CASAMENTO DÉBORA E FERNANDO

PROJETO, DECORAÇÃO E FOTOGRAFIA

24 DE OUTUBRO DE 2015

 

Oi pessu! Tudo bem?

É com muita alegria que iniciamos a maratona de posts sobre o #casamentoferede. Enquanto eles embarcam para a lua de mel em Jericoacoara, nós (Bá e Ju) vamos postar tudo que rolou nesse dia maravilhoso para vocês conferirem todo amor e capricho evidentes em cada detalhe.

E resolvemos começar mostrando a decoração.

Não é novidade que a Dé e o Fer amam o estilo industrial, né? (É só dar uma espiada no apartamento.33 para entender do que estamos falando) Eles sempre sonharam com um casamento diferente do tradicional que vemos por aí. Mas para fazer algo simples, porém sofisticado e fora do convencional, exigiu muita dedicação dos noivos, referencias do Pinterest (só lá é possível encontrar vários casamentos industriais) e planejamento com uma equipe muito massa. Para chegar em um formato de casamento industrial rústico aqui em Curitiba é ainda mais trabalhoso devido ao tempo (sempre chove na cidade) e a localização limitada. Foi preciso pensar em vários detalhes e ter muita paciência (:

Vejam quanto amor e pessoas incríveis envolvidas para tornar real o sonho de um casamento totalmente diferente e inspirador:

 

O PROJETO DE DECORAÇÃO, PRODUÇÃO E CERIMONIAL

Douglas Ranzolin
Douglas-1 Foto: Love Love Me Do | Fotografia com amor

O projeto do casamento foi realizado pelo produtor Douglas Ranzolin. Na minha época (Bá), eu não conhecia o papel do produtor e acredito que esse profissional teria me ajudado muito na organização do casamento. São diversas solicitações de orçamentos, reuniões e indicações que um casamento precisa para ser realizado. O processo é trabalhoso e por isso, ter alguém experiente no assunto facilita mais essa etapa. Consiste no planejamento do casamento como um todo,  projeto/logística, confirmação de presença dos convidados e cerimonial da festa. O produtor é importante para direcionar os noivos no caminho correto a seguir, pois pode ocorrer o risco dos noivos acabarem contratando profissionais que não atendem ao estilo proposto da festa. Ainda mais quando se trata de uma proposta totalmente fora do convencional.

O Douglas, também possui um guia online de fornecedores, uma catálogo de festas (na primeira edição nos assinamos a coluna de moda festa) e recentemente lançou seu aplicativo gratuito com o propósito de auxiliar os anfitriões durante os preparativos da festa.  Outro detalhe importante, é que você não vai gastar mais por contratar um produtor. O legal é que tendo alguém experiente para organizar a festa, fará com que você aplique seu dinheiro da melhor forma possível. E no dia da festa, a condução do cerimonial é importante para garantir que todos os serviços ocorram dentro do cronograma e que o casamento fique perfeito até o final.


O LOCAL

Chácara Villa Dei Nonni
 chácara casamento em curitibaFoto: Além Fotografia

A Dé compartilhou toda a saga do busca pelo local no Instagram do Tudo Orna. Estava bem difícil encontrar o “local dos sonhos”. Até que um dia, por indicação de uma leitora, conhecemos a Chácara Villa Dei Nonni. E na primeira vez que a Dé e o Fer entraram lá já sentiram que seria o lugar perfeito para a celebração.

Além de grande, linda e toda arborizada, a chácara tem uma energia incrível e muitas possibilidades. A estrutra é pronta para atender qualquer tipo de casamento e todos concordamos que daria para fazer a proposta do tão sonhado casamento industrial lá. Além do mais, adoramos o fato da Chácara ser tudo em família, o que deixou ainda mais aconchegante.

Um super obrigada para Dona Irene (Nona), Ricardo, Rodrigo e todos os envolvidos da Chácara. Foi maravilhoso trabalhar com vocês, desde o atendimento até o grande dia.


