O clima de Curitiba sempre foi e sempre será a maior incógnita do universo. Felizmente, mesmo com toda essa dúvida, já sabemos que pelo menos a sombrinha, o casaco e o chinelo de dedo devem ficar por perto para nos manter confortáveis com as mudanças de temperatura durante o dia.

E uma ótima opção para uma jantinha nesse clima de deserto do Saara, onde o dia é escaldante e a noite é congelante, seria uma sopinha! Leve, nutritiva, e saborosa!  

Então para hoje, tirem as panelas de ferro do fundo do armário pois vamos fazer uma sopa!

Foto by Nina Vilas Boas

Ingredientes:  

2 dentes de alho
1 cebola
2 batatinhas
1 cenoura
1 abobrinha
½ berinjela
couve flor a gosto
3 colheres de sopa de lentilha
3 colheres de sopa de quinoa
salsinha
sal
pimenta 

Modo de preparo:

Primeiro de tudo, descasque sua batata, lave e corte em cubinhos pequenos. Faça o mesmo com a cenoura, com a cebola e com o alho. Com a panela já quente e com um pouco de óleo, refogue o alho e a cebola, depois acrescente a batata, a cenoura, a lentilha e a quinoa, dê uma mexidinha, adicione água até cobrir os legumes,  salgue a gosto, e tampe a panela.

Enquanto esperamos a primeira etapa ficar pronta, lave o resto do vegetais e corte-os em cubinhos pequenos, exceto o salsinha, que é o ultimo ingrediente que colocamos na panela! Mais ou menos 15 minutos depois,  jogue o resto dos vegetais picados dentro da panela, acrescente mais água, mais sal se for preciso, pimentinha do reino. Nunca esqueça de deixar o nível da água sempre acima dos vegetais, se não eles não vão cozinhar de maneira homogênea.

Quinze minutos depois, e temos uma sopa super suculenta pronta! Acrescente a salsinha quando o fogo já estiver desligado, tampe a panela e deixe curtir um pouquinho (cerca de um minuto). 

Pronto! Super fácil, rápida e super nutritiva! 

Os legumes podem variar: se quiser juntar tudo o que tem na geladeira e fazer uma super sopa, também vale!  

Dicas: tem gente que gosta de macarrão na sopa. Eu acho muito bom, só não gosto muito quando é macarrão com sopa ao invés de sopa com macarrão… Mas vai de cada um! Se quiser colocar, eu sugiro o macarrão integral. Demora um pouco mais para cozinhar, mas é muito mais saudável do que o tradicional.  

Personas, espero que tenham gostado! A receita é simples, mas muito saborosa. Além de tudo, é perfeita para esses dias friozinhos de Curitiba, e ao mesmo tempo, ótima para se preparar para o verão, por não ser uma refeição calórica! 

—♥—

Bom apetite!!!

Se você  tentar essa receita em casa, tire uma foto e poste com #tudoornagourmet pra gente ver! (:  

Tags:
Tudo Orna
http://www.tudoorna.com