medo do que poderiam pensar sobre mim, até que um dia mudei essa forma de pensar, criei coragem e simplesmente comecei.

 

  • Sempre lembro do porquê estou realizando uma tarefa e busco entender que ela é parte de uma razão maior. Na nossa empresa, coordenamos uma equipe incrível e buscamos sempre deixar claro qual o propósito da nossa marca. Fazer coisas sem ter motivo real é o principal motivo pelo qual as pessoas não desempenham o seu melhor.

 

  • Sou muito curiosa e acredito que isso ajuda no entusiasmo. Sempre que descubro algo novo, fico super animada ao pensar nas possibilidades de como posso aplicar ao meu negócio. Nunca foi tão fácil buscar informação e ser autodidata me ajuda muito nesse processo.

 

  • Busco inspiração em pessoas que alimentam as minhas crenças facilitadoras. Estou sempre acompanhando o trabalho de grandes empreendedores e líderes que me identifico. Cerco-me de pessoas que me apoiam. Me apego nas mensagens e comentários de quem é impactado pelo meu trabalho. Hoje, por exemplo, estou exausta, mas isso não me impediu de escrever esse artigo. Estou cada dia mais empolgada com o alcance dos meus textos por aqui e no Linkedin. E tenho um forte motivo para dedicar meu tempo para isso: inspirar pessoas a realizem seus sonhos é a minha razão.

 

++Veja também: 10 lições que aprendemos com Ozires Silva

++Veja também: #EFEITOORNA | Manifesto

 

  • Principalmente nos primeiros anos de empresa, vivia insegura e sempre pensando em um plano B: “se tudo der errado eu vou fazer tal coisa”. Ter um plano B parece uma boa ideia, mas quando parei de pensar que existiam outras opções e enxerguei meu negócio como um caminho sem volta, meu entusiasmo ficou ainda maior. Isso é acreditar.

 

  • Tenho o hábito de compartilhar as pequenas conquistas. Desde o começo do blog, antes das marcas e do Tudo Orna ser o que é, sempre vibrava com cada momento. E até hoje é assim. Estou super animada com o alcance dos meus artigos sobre empreendedorismo, por exemplo. Divido essa alegria nas minhas redes e isso não só me motiva, como cativa.

 

  • Escolhi esse caminho. Ninguém disse que seria fácil e tenho consciência disso. Poderia ter optado por estabilidade financeira, seguir um caminho oposto. Mas não via sentido em trabalhar em algo que não acreditava, que não significava para mim. Por isso, sempre me sinto abençoada por fazer o que amo, o que considero certo e busco força nesses pensamentos. Sou 100% responsável pelas minhas escolhas e assumo essa responsabilidade em momentos difíceis.

 

  • Desenvolvi a habilidade de agir agora pensando no meu futuro. Ter essa visão de futuro me anima, pois sinto que os pequenos desafios do cotidiano são apenas uma parte do todo. Estou plantando agora para colher no futuro.

 

  • Trabalho de forma ética e honesta. Sinto que dessa forma o universo conspira a meu favor. Acredito na força do pensamento positivo, por isso, busco sempre agir com verdade e paixão. Isso retorna em muita energia para superar obstáculos e seguir adiante.

 

 

ENTENDA: SE FAZ SENTIR, FAZ SENTIDO!

 

 

Débora
Tenho 1.57, Relações Públicas, especialista em marketing digital que ama dividir inspirações nesse espaço. O Tudo Orna é nossa vida e amamos compartilhar sobre moda, decoração, fotografia e tudo de lindo.