Alguns dos conceitos que norteiam o conteúdo aqui do blog e das marcas Orna é o minimalismo e o consumo consciente. Dentro dessas propostas e através do que as meninas compartilham diariamente, vimos que é, sim, possível consumir moda de um jeito novo: só com o que é realmente necessário.

bolsa taruma orna concept

Exatamente por isso tudo, o projeto de um armário-cápsula, criado pela blogueira americana Caroline (by Unfancy), tem tudo a ver com o DNA Orna (inclusive, as meninas já abordaram esse tema no post “Repetimos roupas e amamos“, uma leitura obrigatória pra quem curte esse estilo de vida).

E como a Carol teve a ideia de criar esse guarda-roupa enxuto? Em seu blog, ela conta que tinha acumulado coisas desnecessárias durante muito tempo, e que nada daquilo trazia simplificação e nem felicidade pra sua vida. Foi aí que ela desenvolveu uma fórmula – que repete há cada três meses – simples: 37 peças que serão essenciais para aquela estação do ano são selecionadas, sendo destas 9 partes debaixo, 15 de cima, 2 vestidos, 2 jaquetas e 9 pares de sapato. As roupas que ela AMA muito, armazena em caixas embaixo da cama para a próxima temporada.

armario-capsula

sapatos-no-armario-capsula

Mas a blogueira enfatiza que esse número não é regra! O importante é cada um encontrar o seu e conseguir muitas combinações – que durarão os 3 meses – ou seja, looks facilitadores e que não criem necessidade de comprar mais e mais. Para atingir tal objetivo, o bacana é investir em peças sempre pensando na qualidade, não em quantidade.

Enquanto não chega a época de troca, Caroline economiza dinheiro e chega sempre em uma quantia que gira em torno de US$ 500, assim ela consegue manter um controle dos gastos e não compra nada por impulso. A dica mais preciosa que ela dá é: “Armazene o que não usa. Libere o seu armário, sem pressão. E se você sentir falta de algo, está lá, guardadinho”.

arara com roupas

É um ótimo projeto para começar em 2017, né? Depois, nos conte nos comentários se conseguiu montar o seu próprio closet-cápsula!

Jéssica Aragão
http://tudoorna.com/
Eu sou a Jéssica, tenho 24 anos, paulistana, viciada em montar boards do Pinterest e apaixonada pelo universo da moda, beleza e decor!