A FOTOGRAFIA

Além Fotografia
AL2_7789  Foto: Além Fotografia

A fotografia foi uma das coisas mais difíceis de escolher. A foto e o vídeo são as principais coisas do casamento, tudo que fica são os registros do grande dia. Sempre acho muito difícil mensurar a importância da fotografia no casamento. Acredito que só quem resolveu deixar de lado esse investimento, pode dizer o quanto é importante ter um bom registro desse dia. No final, a fotografia e o vídeo são as memórias que ficam e é através delas que você vai reviver todos aqueles momentos incríveis, as lágrimas de alegria, o vestido tão sonhado, o olhar dos seus pais, a emoção dos seus amigos e familiares e todos os detalhes que os noivos não conseguem ver no dia da festa. O vídeo e a fotografia que vão eternizar um dia tão carregado de energia onde mal cabe tanto amor.

Fizemos uma super pesquisa até encontrar o trabalho maravilhoso da Além Fotografia. A Jaque (@jaquelinekrehnke) e o Fabiano (@fabianokrehnke) são um casal fofo de Santa Catarina, eles têm uma sensibilidade linda e nos identificamos muito com o olhar deles. Vale a pena seguir o perfil pessoal deles que também é inspirador.

As fotos desse post são do casal: Além Fotografia


A DECORAÇÃO

As Floristas e Douglas Ranzolin
 AL1_7612 Foto: Além Fotografia

As responsáveis pela execução do projeto de decoração do casamento foram As Floristas. Quando o Douglas nos apresentou a Carol e Naty e todos os trabalhos delas, tinhamos certeza que seriam elas! O design floral, a produção das mesas, a montagem, o acervo incrível de peças e louças, o atendimento, a criatividade, o capricho. Adoramos! Quando mostramos as ideias e o projeto do casamento, elas amaram e entenderam direitinho a proposta. Um casamento romântico com um toque industrial e moderno. 

A paleta de cores escolhida foi: branco, cinza, verde e preto. Simples assim, porém não muito. Casamentos clássicos utilizam muitas flores brancas, mas não queríamos um casamento clássico. Então definimos que todas as flores seriam brancas, mas que teria uma grande mistura do verde das folhagens. Foram dois tipos de tonalidades de folhagens: a verde e a acinzentada. Como nós e as meninas das As Floristas gostamos muito de utilizar folhagens de vaso plantados, não poderia ser diferente no casamento da Dé, samambaias e suculentas por todo lugar!

Flores: Rosas, mini rosas, cravo, astroeméria, lisianthus, gérberas, boca de leão, Callas e Broto de Hortensia.

Folhagens: Mini Samambaia, suculentas, eucalipto, semente de Santa Bárbara, Cedro, Murta, Cinerária, Aspargo e Alecrim.

Vale a pena conferir de pertinho o trabalho delas no Insta e no Face, é inspirador.

Elas também foram responsáveis por todo planejamento, execução e ambientação do Chá da Dé. Foi lindo e emocionante, parecia um mini casamento. Veja aqui

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

A placa de madeira de “Bem – Vindos” foi feita pelo Estudio Amor, do Rio de Janeiro. O trabalho deles é maravilhoso e feito com muito zelo.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna  Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

CASAMENTO FER E DE

A Dé e o Fer optaram por long table (ou mesas comunitárias) no casamento. Nada mais são do que extensas mesas onde todos sentam juntos, um ao lado do outro. Com certeza os convidados não esperavam long table porque elas fogem do convencional. Porém, as long table criam um grande impacto em qualquer lugar. Quando chegamos e vimos as mesas nessa disposição foi encantador! Absolutamente deslumbrante.

Muitas noivinhas ficam um pouco pé atrás com relação à disposição das mesas desse formato porque acreditam que “tira a interação com os outros”, mas definitivamente não é verdade. Claro que esse formato é inovador e por isso mesmo pode surpreender os convidados, porque acreditem, eles não esperavam algo tão incrível assim.

Para decorar as mesas comunitárias, foram colocadas sobre elas imensos trilhos florais de eucaliptos e variadas espécies de flores brancas, além de castiçais de madeira com tubo de cobre para as velas. Nos guardanapos, um raminho de alecrim. Na mesa dos noivos, aspargos, brotos de hortensia e suculentas, tudo muito verde!

