Adoro auto-retrato e essa paixão não é de agora (sdds orkut). No ano passado dei entrevistas para Band e para o site da Ana Maria Braga sobre selfies. Não sou nenhuma especialista no assunto, mas como sempre perguntam, aqui vão algumas das coisas que faço e recomendo para tirar selfies:

1. Busque uma boa luz

A iluminação correta é fundamental. O ideal é tirar a foto na luz natural, costumo buscar uma janela para entrar a claridade e iluminar o rosto.

selfie perfeita

2. Pratique, pratique e pratique

Como em tudo na vida, treino e repetição te tornam melhor. Com auto-retrato é a mesma coisa. Tire várias fotos e treine ângulos diferentes. Aos poucos você irá se conhecer melhor e conseguir atingir o resultado que deseja. Fotogenia pode ser desenvolvida.

selfie perfeita

3. Busque referências

Se você gostar muito da selfie de algum perfil, salve no seu celular e tente reproduzi-la. Obviamente o resultado não ficará igual, e as vezes nem parecido, mas isso fará com que você pratique e consiga algo até melhor do que a versão que se inspirou. Nunca uma foto ficará igual a outra.

4. Faça algo criativo

Mexa na sua roupa, aproxime sua mão do rosto, faça uma pose diferente, use algum acessório, mostre um pouco do cenário se estiver em uma viagem incrível …

selfie perfeita

5. Faça tratamento 

Um dos meus filtros preferidos é o preto e branco, assim brinco com sombras e AMO o resultado. Para os tratamentos como esse uso o VSCOCam, que é um aplicativo de edição de fotos mais profissional com ferramentas poderosas e fáceis de usar para iluminar uma foto, modificar a temperatura, diminuir o contraste e muito mais. O aplicativo também vem com uma coleção de filtros originais que fazem o seu selfie mais artístico. Também recomendo o Squareready que é ótimo para essas fotos que simplesmente não funcionam como um quadrado. Este app irá tirar suas fotos horizontais ou verticais e adicionar um fundo branco (moldura) para a forma padrão do Instagram. Geralmente eu já tiro no formato “quadrado” do Iphone para não ter erro.

selfie perfeita

7. A imperfeição é bela

Não se preocupe com o tamanho do seu nariz, olheiras etc. Uma das modelos mais lindas do mundo, Gisele Bündchen, tem o nariz grande. Você não precisa se encanar com nada, apenas se conhecer e ver qual o melhor ângulo para valorizar sua beleza. O nariz, por exemplo, é a personalidade do rosto (nem pense em usar aplicativos  para mexer nos seus traços). Discordo dessas regras de tirar foto com cabelo solto ou só de cima para baixo para não “salientar a papada”. Alguns recomendam usar muita make mas tudo depende da proposta. Gosto de cor e acredito que a make é a maneira perfeita de adicionar um pouco de pop na sua pic, mas tudo vai da mensagem que você quer transmitir.

8. Mude a posição da foto 

Vire, recorte e vire de novo. É legal ver seu rosto de diferentes lados e o resultado pode ser melhor do que de frente (adoro fazer isso).

selfie perfeita

9. Não se iluda

Não existe essa historia de “você já é bonita por isso as fotos ficam bonitas”. Conheço mulheres maravilhosas pessoalmente que não saem bem nas fotos. Como disse no item 2, você pode treinar sua fotogenia.

10. Se preocupe com o plano de fundo

Antes de tirar a foto, certifique-se que você está ciente do que está acontecendo atrás. Uma pilha de roupas no chão ou um espelho sujo não podem se destacar mais do que você. Tenha cuidado com o cenário e a poluição visual, se tiver dificuldade, busque uma parede neutra (não tem erro).

11. Tente novas poses

Você não precisa olhar para a câmera. Pode tentar mexer a cabeça para vários lados e apenas dar um click. Não irá parecer um selfie mas é. Veja mais fotos assim nesse post, eu mesma bati.

selfie perfeita

12. Vicia, mas não poste

Quando você começa a pegar gosto é muito tentador postar selfies, afinal, você está praticando e melhorando e então sempre sua última foto parecerá melhor que a anterior. Mas se segure, eu amo ver selfies mas acho chato ver SÓ selfies, poste as que realmente valem a pena e, de preferência, não de forma sequencial <3

 

E você? Tem alguma dica para auto-retrato? Deixe nos comentários <3

Fotos: Iphone 5S

Débora
Tenho 1.57, Relações Públicas, especialista em marketing digital que ama dividir inspirações nesse espaço. O Tudo Orna é nossa vida e amamos compartilhar sobre moda, decoração, fotografia e tudo de lindo.
  • Eu adorei as dicas Débora, sou péssima pra tirar selfies HAHA. Mas depois dessas dicas tenho certeza que vai sair ótimas selfies. <3
    Um super beijo Cores de Dezembro

  • Adorei o post e as dicas… suas selfies são maravilindas!
    Beijoca

  • Eu tiro 15121551 fotos para achar uma rs
    Acho que nunca usei a técnica de virar a foto, vou postar uma qualquer dia.

    Ótimas Dicas, Deh!

    Beijo

  • Aprendi e amei o post