Cozinha dos meus sonhos

by , 29/10/2014 //

Oi pessu!

Uma das coisas que eu adoro são as cozinhas integradas com a sala, que são conhecidas como cozinhas americanas ou de estar. Os ambientes conjugados parecem muito maiores e dão um charme todo especial, ainda mais quando o espaço é limitado. Não vejo necessidade de paredes, quanto mais aberto, melhor!

No nosso apartamento vamos quebrar a parede que divide a sala com a cozinha. Na verdade, essa é a única mudança que vamos fazer na planta, mas sem dúvidas, fará toda diferença no resultado final! Pensamos nas seguintes características que vão ornar perfeitamente com a decoração da sala:

Móveis provençais 

Essa foi uma das referências que eu apresentei para os nossos arquitetos. Nosso espaço é bem menor, mas queremos a mobília nesse estilo, clara, com molduras e lindos puxadores. É muito amor. Não vejo a hora de mostrar como ficará.

cozinha dos sonhos Tudo Orna 2

 

Azulejo retrô (subway tiles)

Nada de azulejo português, pastilhas coloridas ou ladrilho hidráulico. Acho tudo isso lindo mas optamos por  uma releitura do azulejos brancos retangulares que se popularizaram no século XIX, onde os metros londrinos, parisienses e nova iorquinos usaram e abusaram do revestimento. Eles são tudo que procurávamos: clássicos e atemporais. Apesar de antigo, a releitura é uma proposta super atual que ainda não ganhou o coração e a decoração dos brasileiros (mas ganhou o meu <3). Poucas empresas trabalham come esse acabamento por aqui. O meu preferido é o da Eliane Revestimentos, da linha metrô (disponível em várias cores lindas).

cozinha dos sonhos Tudo Orna 3

 

Piso de “madeira”

Não precisa ser madeira, mas tem que, pelo menos, parecer madeira. Como vocês já sabem, eu amo ambientes com essa pegada rústica e acho super válido equilibrar móveis claros e provençais com uma piso aconchegante. Estamos estudando as melhores opções pois a madeira mesmo não é recomenda para áreas molhadas. Juro que não entendo porque a maioria das construtoras entregam o apê com piso só na cozinha. Por que os  ambientes tem que ter pisos diferentes? Com exceção de pisos decorativos, tipo com algum desenho, algo assim, implico bastante com isso. Vamos ter que remover todo o piso da cozinha. A nossa casa também ficaria linda com um piso de cimento queimado (tipo da casa da Adri). Também adorei algumas opções de porcelanato da Eliane, adoro a marca.

A cozinha dos meus sonhos

Gosto do piso diferente dos outros ambientes quando a proposta é decorativa, como dessa cozinha:

A cozinha dos meus sonhos

 

Parede de lousa

Não tem um motivo em especial, apenas acho lindo e quero uma na cozinha! haha na verdade, acho super útil para deixar lembretes, recadinhos e até anotar uma receita. Vai ficar mara na nossa proposta e espero conseguir realizar todas essas coisas <3

A cozinha dos meus sonhos

 

Utensílios fofos

Optamos por uma base neutra nos móveis, pisos e azulejo, por isso, quero caprichar nas louças e utensílios da cozinha, farão toda diferença e vão dar mais vida para o ambiente. Aqui sim podemos ter muitas cores, texturas e estampas. Serão perfeitos para receber os amigos naquele jantarzinho especial.

A cozinha dos meus sonhos

 

Eletrodomésticos modernos

Dependendo das cores e a formas, os móveis provenças tendem a deixar a casa com “carinha de boneca”, o que ornaria maravilhosamente para uma menina que mora sozinha na sua casa cor pastel e com eletrodomésticos vintage. EU ACHO LINDO! Mas como somos um casal e tudo tem que ser um consenso, optamos por aparelhos modernos, tipo com acabamento inox. Na verdade, essa foi uma escolha muito mais do Fer do que minha, mas concordei. Até porque, ele trabalha nessa área, então sabe mais do que ninguém o que é melhor na prática. Uma opção bacana para quem curte  eletrodomésticos retrô é mesclar com elementos modernos, como nesse loft industrial. Acredito que a palavra chave na decoração é equilíbrio!

