CASAMENTO DÉBORA E FERNANDO

PAPELARIA E COMUNICAÇÃO

24 DE OUTUBRO DE 2015

 

Sempre babei naquelas papelarias dos casamentos gringos. É tanto carinho, são tantos detalhes, que ficava pensando se isso realmente era possível fazer aqui no Brasil. Como não é de costume fazer identidade visual completa para o casamento, tive que iniciar uma pesquisa para encontrar fornecedores que pudessem realizar esse sonho.

Mas afinal de contas, por que fazer um casamento com papelaria personalizada?

O casamento é um dos eventos mais planejados e esperados. Esse momento tão especial precisa revelar a identidade do casal e é aí que entra a personalização dos materiais. A criação da unidade visual do casamento irá refletir essa identidade, traduzir o estilo do casamento e fazer com que o momento se torne marcante não só para o casal, como também para os convidados, mostrando desde o primeiro contato todo o carinho com eles.

Tudo começa com uma reunião de briefing informal, que nada mais é do que uma boa conversa entre o profissional e o casal para conhecer a história, o estilo e o comportamento dos noivos. Depois disso, já recebemos o primeiro estudo e na sequência os próximos materiais. A partir dessas informações é possível definir a unidade visual e o monograma, que é a “marca” do casamento. Todos os materiais vão transmitir um conjunto de significados sobre como será a estética do grande dia. Para isso, é importante fazer com o fornecedor certo, que consiga criar a identidade perfeita dos noivos.

 

QUEM FEZ A IDENTIDADE DO #CASAMENTOFEREDE?

Fabriquinha criou toda a identidade visual.

As irmãs Bruna e Camila foram responsáveis pela criação e acompanhamento de todas as peças, desde convite para o chá de panela, save the date, convite do casamento, tags e até menu. Elas também fizeram a ponte com todos os fornecedores que precisavam de materiais para inserir a marca do casamento. Um trabalho minucioso e impecável.

Jaqueline Diedam ilustrou o mapa em aquarela, os convites dos padrinhos e madrinhas e personalizou o lettering “Fernando e Débora”.

Em parceria com a Fabriquinha, a Jaque criou suas artes super especiais para essa papelaria.

A Letterpress Brasil  imprimiu os convites.

Indicado pela Fabriquinha, optamos pela produção dos convites em letterpress, pois foi a melhor forma de criar um convite totalmente único e com carinha vintage. Afinal, nosso desejo era ter uma convite limpo, então para não ficar simples demais, nada como a incrível impressão nessas centenárias máquinas de letterspress, aliadas a uma linda arte gráfica.

Sutto Serigrafia imprimiu os envelopes.

A própria Letterpress Brasil indicou a Sutto Serigrafia para os envelopes. Além da qualidade do papel e impressão da estampa interna perfeita , o que mais chamou atenção foi o formato e tamanho. O corte também deu a carinha vintage que tanto queríamos. O resultado ficou mais lindo do que imaginávamos. 

A Beets by Design desenvolveu o site dos noivos

Ana Carolina, ceo da Beets by Design, trabalha super bem em qualquer website, mas ela tem um talento especial para criação de sites de casamento. Talvez pense isso porque ela desenvolveu algo para nós como se fosse para ela (de tão lindo). O site do casamento é a melhor ferramenta de comunicação entre os convidados e os noivos. Ela criou uma atmosfera minimalista no layout e página principal ficou maravilhosa: casamentoferede.com.br

O EternalWed desenvolveu o aplicativo oficial do casamento

A gente adora novidades, tecnologias e tudo que possa facilitar ou trazer um diferencial para nosso grande dia. Nós descobrimos o EternalWed e criamos um  aplicativo personalizado para nosso casamento. Demais, né? O EternalWed traz todas as informações básicas da cerimônia, como data, traje, além da importante lista de presentes. Outro ponto é o mapa, onde os convidados puderam ver a localização exata obtendo assim a rota, facilitando o acesso. Além disso, o aplicativo contou com uma timeline exclusiva acessada somente pelos convidados, onde eles puderam interagir e tirar quantas fotos eles quisessem aplicando filtros e adesivos personalizados. Porém a melhor parte disto tudo é que, durante o evento, a EternalWed projeta as fotos em tempo real, ou seja, enquanto você está curtindo com seus amigos e familiares, você pode tirar um selfie, e ela ser projetada em algum telão ou painel. Todo mundo fica muito surpreso e quer logo tirar mais fotos!

Crème de la Crème criou o topo de bolo

O estúdio Crème de la Crème criou um topo de bolo em madeira personalizado com o lettering “Fernando e Débora”. O resultado ficou fenomenal.


 CONVITE

papelaria personalizada

Processed with VSCOcam with hb2 preset

O convite que traduz aos convidados o que precisam saber e sentir sobre a festa.

