foto 5

Oi pessu!

Uma das fotos que me dá mais prazer em fazer para o Instagram (@tudoorna) são os sets com roupas e objetos que amamos em uma visão diferente do que costumamos ver. São composições criadas justamente para ficarem atraente aos olhos. Eu chamo de fotos que “inspiram a vida”, pois são fotos de itens básicos do seu dia a dia mas com um toque de capricho e amor. Eu tenho me aperfeiçoado na “técnica” para melhor cada vez mais as proporções nessas fotos. Estou sempre me inspirando em perfis que usam essa maneira de fotografar e adoro ver a criatividade das pessoas.

Processed with VSCOcam with hb1 preset

Processed with VSCOcam with hb1 preset

Processed with VSCOcam with hb1 preset

Processed with VSCOcam with hb1 preset

Vou dar umas dicas do que funciona para mim quando estou escolhendo o que fotografar para inspirar:

 Fundo branco ou claro

Fundos brancos vão fazer os itens se destacarem e não atrapalham nem se misturam com o restante dos objetos que devem ser o destaque na foto. O branco não tem erro mesmo, mas você pode usar fundos de madeira ou tapetes clarinhos que, dependendo das cores dos objetos, vão funcionar também.

 Local 

Se não tiver uma superfície como uma mesa, você pode improvisar. Use um lençol no chão, um tapete clarinho, uma toalha lisa ou uma cartolina branca sobre a cama.

♥ Trabalhar em torno de um ponto principal

Ex. vestido, chapéu, bolsa, laptop. Eu sempre escolho um item principal que é um pouco maior do que o restante das peças, ele ajuda a definir e dividir o layout.

 Paleta de cores

Eu sempre tento ficar dentro do mesmo esquema de cores porque é mais atraente para os olhos. Também tento misturar apenas cores que sem complementam. Precisa ornar.

 Textura

Para adicionar um toque mais suave, minhas texturas favoritas são flores e frutas. Mas sinta-se à vontade para colocar novos objetos como xícaras, quadrinhos ou livros.

 Organizando

Tento colocar itens de modo que eles se alinhem corretamente, depois que faço a composição sempre dou alguns passo para trás para me certificar que tudo está direito. Adoro simetria e presto muita atenção aos detalhes cada vez que penso em um novo arranjo. Faz um uma grande diferença prestar atenção aos detalhes.

 Cortar os cantos

Quando estou batendo a foto com o celular já deixo no modo quadrado porque sei que vou usar no Instagram. Mas fazendo com a máquina mesmo, não se preocupe se acidentalmente pegar os dedos dos pés na imagem, você sempre pode cortá-la de modo que tudo que você fique dentro do layout que você imaginou, eu faço isso o tempo todo!

 Eles não precisam ser centralizados

Eu adoro quando vejo fotos em diferentes cantos do quadro para criar uma dimensão diferente. Ainda vou melhor nisso.

♥ Tratamento

Faz uma grande diferença e dá o toque final. Nós usamos o app VSCOcam para tratar as fotos do Instagram do Tudo Orna.  Gosto muito porque ele tem mecanismos mais fluidos e limpos, dá para aplicar diversos filtros e efeitos estéticos às fotos de maneira natural.

Eu e as meninas também temos um perfil lá!

Bá Alcântara | Dé Alcântara | Ju Alcântara

 

Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês. Quem tiver alguma técnica para ensinar, deixe nos comentários, vamos trocar experiencias. Ah, e se você usar alguma das dicas desse post, não deixe de marcar a hashtag #tudoorna na sua foto pra gente ver (:

Bárbara
http://www.tudoorna.com
Sou formada em Design de Produto e Comunicação. Minha maior alegria é compartilhar aqui tudo que me inspira.
  • Liv

    Além do insta maravilhoso de vcs, quais vc recomenda para ajudar a inspirar nossas vidas? :)

  • Anne

    Quando você diz que já deixa o seu celular no modo quadrado, você quer dizer virar o celular pra tirar a foto de ‘lado’ ou no seu celular tem alguma configuração que te permite mudar pro modo quadrado? Porque sempre quando eu tiro foto no celular e vou colocar no instagram ele corta a metade da minha foto e fica estranho, corta partes necessárias da foto. Procurei no meu celular e não vi nenhuma configuração pra mudar pro modo quadrado, por isso queria saber se é uma configuração ou se você só quis dizer ‘virar’ o celular pra bater a foto de lado. Adorei as dicas e conheci o blog hoje, já tô amando!

  • Fran

    Mto legal!!! Como faz para tirar foto de cima sem sair a sombra da mao e da maquina?

    • Tudo Orna

      Sempre tiro com a luz natural que vem da janela. Nunca deixo a luz do local (quarto/sala) acesa pois é essa luz de cima que faz a sombra. Não dá para bater fotos assim de noite, por exemplo. Se você não tiver uma boa iluminação natural, coloque um lustre lateral que direcione a luz pelo lado e não de cima. Aí assim não terá sombras na foto :)