A cozinha dos meus sonhos

 

Veja também:

 Nosso apê

♥ Bloggers e suas experiências com reforma e decoração

♥ Busca pelo apê e arquitetos

♥ Lindo apê industrial com apenas 45m²

Wish List for home: Collector 55

E você? Gosta desse estilo de decoração nas cozinhas? Também ganhou seu coração? O que você mais gostou?

–♥–

Gostou desse post? Então compartilhe do G+!

 INSTAGRAM (@tudoorna) 
Josbei! :* #apferede

 

  • Pingback: Diário de reforma #03 - Os revestimentos - Tudo Orna()

  • site bem elaborado

  • Pingback: Cama de ferro - Tudo Orna()

  • Cynthia Sarmento

    Caramba Dé! Pelo que você falou aqui fizemos painéis bem similares hahaha
    Estou montando meu apê também, já estamos pintado as paredes na real, mas eu tenho ideias bem semelhantes às tuas para cozinha. Diferente de ti vou manter o piso e paredes brancos investir em móveis coloniais de madeira.
    Quero o armário sob a pia também de madeira e estou pensando em fazer ele fechado com cortina num tom cru ao invés de portas. O balcão da pia em si, que também será a área de trabalho, farei em madeira com uma pia de inox de sobrepor (daquelas com pia + meia pia + escorredor.. tem uns modelos bonitos da Tramontita), mas minha vontade meeesmo era uma pia dessas de louça, como tem em uma das fotos que você postou aí em cima. Até vi uma loja aqui em Curitiba que comercializa, Casa da Louça, no Boqueirão… Mas assim como você, também tenho outra pessoa cuja opinião conta na decoração que disse que minha linda pia parecia mais um tanque hahahahahahaha. Aí precisei de um plano B né rs.
    Estou adorando os posts de decoração, também me descobri apaixonada por isso desde que comecei a pensar no apê. É uma delícia né :)
    Ahhh, não sei se conhece já mas tem um outro site além do Pinterest que dá pra criar “painéis” de inspiração. É tipo uma rede social na verdade chamada Houzz. Tenho usado bastante! Espero que goste.
    Beijos!!

  • Marina Pastore

    Amo parede lousa! Aqui em casa fiz cozinha integrada com a sala também para ganhar mais espaço. A única coisa que não curto muito é o cheiro que fica quando cozinha. Se pudesse escolher, hoje faria cozinha fechada por esse motivo. O lado bom é que na hora de receber os amigos, dá pra cozinhar enquanto eles ficam na sala. Beijos

  • Coisas da Lívia

    Amei as inspirações principalmente esta geladeira rosa retrô…amei mesmo

  • Sheilla Cristina Lovato Camargo

    Debora, deixo como sugestão a utilização de piso vinílico na cozinha. Existem vários padrões imitando madeira com fidelidade, inclusive com ranhuras, nas mais diversas cores. Além disso, é facílimo de limpar, só passar um pano e fica ótimo. Tenho na minha cozinha (o meu é quadriculado, veio no apartamento que compramos usado) e acho o resultado bacana.

    • Tudo Orna

      Amei a dica! Vi o piso vinílico sendo muito usado na casa cor esse ano :) Obrigada mesmo! Beijos

  • Mariana

    Amei as referências que vocês estão usando para o apê de vocês!
    Super curiosa para ver como vai ficar pronto! :)
    Eu já morei em apê com cozinha americana e realmente deixa o ambiente bem mais amplo, achava o máximo até começar a usá-la… Principalmente quando a gente fritava alguma coisinha o cheiro ia pra toda sala e espalhava pela casa (mesmo com exaustor), além de que quando recebia os amigos sempre tinha a preocupação extra de deixar a cozinha arrumada mesmo enquanto estava preparando o jantar pois estava ali na cara de todo mundo, além de achar feio deixar as panelas pra lavar só depois. Acho que acaba sendo mais legal pra quem não faz bagunça na hora de cozinhar hehehehe