Padrinhos, pais e convidados de honra na maioria das vezes são tratados com uma atenção especial na hora do convite, afinal, geralmente essas pessoas tem um laço afetivo mais estreito com o casal tendo papel importante não só na festa do casamento como também na história deles. Muitas vezes são os primeiros a serem convidados e uma forma simpática de homenageá-los é fazendo um convite diferenciado, algumas vezes até mesmo com um presente.

CONVITE DOS PADRINHOS

CONVITE DAS MADRINHAS

CONVITE PAJENS E DAMINHAS

O que vale é não se prender às regras, pois cada casal tem sua particularidade e sonho quando o assunto é o estilo do casamento. Novos produtos podem ser criados e reinventados com a imaginação e criatividade do casal junto com os fornecedores. Quanto mais personalizado, melhor. Aqui você pode conferir alguns estudos feitos pela Fabriquinha.

Convite Fer e Dé Estudo da Papelaria - Casamento Fer e Dé Estudo da papelaria - Casamento Fer e Dé

Estudo da papelaria - Casamento Fer e Dé

Estudo da papelaria - Casamento Fer e Dé

MENU

O cardápio também seguiu a linha da identidade visual. Minimalismo em todas as peças gráficas.

Arte gráfica MENU - papelaria casamento Fer e Dé Arte gráfica MENU - papelaria casamento Fer e Dé

TOPO DO BOLO

Quem tal um topo de bolo rústico, em madeira e diferente de tudo que você já viu?

Topo de bolo em madeira

 

APLICATIVO

Já imaginou um convidado ligando para a noiva para perguntar o endereço da igreja no dia do casamento pois esqueceu o convite? Isso acontece muito mais do que você imagina. Esse foi um dos motivos para criarmos um app personalizado para nosso casamento: mapas, hotéis, dicas do que fazer na cidade, telefones úteis, etc.

 Aplicativo - casamento Fer e Dé Aplicativo - casamento Fer e Dé

SITE

O que mais gostamos foram as funcionalidades e facilidades de navegação. Os convidados conheceram nossa  história, tiveram acesso ao RSVP (confirmação de presença), contagem regressiva para o casamento, informações sobre os eventos com mapas e dicas. A página de presentes incluiu uma seção de cotas para Lua de Mel, em que os convidados podiam escolher qualquer uma das opções listadas (jantar com luau a beira da praia, aulas de windsurf e passeio de bug pelas dunas) e pagar diretamente usando PayPal. Esse foi um pedido muito especial que fizemos para Beets pois queríamos oferecer aos nossos convidados a oportunidade de contribuir não apenas com um presente físico – mas também com um momento que ficará guardado pra sempre nos nossos corações e funcionou super bem (nossa lua de mel foi inesquecível).

Site casamento


SEIS DICAS PARA NÃO ERRAR NA PERSONALIZAÇÃO DO SEU CASAMENTO:

1 > Conheça qual o seu estilo: clássico, rústico, vintage, temático, contemporâneo.

2 > Crie uma pasta com referências (O Pinterest é muito bom para isso).

3 > Defina a paleta de cores do seu casamento. Essas cores serão importantes para nortear tanto a papelaria criativa quanto a decoração.

4 > Nos convites é melhor usar apenas as informações essenciais. Não é aconselhável usar frases que apenas preencham espaços. O uso correto deve ser feito quando realmente estão ligadas à história do casal.

5 > Alguns formatos de convite não comportam informações como RSPV, site, mapas e dados adicionais, para esses casos podem ser feitos cartões separados, que serão entregues anexo.

6 > E muita atenção na escolha dos fornecedores do casamento, procure profissionais que tenham sintonia com os noivos e ainda para a papelaria criativa, fique atento aqueles que se dizem personalizados. Algumas vezes, apenas a troca dos nomes dos noivos e informações básicas são chamadas de papelaria personalizada. Quando o casal realmente deseja ter algo diferenciado para o grande dia é essencial procurar profissionais que entrarão no clima do casamento. É mais provável que eles corresponderão as expectativas e o resultado seja o melhor possível.

 

Fazer algo tão personalizado dá muito trabalho, mas eu realmente acredito que o design e a comunicação fazem toda diferença, mais ainda quando se trata de um dos momentos mais importantes da sua vida! Nossa papelaria tinha que ficar a nossa cara, do jeitinho Fer e Dé

 

FORNECEDORES:

Fabriquinha para criar toda a identidade da papelaria
Jaqueline Diedam para ilustrar o mapa em aquarela.
LetterPress para impressão do material.
Sutto Serigrafia para envelopes. 
EternalWed para desenvolver o aplicativo oficial do casamento.
Beets by Design para desenvolver o site dos noivos.

Tags:
Tudo Orna
http://www.tudoorna.com