Os móveis do casamento também foram escolhidos a dedo. Madera Eventos era a empresa que tinha os móveis para atender ao estilo industrial e rústico da festa. A Melissa forneceu as cadeiras e mesas com cavalete para o jantar, que foram fundamentais para compor a decoração. Uma das coisas mais importantes na decoração é o mobiliário.  A ME Movelaria forneceu os móveis para compor o ambiente da festa (pista de dança, bar e lounges) com estilo contemporâneo.Foram usados móveis em tabaco e preto.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna  CASAMENTO FER E DE

CASAMENTO FER E DE564

Pelos lounges foram espalhadas molduras antigas com suculentas gigantes plantadas e muito musgo. Na tenda, foram 120 metros de cordões de luzinhas com bocais e fiação todo preto e lâmpadas de bolinhas.

Também tinham dois lustres de galhos secos no teto da tenda e a entrada também foi com galhos secos e micro pontinhos de luz de led. Mesclar materiais foi um super desafio para As Floristas, mas elas conseguiram! Rendeu em um contraste bem interessante.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

CASAMENTO FER E DE547  CASAMENTO FER E DE546

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Uma passarela verde no teto da cerimonia com samambaia e uma folhagem chamada Murta. Arranjos minimalistas de folhas e um bouquet de flores amarrados nas cadeiras. No deck da entrada, Heras suspensas nas vigas de madeira.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

CASAMENTO FER E DE512  CASAMENTO FER E DE510

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

O Bouquet teve uma mistura de todas as flores utilizadas na decoração, com um pequeno maço de Calla preta pra destacar um lado e do outro uma suculenta de tonalidade escura. Como em todo o casamento os arranjos eram mais desconstruídos, o bouquet ficou mais “redondinho”, delicado e romântico. Ele foi uma grande surpresa para a Dé quando a Carol e a Naty trouxeram pra ela. Lindo!

CASAMENTO FER E DE503 CASAMENTO FER E DE517 2

Enrolamos em uma árvore as fitas com os nomes para a barra do vestido da Dé para essa foto. Foram mais de 500 nomes! A mamãe que escreveu a mão um por um em fita de cetim, foi bem trabalhosos e foram dias escrevendo. Muito obrigada, mãe! Você é linda e te amamos muito! Será que vamos ter 500 leitores noivos em 2016? :D Ainda estamos pensando em como mostrar todos esses nomes para vocês. (Alguma sugestão?) A Dé entrou com eles em um saquinho de seda que foi por baixo do vestido.

CASAMENTO FER E DE531

CASAMENTO FER E DE532

CASAMENTO FER E DE538


O BOLO

Artes da Vera
AL1_8565

O bolo é muito especial em um casamento. A tradição de oferecer bolos em datas especiais é antiga e sua origem se tornando um verdadeiro amuleto de sorte para o casal. Não sei se vocês sabem, mas ele significa “partilhar do futuro”, por isso os noivos fazem o corte juntos.

A escolha da Dé e do Fer foi totalmente diferente do que vemos por aí. Só tenho uma palavra para ele: encantador! Posso afirmar que um dos bolos mais criativos e lindos que já vi. Um não, na verdade foram três bolos. Um deles ficou na mesa de doces com o topo de bolo dos noivinhos da nossa avó e os outros dois para a mesa de corte com o topo de bolo em madeira com a escrita “Fernando e Débora”.

Os bolos foram feitos pela Vera, tia do Fer e agora da Dé também.  A Vera trabalha com doces, bolos artesanais e também artesanatos lindos. Esse bolo rústico é uma técnica super diferente, que está bombando lá na gringa e só a Vera poderia fazer algo tão delicioso, delicado e lindo! O recheio é de red velvet com muito creme. Foi a sensação do casamento!

Quem quiser conhecer mais do trabalho da Vera e suas artes deliciosas, é só curtir a página Artes da VeraO topo de bolo em madeira com a lettering criada pela Jaque Ilustred é do Crème de la Crème.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna


OS DOCES

Bella Doceira
AL1_8581

Os docinhos maravilhosos também são de casa. A escolha foi da Bella Doceira, a Jéssica e a Marcia são amigas da família há anos, todas as festas e aniversários têm os docinhos da Bella Doceira e não poderia ser diferente no casamento do Fer e da Dé. Eles possuem uma linha gourmet especial para festas, além de gostosos, os doces têm esse design lindo. Contamos com a assessoria do Douglas para as escolhas. O ideal para uma festa, principalmente quando o clima é mais quente, é ter de 25 a 30% de chocolate.

Foi perfeito! Todos amaram as escolhas.

A decoração da mesa de doces foi totalmente fora do tradicional. Novamente um teto suspenso com uma escada de madeira preta decorada com folhagens suspensas, descendo por um pendente com bocais de lâmpadas industriais, em diferentes alturas, que iluminou toda a mesa. Os pratos dos doces são do acervo das As Floristas e foi uma mistura bem interessante de louças de vidro, cristal, peças em prataria e antigas ânforas de porcelana de tonalidade acinzentada. Pra completar com os pratos delicados, blocos de concreto como suportes pros doces e peças rústicas de pedra sabão cinza como “tijolos”. A base da mesa era de madeira e dois barris antigos de carvalho como suporte pra tudo isso.

Os noivinhos sobre o bolo são os que os nossos avós usaram no casamento deles. Nossa mãe usou no dela e agora foi a vez da Dé.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

CASAMENTO FER E DE600

AL1_8590

AL1_8604  AL1_8609

AL1_8570

AL1_7622  AL1_7599


TAGS E MENU

Fabriquinha
 CASAMENTO FER E DE454

Assim como toda identidade do casamento, o menu maravilhoso e as tages foram criadas pela Fabriquinha. (Em breve faremos mais um post sobre os detalhes da papelaria/identidade linda do casamento). Mas você já pode conferir detalhes dos convites dos padrinhos, madrinhas e das crianças:

♯POST | O CONVITE DOS PAJENS E DAMINHAS

♯POST | O CONVITE DOS PADRINHOS

♯POST | O CONVITE DAS MADRINHAS

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

CASAMENTO FER E DE487


AS LEMBRANCINHAS

Beneditos
 CASAMENTO FER E DE595

Assim como no meu casamento #casamentoBaeRi, a escolha do Fer e da Dé foram os Beneditos. Será que já virou tradição de família? hehe

O doce é uma mescla de biscoitos finos e chocolate, ou seja, é composto por três biscoitos ao leite, separados por duas camadas de creme de chocolate (receita exclusiva e original) e cobertos por chocolate suíço ao leite. O resultado disso é um sabor diferente e sem explicação. Esse doce é uma ótima opção para substituir o bem-casado ou então para complementar as lembranças do grande dia. Além de serem extremamente deliciosos, eles vêm em uma caixinha delicada, supertrabalhada e personalizada. Eles são a lembrancinha perfeita para quem vai casar e quer ter uma festa cheia de estilo, afinal, muitos casais estão querendo fugir um pouco do tradicional.

Casamento Fer e Dé | Tudo Orna

 

E aí, o que acharam dessa mistura de elementos? O rústico, os objetos vintages, as flores delicadas com o metal, o cimento e as luzes para um casamento industrial?

 

Resumo dos fornecedores desse primeiro post:

Núpcias: Bourbon
Lua de Mel: Jericoacoara
Projeto e cerimonial: Douglas Ranzolin
Decoração, flores, louças, ambientação: As Floristas
Placa de madeira: Estudio Amor
Topo do bolo em madeira: Crème de la Crème
Bolo: Artes da Vera
Doces finos: Bella Doceira
Tags e menu: Fabriquinha
Lembrança: Beneditos
Fotografia: Além Fotografia
Local: Chácara Villa dei Nonni
Móveis: Madera Locação de Mobiliário de Estilo e ME Movelaria





Para ver a lista/links completa de fornecedores do casamento/contatos AQUI.
Tudo Orna
http://www.tudoorna.com
  • Pingback: LO QUE TENEMOS QUE APRENDER DE LAS MESAS DE DULCES BRAZILEÑAS – LUZ ANGELA()

  • Pingback: Fornecedores Casamento Fer e Dé - Tudo Orna()

  • Juliana Morais

    Casamento lindo, pinterest total e que com certeza vai virar referência pra muitas noivinhas. Parabéns pela criatividade e por fugirem do tradicional! Acho lindo isso *-*

  • Isabella Soares

    Tudo tão lindo e tão bem feito!!!! Muita felicidade ao casal <3

  • ALana Demin

    Fiquei olhando tudo isso e imaginando quantos “pins” esse casamento vai render :)
    Muito amor aos noivos, e parabéns pelo blog meninas, vocês são muito originais! Beijinhos